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Royal Enfield Scram 411 é a melhor opção para quem procura versatilidade e estilo

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 02/03/2024
  • Por: Alexandre Nogueira

A Royal Enfield Scram 411 é a motocicleta da marca indiana para representar a categoria scrambler, que combina capacidade de aventura com muito estilo e acessibilidade.

A Scram 411 é uma motocicleta charmosa e atraente, que chama a atenção por seu design retrô e suas cores vibrantes, uma motocicleta ideal para quem busca uma opção acessível e divertida de estilo scrambler, que pode enfrentar diferentes desafios com facilidade e personalidade.

A Scram 411 é uma motocicleta versátil e divertida de pilotar, tanto na cidade quanto na estrada. Ela tem uma boa agilidade e estabilidade, graças à roda dianteira de 19 polegadas e à suspensão com bom curso. Ela tem uma posição de pilotagem confortável, com um banco largo e macio, e um guidão alto e largo. Ela tem um desempenho suficiente para rodar em velocidades moderadas, mas não é uma motocicleta rápida ou esportiva. Ela tem um ronco grave e agradável, proporcionando uma tocada tranquila e muito prazerosa.

Royal Enfield Scram 411 deriva da Himalayan, mas oferece uma sensação de pilotagem bem diferente de sua irmã aventureira. O conjunto mecânico é exatamente o mesmo da Himalayan, com o motor monocilíndrico de 411 cm³ refrigerado a ar de comando único SOHC para acionar duas válvulas. É um motor de baixa rotação e alto torque, que entrega 24,3 cv de potência a 6.500 rpm e torque máximo de 3,2 kgf.m a baixos 4.250 rpm, o que torna a tocada bastante tranquila, pois o giro baixo não excita os instintos para a tocada esportiva. O passeio torna-se muito prazeroso e tranquilo, pois apesar da baixa rotação o motor está sempre bem disposto. A princípio você pode achar que a moto é manca, mas o motor, apesar de lento, tem bastante vigor e responde ao menor toque do acelerador.

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O motor não tem um funcionamento apimentado e empolgante, mas a injeção eletrônica garante respostas coerentes com a proposta de uma moto urbana para o dia a dia e que também pode encarar estrada com boa desenvoltura, além do fora de estrada de leve por estradas de chão batido. O câmbio de cinco marchas tem bom escalonamento para a proposta, e mantém o giro do motor sempre perto da faixa de torque máximo. Definitivamente é um motor que não gosta de trabalhar esgoelado em altas rotações. As médias de consumo ficaram na faixa dos 25 km/l na cidade e na estrada, mantendo 100 km/h constantes para ainda ter uma pequena sobra de desempenho. A velocidade final cravou em 130 km/h com certa dificuldade, mas a Scram 411 chega tranquilo nos 120 km/h e aí ela fica, com o acelerador totalmente aberto. Mas reparei que basta aliviar um pouco a mão que a velocidade se mantém e a economia de combustível aumenta significamente.

A Scram 411 tem uma boa agilidade e estabilidade, graças à roda dianteira de 19 polegadas e à suspensão de longo curso e bem acertada que proporciona passeios urbanos e fora de estrada com ótima desenvoltura. Ela tem uma posição de pilotagem confortável, com um banco largo e macio, e um guidão alto e largo. O desempenho é suficiente para rodar em velocidades moderadas e passeios sem pressa, e nas estradas é possível rodar por horas seguidas sem muito cansaço.

O sistema de freios conta com disco simples na dianteira e na traseira assistidos pelo ABS e não podem ser desligados para a tocada fora de estrada. O freio dianteiro parece borrachudo, mas é suficiente para a proposta da moto. Com certeza na hora de trocar as pastilhas é possível escolher um modelo mais macio e com melhor grip, assim como os pneus, que podem ser trocados por modelos mistos com um desenho que mais lhe agrade e componha um visual mais bacana para o estilo scrambler.

O farol redondo mantém a identidade com a irmã Himalayan, mas o grande destaque vai para a bela moldura que o envolve e parece sustentar o painel que é menor e tem menos instrumentos. Apenas um mostrador redondo com hodômetro analógico e em seu interior os trips, marcador de combustível, relógio e luzes de advertência. Foram retirados também o para-brisa e as proteções laterais de ferro que envolvem o tanque na Himalayan. A iluminação convencional tem os componentes tradicionais com lâmpada halógena no farol, na lanterna traseira e nas setas.

A Royal Enfield Scram 411 é uma motocicleta charmosa e atraente, que chama a atenção por seu design retrô e suas cores vibrantes. São sete diferentes combinações: azul, branca, preta, prata e mais três na cor grafite, que se diferenciam na cor dos detalhes na aba lateral do tanque e frisos nas rodas (amarelo, azul e vermelho). Ela é uma motocicleta ideal para quem busca uma opção acessível e divertida de scrambler, que pode enfrentar diferentes desafios com facilidade e personalidade.

Os preços partem de R$ 22.490. A Scram 411 me agradou bastante e se tivesse que escolher entre ela e a Himalayan, certamente sairia da loja com ela, principalmente pelo visual mais simples, diferenciado e cheio de personalidade. Deixe nos comentários a sua opinião sobre a Scram 411 e qual a sua cor favorita.

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