A KTM 1290 Super Duke R eleva o grau de excelência da categoria supernaked com esta versão 3.0 da “The Beast”. Uma moto totalmente nova, com exceção do potente e musculoso motor LC8, que chega totalmente revisado e que funciona ainda melhor junto ao inédito chassi.
A família Super Duke nasceu em 2005, e após três gerações o desafio para 2017 não era simples, pois o modelo tinha que ser melhorado, mantendo o mesmo motor, com uma profunda revisão interna, então com base nesta premissa seria projetada uma nova Super Duke. O resultado nada mais é do que o significado literal da manchete: a elevação da besta 2.0 a um grau mais alto, 3.0!
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O confiável e poderoso motor LC8 tem sido uma das poucas coisas que foi salva da queima e usada neste novo SD. No entanto, não antes de uma revisão minuciosa deste V-Twin com dois “canecos” de 650,5 cm³ cada, com sistema de vela de ignição dupla por cilindro com bobinas e mapas independentes para cada um deles, alcançando uma queima ideal e uniforme de gases em todos os regimes de rotações. As válvulas de admissão são agora revestidas de titânio com uma camada de nitrito de cromo e ao lado os eixos comandos de válvulas com tratamento DLC Diamond As Carbon, permite ajustes das válvulas a cada 30.000 km.
O câmbio foi revisado e está mais preciso e, acima de tudo, mais rápido. Finalmente, o sistema de escape tem novos coletores de diâmetro maior e um catalisador duplo para que você possa cumprir os regulamentos Euro5. No que diz respeito ao preço, a KTM estabelece 19.500 dólares, uma quantidade significativa, um preço alto sem dúvida, mas que é justificado se dermos uma boa olhada em todos os mínimos detalhes e no pacote altamente sofisticado que é oferecido por esta supermáquina austríaca.
CAÇANDO COM O KTM 1290 SUPER DUKE R
Para sair pelas ruas com a KTM 1290 Super Duke R pressionamos o botão de partida do motor com a chave de proximidade no bolso da jaqueta e na nova cor do painel TFT exibe a mensagem de boas-vindas “Ready to Race”. O motor ganha vida com um som discreto e contido escondendo a besta dentro. A unidade que testamos carrega o escapamento original padrão, mas há outras unidades que montam um Akrapovic vendido como opcional, que lhe dá, digamos, uma apimentada no motor e um som mais interessante.
Uma vez com as duas rodas no asfalto, numa estrada com todo tipo de situações pela frente, curvas lentas, rápidas e cegas, longas retas, e, especialmente, muitos buracos escondidos e ondulações que testam o novo chassi e as suspensões WP Apex. Desde o início me chamou a atenção como é pouco vibrante e confortável. Tanto o garfo quanto o choque traseiro são multiajustáveis com uma primeira parte do passeio que filtra as pequenas irregularidades transformando o asfalto em um tapete, e um segundo que lida com o trabalho mais sério, de alta performance. A KTM 1290 Super Duke R tem componentes high-end. Os destaques incluem o garfo WP Apex com tubos de 48 mm e pinças de freio Brembo Stylema, top de linha da marca italiana.
Este motor V-Twin é uma verdadeira besta e responde fortemente, pois em apenas 3.000 rpm ele já empurra com um torque de 10 kgf.m, atingindo 14 kgf.m a 8.000 rpm e 180 cv a 9.500 rpm. Não é preciso apertar tanto o acelerador nas saídas de curvas, quando você pode abrir o gás completamente e o controle de tração na posição 6 de 9 faz seu trabalho efetivamente e quase que imperceptivelmente.
Não há sustos ou derrapagens descontroladas e a sensação de segurança aumenta quando você chegar muito rápido para a próxima curva e a pressão de apenas um dedo na alavanca de freio é suficiente para colocar a moto na curva na velocidade certa, descrevendo um caminho definido na pista.
“PRONTO PARA CORRER”
É o lema da marca e é a primeira coisa que você vê na tela quando você liga o contato, mas além do marketing, na fábrica de motocicletas laranja é uma filosofia. A KTM 1290 Super Duke R monta pneus Bridgestone S22 desenvolvidos especificamente para esta moto.
O novo chassi usa o motor como uma peça vital e o conjunto, uma nova estrutura com tubos de diâmetro maior que é três vezes mais resistente ao torque do que o chassi anterior e traz uma solidez ao conjunto nunca visto antes, que se transforma em um surpreendente conjunto preciso na tocada. O ABS de curvas e o sofisticado controle de tração que funciona em conjunto com uma central inercial de 6 eixos ajustável em 9 posições mais a desconexão total para o próprio profissional, fazem da pilotagem uma delícia para os sentidos, ainda mais se somarmos a tudo isso as peças do catálogo power parts, como o silencioso Akrapovic e as peças em alumínio anodizadas em laranja que transformam a Besta 3.0 em um objeto de desejo, mais bonito e ainda mais eficaz.
CONCLUSÃO DO KTM 1290 SUPER DUKE R
A filosofia da marca é reafirmada neste novo modelo em que a eficiência de seus componentes tem sido buscada uma a uma, eliminando o supérfluo e alcançando uma moto mais poderosa, mais rígida, mais leve e mais fácil de pilotar do que sua antecessora.
É surpreendente o quão macio e doce você pode se comportar na estrada, e quão forte você pode andar na pista. Tudo no mesmo dia. Basta apertar as suspensões alguns cliques, vestir o macacão de couro e entrar na pista e dançar com uma “besta” que em vez de assustar você só vai fazer você esboçar sorrisos sob o capacete.
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