suzuki_gsx-s_1000_gt_motociclismoonline
Testes

Suzuki GSX-S1000 GT: uma estradeira esportiva muito versátil

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 20/04/2024
  • Por: Ismael Baubeta

A Suzuki GSX-S1000 GT se destaca como a única representante do segmento das sport touring no Brasil, derivando da esportiva GSX-R1000R e oferecendo uma experiência única de pilotagem. No Brasil, o segmento de alta cilindrada sport touring pode não ter alcançado grande sucesso, especialmente com a popularidade das big trails. No entanto, na Europa, marcas como BMW, Honda, Kawasaki e KTM disputam a preferência dos motociclistas que buscam uma moto versátil, com pegada esportiva e muito conforto para rodar nas estradas.

Design

Com um design moderno que remete a um origami, a GSX-S1000 GT apresenta linhas retas e ângulos marcantes, destacando-se pela sua agressividade e aerodinâmica. Os defletores de passagem de ar na carenagem são projetados para otimizar a refrigeração do motor e proteger o piloto. Já as malas oferecem espaço para piloto e garupa levarem suas bagagens, enquanto os pequenos faróis redondos conferem uma aparência imponente e feroz. O painel de TFT colorido não só é belo, mas também ajustável conforme a luz ambiente, proporcionando muita informação e uma experiência de pilotagem conectada (com o celular).

LEIA MAIS:

São Paulo terá mais 120 km de Faixa Azul até o final do ano, diz Prefeitura
Teto para motos? Na Índia isso já existe
Três motivos que reduzem a vida útil do óleo de motos

Ergonomia

A posição de pilotagem é super neutra para o piloto, permitindo que ele se encaixe muito bem para rodar por muitos quilômetros, sem estressar o corpo. O banco é macio e confortável, e a proteção aerodinâmica é muito boa. Enquanto isso, a garupa, apesar de ter um banco confortável de espuma, tem a posição do corpo levemente projetada para a frente, exigindo algum esforço para se sustentar nas alças ou no tanque da moto. Já na estrada, o nível de conforto da garupa aumenta.

Desempenho do Motor

Equipada com um majestoso motor de 4 cilindros em linha que entrega 152 cavalos e 10,8 kgf.m de torque, a GSX-S1000 GT oferece uma experiência emocionante e ágil. Embora sua eletrônica seja mais simples, com três modos de entrega de potência do motor, controle de tração e ABS, o motor responde de forma suave e rápida, oferecendo um desempenho consistente em diferentes situações de pilotagem.

Por outro lado, se você quiser vivenciar momentos intensos com as mais altas taxas de emoção, o modo de entrega A, vai mostrar a outra faceta desta esportiva vestida para a estrada.

Ciclística e Freios

Com um chassi perimetral em alumínio, assim como a balança monoamortecida e suspensão dianteira invertida totalmente regulável, a GSX-S1000 GT oferece um comportamento progressivo e confortável nas estradas. Por outro lado, contrasta a possibilidade de ajustes na dianteira com a carência de regulagens no amortecedor, que depende de ferramenta para a regulagem na pré-carga da mola.

Os freios, assistidos por ABS, contam com pinças radiais de 4 pistões combinadas a discos de 310 mm na dianteira e a pinça traseira de pistão simples é casada ao disco de 250 mm. O sistema proporciona frenagens precisas e muito confiáveis, complementando a experiência de pilotagem segura e competente.

Conclusão

A GSX-S1000 GT é uma moto que impressiona não apenas pelo seu design arrojado, mas também pela sua performance e conforto. Seu motor potente e responsivo, aliado à sua ciclística bem ajustada, oferece uma experiência de pilotagem emocionante e versátil. Disponível por um preço sugerido de R$ 89.600, esta estradeira da Suzuki é uma opção atraente para quem busca aventura e liberdade nas estradas. Vale tentar fazer um test ride para conhecer e saborear os dotes desta surpreendente moto de turismo esportivo.

E você, gosta das motos de turismo esportivo? Deixe seus comentários.

Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | YouTube 
Twitter (X) | GoogleNews | WhatsApp

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado