A Honda XRE 190 ABS é a opção de entrada mais sofisticada e com apelo fora de estrada da marca da asa, e chega em versão Adventure Special Edition, no embalo do sucesso da pioneira das SE da família, a XRE 300 Adventure.
A Honda XRE 190 Adventure Special Edition tem preço público sugerido de R$15.800 e chega com a exclusiva cor prata fosco e grafismos contrastantes em prata e laranja, que evidenciam o DNA aventureiro desta pequena notável motocicleta de dupla proposta. A versão normal é oferecida nas cores vermelho perolizado ou azul perolizado, com preço de R$ 15.370.
Veja também:
Salão Duas Rodas é adiado para 2022 por conta da pandemia
CFMoto tem novidades para atacar o mercado europeu
Honda lança Africa Twin muito mais tecnológica
O conjunto mecânico é reconhecidamente de alta confiabilidade. O robusto motor monocilíndrico refrigerado a ar com 184,4 cm3 e injeção eletrônica de combustível PGM-FI FlexOne, entrega 16,3 cv de potência a 8.500 rpm e 1,65 kgf.m de torque em 6.000 rpm quando abastecido com gasolina. Quando abastecido com etanol, a potência sobe para 16,4 cv e o torque fica em 1,66 kgfm na mesma faixa de rotações. O câmbio de cinco velocidades é bem escalonado e aproveita ao máximo a cavalaria.
A desenvoltura do motor de 190 cilindradas é excelente no trânsito ou na terra, mas limita a velocidade máxima na estrada, que trava em 135 km/h por conta do limitador de rotações. O consumo médio na gasolina ficou em 24 km/l na cidade e 30 km/l na estrada, permitindo rodar até 400 km graças aos 13,5 km/l do tanque de combustível. Se o passeio for sem pressa e com a mão só encostada na ponta do acelerador, notei até 60 km/l no computador de bordo do painel, rodando entre 60 e 80 km/h na estrada.
O chassi é de aço tubular tipo berço semi duplo, com o motor fazendo parte da estrutura, favorecendo o desempenho no fora de estrada. A suspensão dianteira telescópica tem 180 mm de curso e uma roda com aro de 19 polegadas. Atrás, a balança de suspensão oferece curso de 150 mm à roda de 17 polegadas.
O guidão largo e o banco em dois níveis amplo e macio proporcionam a ergonomia perfeita para uma pilotagem confortável na cidade, alto controle e fácil maneabilidade graças ao baixo peso de apenas 127 kg. As alças de segurança estão bem ao alcance das mãos da garupa, e também permitem uma ótima amarração de bagagens.
O bico frontal integrado à carenagem e o eficiente farol dianteiro são inspirados na irmã maior XRE 300. O painel digital LCD é bem recheado de informações e conta com o útil medidor de consumo instantâneo, mas ainda não conta com indicador de marchas.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter
A XRE 190 Adventure Special Edition vem com sistema ABS de série, sendo um disco dianteiro de 240 mm e um traseiro 220 mm, bastante eficiente e que atende muito bem a performance que a XRE 190 entrega.
A Honda XRE 190 Adventure Special Edition está disponível em toda rede de concessionárias da marca, com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem e sete trocas de óleo gratuitas à partir da 3ª revisão.