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Conheça a nova e invocada Yamaha XR9 Carbona

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 22/12/2020
  • Por: Willian Teixeira

A XR9 Carbona é a mais nova criação do programa Yard Bullit, da Yamaha. Trata-se de uma versão mais invocada da XSR 900 feita pelos customizadores espanhóis da Bottpower, que se inspiraram no desafio de Pikes Peak para poder criar uma moto que oferece mais desempenho em pistas sinuosas.

Em 2017 a Bottpower venceu duas categorias do icônico desafio de Pikes Peak, no Colorado, uma das mais famosas corridas de estrada em um percurso de 20 km com 156 curvas e uma elevação de 1.440 metros, e a experiência da oficina valenciana serviu como pontapé inicial para o desenvolvimento dessa novidade com a moto da casa dos três diapasões.

Yamaha XR9 Carbona em ação, novidade do programa Yard Bullit (Divulgação)

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Embora a maioria dos projetos do programa Yard Bullit tenha como propósito inspirar os proprietários a adquirirem uma moto exclusiva, o kit feito pela Bottpower adapta-se a qualquer XSR 900 ou motocicleta equipada com o motor CP3, como MT-09 e Tracer, sem a necessidade de modificações no quadro.

XSR 900, a “base” para a nova Yamaha XR9 Carbona (Divulgação)

As principais alterações da XR9 Carbona são estruturais, visto que a moto recebeu vários itens em fibra de carbono para deixá-la mais leve, aprimorando sua performance.

O kit inclui tampa do tanque de combustível em fibra de carbono com entradas de ar integradas, assento e cauda de fibra de carbono – sendo que o banco tem acabamento em alcantara -, luzes traseiras e piscas, placa dianteira com luzes de posição LED integradas, protetor do radiador com aletas, entre outros itens.

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Segundo David Sánchez, gerente da Bottpower e um dos idealizadores do projeto, a XSR 900 e seu motor CP3 oferecem a base ideal para a nova moto. Ela utiliza o mesmo propulsor da versão normal, um tricilíndrico de 847 cm³ refrigerado a líquido com injeção eletrônica, comando DOHC, taxa de compressão 11.5:1, capaz de entregar potência máxima de 115 cv a 10.000 rpm e torque máximo de 8,9 kgf.m a 8.500 giros.

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