A Royal Enfield vem ampliando o seu lineup nas diversas plataformas que produz. A que serve de base para Interceptor e Continental GT ganhou recentemente mais duas representantes, a Super Meteor 650 e a Shotgun 650.

Embora visualmente sejam bastante distintas, as duas têm bastante semelhanças, além do fato de terem o mesmo motor, câmbio e relação final.
Equipamentos compartilhados
Assim, chassi, sistema de suspensões e freios são os mesmos nas duas, incluindo o curso das suspensões, bem como o farol, painel, punhos e seus comandos.

Por outro lado, as diferenças mais perceptíveis estão no visual, já que as distintas propostas as tornam muito diferentes no design, mas diferem principalmente na pilotagem.
Suspensões
As bengalas são invertidas com 120 mm de curso em ambas as motos, assim como os dois amortecedores traseiros com 81 mm de curso e regulagem na pré-carga da mola.
Ao rodar com as motos você percebe o bom comportamento das suspensões que têm na posição de pilotagem a diferença entre poder amenizar as pancadas com apoio das pernas na Shotgun, ou recebê-las nas costas na Super Meteor, principalmente em pavimento ruim.

Quais são as diferenças entre a Super Meteor e a Shotgun
Então, basta olhar para as duas motos para confirmar que a Super Meteor é uma moto custom raiz. Banco baixo, pedaleiras adiantada, guidão alto e largo e, no caso da moto deste teste, o para-brisa, o banco com sissy bar e alguns componentes cromados confirmam seu DNA custom.

Rodas e pneus
Por sua vez, a Shotgun é uma moto naked, parece mais compacta e despojada, tem como principais diferenciais o banco individual, o guidão mais baixo mas, principalmente, suas pedaleiras centralizadas e a roda dianteira menor, o que lhe confere características dinâmicas completamente diferentes.
Tal qual o design, a rodagem das duas motos da Royal Enfield também difere. Na Super Meteor as rodas de liga têm 19 polegadas na dianteira e 16 na traseira, com pneus nas medidas de 100/90 e 150/80 respectivamente.

Por sua vez, a Shotgun utiliza rodas de liga com design mais moderno com 18 polegadas não a dianteira e 17 atrás. Seus pneus tem as medidas 100/90 e 150/70 respectivamente.
Assim, basta somar às medidas das rodas e pneus o menor entre-eixos da Shotgun, para sentir um conjunto ciclístico mais ágil e rápido que o da Super Meteor nas mudanças de direção.
Repostas do motor bicilíndrico da Royal Enfield
O propulsor é exatamente o mesmo nas duas motos, dois cilindros paralelos, 4 válvula, comando SOHC e refrigeração a ar e óleo. São 47 cavalos de potência máxima e 5, 2 kgf.m de torque.
As duas têm boas respostas em baixa e média rotações, o que lhes permite rodar na cidade com poucas trocas de marcha e nível de vibração satisfatório.

A autonomia é diferente pois a Shotgun tem o tanque menor, são 13,8 litros contra 15,7 na Super Meteor, sendo assim, é possível ir mais longe com o modelo custom.
Preços e versões
Em ambos os modelos a Royal Enfield oferece uma boa variedade de acessórios para equipá-las e deixá-las ao gosto do cliente.
A Shotgun é um pouco mais barata, custa R$ 33.990 na versão cinza e chega a R$ 34.990 nas versões com pintura diferenciada. É bom lembrar que ela acompanha o banco da garupa que é facilmente acoplado.
A Super Meteor tem a versão de entrada, batizada de Astral Black, custa R$ 34.990. Já as topo de linha, Celestial, custam R$ 2.000 a mais e trazem uma série de equipamentos a mais.

Qual Royal Enfield escolher? Super Meteor 650 ou Shotgun 650
Sem dúvida, a Royal Enfield tem motos muito acessíveis e estilosas, estas duas são um bom exemplo, por isso, é importante você ter bem determinado qual é o uso que vai dar para a motocicleta, assim, se você gosta de viajar independentemente da quilometragem, a melhor opção é a Super Meteor.
Por sua vez, se você busca o meio de transporte urbano ágil, rápido e que também lhe dê opção de fazer pequenas viagens, sua pedida será a Shotgun.