A Ducati incorporou o que há de mais avançado em tecnologia eletrônica na Multistrada 950 S. A parafernália aumenta a segurança na pilotagem em qualquer terreno. Agora, sim, ela topa qualquer parada!
Texto: Alexandre Nogueira
Fotos: Renato Durães
A nova Ducati Multistrada 950 S chega ao Brasil como mais uma opção para o universo Multistrada da Casa de Borgo Panigale, destacando-se pela alta tecnologia embarcada, com um pacote eletrônico completo que garante uma pilotagem segura, com maior capacidade aventureira, e sendo muito prazerosa de pilotar.
A nova Multistrada 950 S oferece o que há de mais moderno em tecnologia. O sistema Ducati Skyhook Suspension (DSS) ajusta continuamente as suspensões conforme as alterações no piso. O Ducati Quick Shift up & down (DQS) permite trocas de marchas sem o uso da embreagem, tanto para cima quanto para baixo.
Ela ainda conta com sistema ótico em LED e Ducati Cornering Lights, sistema que acende os LEDs do farol conforme a inclinação da moto durante as curvas, o painel é de TFT de 5 polegadas colorido, tem sistema Hands Free, Cruise Control e controles retroiluminados no guidão.
A Multistrada 950 S vem equipada com a nova Unidade de Medição Inercial Bosch de seis eixos (6D IMU), e o pacote eletrônico inclui quatro modos de pilotagem (Urban, Touriing, Sport e Enduro), todos com os parâmetros ajustáveis, Bosch Cornering ABS, Ducati Traction Control (DTC), Vehicle Hold Control (VHC), para arranques mais fáceis em subidas, completa o pacote embreagem hidráulica e deslizante.
Esta Ducati está preparada para receber o Ducati Multimedia System (DMS), e ela também é compatível com o Ducati Link App, uma aplicação que permite ao utilizador ativar o “journey mode”, uma combinação do Load e Riding Mode, e personalizar os parâmetros de cada Riding Mode (ABS, Ducati Traction Control etc.), tudo através do seu smartphone. Além de gravar e compartilhar experiências entre outros usuários Ducati.
Veja também:
Honda Africa Twin: renovada, melhor e mais bonita
Conheça Socorro, nosso Destino Duas Rodas
Ducati confirma aventureira DesertX para linha 2022
Ducati Multistrada 950S na prática
Ao montar na moto você percebe que o avantajado porte é mais amistoso do que parece à primeira vista. Os 840 mm de altura do banco e o seu formato ajudam na hora de apoiar os pés no chão. Dando a partida no poderoso motor da Multistrada 950 S, o Testastretta já se faz sentir pelas batidas dos dois cilindros em L a 90°, mas é acelerando que ele coloca seus sentidos à prova. São 113 cv e 9,6 kgf.m de potência e torque máximos, números que podem se transformar em doses cavalares de emoção. Um contraponto é o nível de vibração em baixa e nas retomadas. O câmbio tem bom escalonamento, mas o quick shift se mostrou um pouco duro, principalmente nas reduções e nas trocas com giros mais baixos.
O quadro de treliça em aço ganhou nova balança de alumínio, mais leve. O conjunto de suspensões totalmente reguláveis eletronicamente, funciona muito bem, o que se traduz em excelente desempenho no asfalto e boa capacidade de absorção na terra. As bengalas KYB têm 48 mm de diâmetro e o amortecedor é Sachs, ambos com 170 mm de curso. As rodas são raiadas, na dianteira tem 19 polegadas e a de trás 17. Boa combinação para divertir quem quer encarar o off-road, sem comprometer a agilidade no asfalto.
O sistema Ducati Skyhook Suspension Evo (DSS) da 950 S ajusta a compressão e retorno das suspensões continuamente, ajustadas de acordo com os parâmetros medidos em frações de segundo. Na prática, o sistema mantém o desempenho da moto constante, sua variação é quase imperceptível, é mais fácil senti-la com a troca dos modos de pilotagem, mais segurança e conforto.
Os freios também são dignos de elogios, as pinças radiais monobloco de quatro pistões Brembo mordem dois discos de 320 mm de diâmetro com muita competência e excelente tato, o ABS de curvas é um item fiel de segurança. Grande detalhe da Multistrada 950S são as rodas raiadas com aros de alumínio que reduzem o peso total em 500 g em relação ao modelo anterior. Os aros têm as medidas de 3.0” x 19’’ na frente e 4.5” x 17’’ atrás, os pneus são Pirelli Scorpion Trail II nas medidas, 120/70 ZR19 na dianteira e 170/60 ZR17 na traseira.
A Multistrada 950 S oferece muita versatilidade e um belo conjunto motriz. Como acontece com este tipo de moto, poucos serão os proprietários que vão arriscar aventuras mais radicais, mas poder de diversão é o que não falta a esta Ducati.
A Multistrada 950 S tem preço sugerido de R$ 102.990, e as cores disponíveis são o tradicional Ducati Red e Glossy Grey (cinza). A Ducati é uma das marcas mais passionais que existem, e sua exclusividade tem um preço. Uma coisa é certa, a 950 S ficou muito mais bacana e agora apta para os mais aventureiros seguirem viagem quando o asfalto termina.
Conclusão
A Multistrada 950 já era uma moto boa e divertida, e equipada com toda a tecnologia eletrônica da Ducati ela ficou ainda melhor. A nova configuração de rodas raiadas e suspensões eletrônicas dá um tom a mais, não só na segurança, mas também no conforto. É verdade que se você quiser arriscar um off-road mais agressivo, deve ter alguma habilidade na terra, afinal domar sua explosão no modo eletrônico mais permissivo (Enduro) exige cautela.
Sem dúvida, a Multistrada 950 S é uma moto de respeito e merece elogios, tem atributos para seduzir qualquer motociclista, mas a exclusividade do mundo Ducati tem seu preço.