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Qual é o seu estilo? Você gosta de formas modernas e futuristas ou é mais nostálgico e prefere as linhas clássicas e que marcaram uma época? Vamos apresentar a família Z da Kawasaki, mais precisamente as Z900 R Edition e Z900RS R Edition, duas motos de design antagônico, temperamento nervoso e que dividem alguns de seus equipamentos.
Embora as Kawasaki Z900 e Z900RS compartilhem a mesma plataforma mecânica, há algumas diferenças que tornam a escolha entre eles não trivial então o estilo preferido será o fator principal na decisão da compra.
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A Kawasaki iniciou a história da família Z em 1972, quando lançou a sua tetracilíndrica que foi um divisor de águas para a marca de Akashi. De lá para cá, várias versões foram lançadas e a família foi crescendo, mais recentemente, a partir da Z1000 e das versões de menor cilindrada Z750 e Z800, e estas duas que acabaram originando a Z900.
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A Kawasaki anunciou a Z900 em 2016 no EICMA, o mais famoso salão de motocicletas em Milão, na Itália, como modelo 2017. Ela chegou para substituir a Z800, bem como a Z1000 nos EUA. Em outros mercados, a Z1000 ainda é vendida e é considerada a grande confusão, para competir, principalmente, com a Honda CB1000R, BMW S1000R e Suzuki GSX-S1000.
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Estilo retrô ou moderno, qual é o seu?
Se o seu estilo é o moderno, a supernaked Z900 R provavelmente vai seduzir você, o design é agressivo e suas linhas chamam a atenção. Do formato do farol à rabeta minúscula, passando pelas abas do tanque pontiagudas e os rebaixos do tanque, tudo nela parece futurístico. Já para os saudosistas e nostálgicos a Z900RS segue fielmente as linhas de uma das mais consagradas motos que a Kawasaki já produziu, a Z1. Farol redondo, tanque arredondado, banco reto, rabeta baixa e lisa, tudo nela remete à grandiosa Z1.
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As duas chamam muito a atenção em qualquer lugar e encantam qualquer pessoa, mesmo que não seja motociclista, cada uma a seu estilo impressiona e faz muito sucesso.
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Semelhanças e diferenças entre Kawasaki Z900 R e Z900RS
As duas motos têm basicamente o mesmo conjunto ciclístico. Chassi de treliça tubular, nestas versões R as duas também carregam as mesmas bengalas de 41 mm de diâmetro ajstável na pré carga da mola e na velocidade do retorno, e um monoamortecedor Öhlins a gás S46 regulável na pré carga da mola através de um registro lateral e também na velocidade do retorno.
Uma pequena diferença também na ciclística da RS é o menor ângulo de cáster e a medida do trail um pouco maior, assim como seu entre eixos também um pouco maior. O curso de suas suspensões também é o mesmo, 120 mm na dianteira e 140 mm na traseira.
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Na pilotagem você percebe o pedigree esportivo da Z900 R, ela é mais rápida para se direcionar e fazer mudanças de direção, mostrando muita leveza e agilidade. Por outro lado, essa ciclística mais agressiva também limita seu ângulo de esterço.
Essas características aliadas a sua ergonomia mais agressiva com uma postura mais avançada e a rabeta mais alta cobra seu preço no conforto, tornando-a mais cansativa para rodar muitos quilômetros.
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A clássica RS também demonstra muita leveza, ela é mais suave nas inclinações e nas transições de direção, mais pacata, mas nem por isso menos divertida para contornar curvas. A posição de pilotagem mais relaxada e o banco mais largo e reto oferecem maior nível de conforto que na irmã mais esportiva, permitindo encarar longas jornadas sem muito sofrimento.
Motor é o mesmo nas duas motos
Embora o motor de 4 cilindros em linha, DOHC de 16 válvulas e refrigeração líquida seja o mesmo nas duas, a Z900 tem mais potência e torque, entregando 125 cv e 10, 1 kgf.m respectivamente, enquanto na versão clássica são 109 cavalos de potência e 9, 7 kgf.m de torque. Ambas vem equipadas com corpos de aceleração de 36 mm para privilegiar as respostas em baixas rotações. O ajuste eletrônico da clássica RS privilegia maior torque em baixas e médias rotações entregando o torque máximo 1.200 rpm antes que na supernaked Z900.
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A eletrônica da Z900 é mais completa, são quatro modos de pilotagem que interferem na entrega de potência (com diferentes tipos de respostas do acelerador), e no controle de tração. Na clássica a eletrônica é mais básica, nela não há modos de pilotagem, apenas duas regulagens na intensidade de atuação do controle de tração.
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Esse motor de quatro cilindros da Kawasaki é sensacional, vigoroso e tempestivo, e com uma pegada de arrepiar a espinha com a rápida subida de giro. Basta ter peito e coragem para fazê-lo girar até a faixa vermelha do contagiros e sentir o rugir da admissão até que o frio começa a subir pela espinha, ele é sensacional e tem funcionamento muito liso e com baixíssimo nível de vibração.
É uma delícia e tem desempenho de esportiva. A embreagem assistida e deslizante também ajuda na suavidade do conjunto nas mudanças de marcha. Outra diferença entre elas é a relação final, dois dentes mais longa na coroa na RS, proporcionando maior conforto nas viagens por conta do menor giro do motor.
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A Z900 pesa 212 kg e a Z900RS pesa 215 kg, totalmente abastecidas, valores bastante padrão para esta categoria. Interessante o fato que elas não são apenas mais leves do que a Z1000 com seus 221 kg, mas também mais leve até mesmo do que a Z800, de menor potência e com 229 kg, uma motocicleta que sempre foi considerada pesada para sua categoria.
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O sistema de freios das duas também é igual, dois discos de 300 mm com pinças radiais Brembo de quatro pistões na dianteira e disco de 250 mm casado com uma pinça de pistão único na traseira. O sistema é eficiente e tem boa pegada, tem ótimo tato e é bastante modulável, mas o freio traseiro nas duas motos teima em dar sinais do ABS interferindo um pouco além da conta.
Os painéis são bem diferentes, enquanto na Kawasaki Z900 R todas as funções estão no painel digital também com conectividade com smartphone, na RS além do conta-giros, o velocímetro também é analógico e as demais informações estão no pequeno painel em LCD ao centro.
Em suma, as 2 motos são extremamente divertidas e competentes, e também são capazes de proporcionar muita excitação e diversão se você gosta de uma pilotagem esportiva.
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Se seu gosto é pela modernidade das linhas da Z900 R, terá que desembolsar R$ 65.990, já se sua preferência é pelo estilo clássico de linhas sensuais, vai ter que gastar mais um pouco, pois a versão RS é mais cara, são R$ 70.990, ambos os preços sem frete. Não importa qual vai ser a sua escolha, pois em qualquer uma das duas você vai estar muito bem montado, seja para passeios tranquilos ou radicais. Bom proveito!