A decisão de escolha entre a Suzuki V-Strom 800 DE e a BMW F 900 GS não é fácil, afinal, ambas são motos aventureiras de alta performance, projetadas para te levar a lugares incríveis. A Suzuki, com seu estilo clássico e motor bicilíndrico em V, oferece uma experiência de pilotagem suave e confortável, ideal para longas jornadas. Já a BMW, com seu design moderno e motor bicilíndrico paralelo, entrega um desempenho mais esportivo e ágil, perfeito para quem busca emoção nas curvas e nas trilhas.
Fotos: Gustavo Epifanio
V-Strom 800 DE: novo motor bicilíndrico paralelo
A V-Strom 800 DE conquista pelo conforto e pela versatilidade. Sua posição de pilotagem ereta e relaxante, combinada com a suspensão macia, torna as viagens longas mais agradáveis. O motor, com seu torque linear, proporciona uma aceleração suave e progressiva, ideal para encarar diferentes tipos de terreno. Esta usina rende 84 cv de potência a 8.500 rpm e 7,95 kgf.m de torque a 6.800 rpm, entregas à roda traseira por um câmbio de seis marchas muito bem escalonadas para o máximo aproveitamento em quaisquer ambientes.
V-Strom 800 DE: suspensão e manuseio
O chassi da V-Strom 800 DE é uma estrutura de aço que tem acoplado um longo braço oscilante aliado a um amortecedor Showa multiajustável, e na dianteira um garfo Showa também multiajustável. O chassi auxiliar traseiro é destacável. O amortecedor traseiro pode ser ajustado na pré-carga da mola manualmente através de um registro na lateral direita.
Roda de 21 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, montadas com os pneus Dunlop Trailmax Mixtour, que garantem ótimo grip no asfalto a ponto de raspar as pedaleiras com facilidade e confiança. Na estrada de terra seca os pneus se apresentaram muito bem após uma murchada para adequá-los ao fora de estrada.
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V-Strom 800 DE: impressões ao pilotar
Contudo, tem um comportamento adorável nas curvas, não excessivamente ágil, e tem uma transferência de peso entre o acelerador e os freios gerenciada perfeitamente pela suspensão Showa, proporcionando uma qualidade do passeio excelente e impecável em estradas sinuosas. E parece muito mais confiante e segura com o aro dianteiro de 21 polegadas do que outras motos da categoria.
Entretanto no off-road, a V-Strom 800 DE não tem um entusiasmo natural como as concorrentes mais dedicadas ao fora de estrada, mas ela é muito mais capaz do que as V-Strom 650 ou 1050. Ela é facilmente domável e só deve cansar um pouco mais os pilotos iniciantes e não tão ávidos por aventuras. O conjunto de suspensão Showa realmente faz um excelente trabalho no off-road com um funcionamento progressivo quando tem que enfrentar obstáculos maiores.
V-Strom 800 DE: conforto e economia
O conforto da V-Strom 800 DE é exemplar, a posição de pilotagem é espaçosa, o guidão cônico largo e no ângulo certo, e com o assento estreitando no encaixe com o tanque para que ao pilotar em pé no off-road, a moto pareça esguia e controlável.
O para-brisas pode ser ajustado em três alturas com uma chave Allen, mas realmente não faz diferença prática, a peça é pequena, então é praticamente como andar numa naked.
BMW F 900 GS
A BMW F 900 GS, por sua vez, é a escolha para quem busca uma moto mais sofisticada e tecnológica. Seu painel TFT colorido oferece uma infinidade de informações e a possibilidade de personalizar a moto de acordo com as suas preferências. A suspensão, com ajustes mais precisos, permite adaptar a moto a diferentes tipos de terreno, desde o asfalto até as trilhas mais desafiadoras. O motor, com seu caráter mais esportivo, entrega uma aceleração mais empolgante e uma sonoridade mais envolvente.
F 900 GS: motor bicilíndrico gêmeo
O motor bicilíndrico paralelo de 895 cm³ recebeu uma atualização, entregando agora 90 cv de potência e 9,4 kgfm de torque, proporcionando uma aceleração mais rápida e uma curva de torque mais linear. É o mesmo motor que equipa as F 900 R e XR, mas com novos acertos para adequá-lo à proposta off-road.
Existem dois modos de pilotagem como padrão – Road e Rain – que executam o trabalho usual de alterar a entrega de potência para se adequar às condições, e a 900 GS recebe o Controle Dinâmico de Tração da BMW como padrão para manter as rédeas da potência. Os demais modos são opcionais.
F 900 GS: Ciclística suspensão e freio
A ciclística foi completamente reformulada, com suspensão dianteira totalmente ajustável e rodas raiadas, garantindo maior robustez e conforto em qualquer tipo de terreno. A posição de pilotagem também foi aprimorada, oferecendo mais ergonomia e controle.
Na frente, o garfo Showa invertido também é novo, mas agora há 230 mm de curso em vez de 204 mm, prometendo um aumento substancial na capacidade off-road. Pré-carga, compressão e retorno são todos ajustáveis. Na traseira, há um novo braço oscilante de alumínio 250 g mais leve que a versão anterior 850, aparafusado a um amortecedor traseiro com retorno ajustável e pré-carga ajustável hidraulicamente.
Entretanto o sistema de freios é basicamente o mesmo do modelo anterior com dois discos de 305 mm na frente e pinças flutuantes de dois pistões, auxiliados por um disco traseiro de 265 mm e pinça de pistão único. O que muda é a adição do BMW Motorrad ABS Pro, que é o sistema ABS de curva da BMW. Achei os freios bem poderosos na tocada forte no asfalto e bem sensíveis e moduláveis no off-road. As alavancas do freio dianteiro e da embreagem tem regulagem de altura, deixando a F 900 ainda mais “na mão”.
F 900 GS: Tecnologia e conforto
A F 900 GS vem equipada com uma série de tecnologias avançadas, como modos de pilotagem, controle de tração e ABS comutáveis, além de uma instrumentação digital completa e conectividade com smartphones.
F 900 GS: Preço e rivais
Chegando próximo dos 100 cv de potência, o bicilíndrico gêmeo da BMW é elevado a uma classe que até pouco tempo atrás era exclusivo das big trails acima de 1.000 cm³. Hoje, suas rivais mais próximas aqui no Brasil são a nova Suzuki V-Strom 800 DE (R$ 67.500), a Honda CRF 1100L Africa Twin (R$ 81.100), a Triumph Tiger 900 de três cilindros (R$ 79,990) e a KTM 890 Adventure, que tem cavalaria na casa dos 100 cv, mas custa R$ 139.900. A BMW F 900 GS custa R$ 80.000 nesta versão que apresentamos.
Veredicto
A BMW F 900 GS é uma melhoria bem significativa em relação à F 850 GS. Mais do que suas especificações no papel, ela é realmente melhor na prática sendo mais fácil de tocar e extrair seus limites. O feedback que a frente transmite é muito bom e os controles de assistência ao piloto tornam a vida a borda muito prazerosa.
Os cavalos extra e o menor peso tornam a F 900 GS mais versátil e divertida no asfalto, e ainda mais competente e completa no off-road. A BMW F 900 GS é uma motocicleta completa e versátil, que agrada os pilotos mais experientes. Com um design atraente, desempenho emocionante e um pacote tecnológico completo, a nova F 900 GS é uma nova e forte concorrente no segmento das aventureiras de média cilindrada.
Em resumo, a Suzuki V-Strom 800 DE é a moto ideal para quem busca uma aventura mais tranquila e confortável, enquanto a BMW F 900 GS é a escolha perfeita para quem busca uma experiência de pilotagem mais esportiva e aventureira.
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