Finalmente a Honda trouxe a versão mais moderna e tecnológica de sua maxitrail, a Africa Twin. Mais bonita e cheia de gadgets eletrônicos para ninguém botar defeito, além da versão equipada com câmbio automático tipo DCT de dupla embreagem.
A Africa Twin já era uma motocicleta boa de se andar, leve e ágil sempre seguiu a linha de comportamento das motos de off-road da Honda, agora, segundo a fábrica, ela está ainda melhor e mais prazerosa de se guiar.
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Muitas foram as mudanças na Africa Twin, ela ganhou design mais moderno, ficou quase 10 quilos mais leve e o motor ganhou potência e torque.
Serão quatro versões vendidas no Brasil, a CRF 1100L Africa Twin e a Adventure Sports ES, esta última com suspensões ajustáveis eletronicamente, mas ambas com a opção de câmbio convencional ou DCT. Em todas elas o painel agora é em TFT
Mais eletrônica
A adoção da unidade de controle inercial de seis eixos (IMU) permitiu colocar muito mais controles eletrônicos na nova Africa, deixando-a em pé de igualdade tecnológica com as mais modernas maxitrail existentes.
São seis modos de pilotagem Urban, Tour, Gravel, Off-Road e dois do tipo User com parâmetros customizáveis pelo piloto. O controle de tração tem sete níveis de atuação e esta nova versão da Africa também ganhou controle antiweelie e controle de elevação da roda traseira e ABS cornering, todos eles integrados aos modos de pilotagem e com possibilidade de customização. O piloto automático também foi incorporado.
O câmbio DCT tem cinco modalidades para escolha, D (Drive), S1 (Sport), S2, S3 e MT (Manual), e independe do modo de pilotagem escolhido, segundo a fábrica, incrementa as possibilidades de utilização na pilotagem em qualquer situação.
Chassi e suspensões
O chassi continua sendo do tipo berço semi-duplo mas foi redesenhado, ganhando rigidez na parte da coluna de direção e o sub-chassi, agora é fabricado em alumínio, assim como a balança da suspensão traseira. As alterações nestes componentes permitiram emagrecer o conjunto em pouco mais de dois quilos.
As suspensões são Showa em todos os modelos. Na frente as bengalas invertidas de 45 mm de diâmetro tem 230 mm de curso e o monoamortecedor oferece 220 mm de curso para a suspensão traseira e ambas são totalmente ajustáveis.
Nas versões Adventure Sports ES as suspensões são Showa EERATM com os ajustes feitos eletronicamente.
Rodas e Freios
As rodas são raiadas de 21 polegadas na dianteira e de 18 atrás, sendo nas versões Adventure montados pneus sem câmara e as medidas dos pneus são 90/90-21 e 150/70-18 respectivamente.
O sistema de freios tem dois discos de 310 mm na roda da frente que são mordidos por pinças radiais de quatro pistões enquanto na roda traseira o disco mede 256 mm e a pinça é de pistão simples.
Outra diferença entre os modelos está na capacidade do tanque, enquanto a CRF 1100L Africa Twin tem reservatório para 18 litros de gasolina, as Adventure Sports ES comportam 24,8 litros. O peso seco é de 206 e 215 quilos respectivamente.
Preços e cores
A Honda oferece três cores para a Africa Twin sendo que a preto fosco só estará disponível na versão básica e de câmbio convencional. As outras cores são vermelha e branca.
Honda CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou vermelho): R$ 70.490
Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branca): R$ 90.490
Honda CRF 1100L Africa Twin DCT (vermelho): R$ 76.804
Honda CRF 1100L Africa Twin Adv. Sports ES DCT (branca): R$ 96.626