Honda ST125 Dax
Testes

Honda ST125 Dax, uma pequena veterana que vai além das expectativas

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 15/07/2023
  • Atualizado: 17/07/2023 às 10:07
  • Por: Redação

Depois do surgimento da MSX125 e da Monkey, a Honda insiste com a nova ST125 Dax no conceito de uma moto pequena para uso urbano e recreativo, uma moto para usar e guardar em qualquer lugar, mas perfeitamente capaz de se adaptar ao trânsito atual

Texto: Pepe Burgaleta
Fotos: Jaime Olivares
Edição: Guilherme Derrico

Para os mais antigos, o nome Dax não deve ser muito algo novo. É verdade que este modelo nunca foi vendido na Espanha, além das exceções habituais dos portos francos, Canárias, Ceuta e Melilla, mas desde o seu nascimento foi uma moto bastante peculiar, que chamou a atenção pelo seu design e pelas suas dimensões menores.

A história do modelo começou em 1969, quando o importador americano da Honda solicitou uma motocicleta um pouco maior que a minibike Monkey, que havia nascido dois anos antes. Com o mesmo motor do Super Cub em cilindradas de 50 cm³ e 70 cm³ e com câmbio de três marchas.

O chassi era com uma lombada central em forma de T, mais longa embaixo e com os cabos alojados no quadro. Depois surgiram outras versões como a ST90 Mighty Dax 1972, com quadro mais rígido, motor maior e rodas de 14 polegadas.

A Nauty Dax foi projetada um ano depois para terrenos acidentados, com quatro velocidades, novo escapamento, tanque, tampas laterais, assento de dois níveis, pneus de balão e chassi tubular.

Uma versão de 50 cm³ acabou sendo criada como a original em 1995, que ficou em produção até 2003. De qualquer forma, os Dax estão ausentes do mercado europeu há mais de quatro décadas.

LEIA MAIS:

Nova Honda ST125 Dax

No entanto, a Dax 2023 é uma motocicleta completamente nova, que não compartilha em nada com suas antecessoras, fora a filosofia de sua estrutura, caracterizada por seu chassi em forma de T e, obviamente, sendo uma motocicleta pequena, embora claramente mais alta do que as demais versões já produzidas.

As rodas de 10 polegadas passaram a ser de 12, o peso seco de 65 kg aumentou para 103 kg com tanque cheio, a potência do motor dobrou, a distância entre eixos passou de 1.035 mm para 1.200 mm e o banco passou de 735 mm acima do solo para 775 mm.

Em todo caso, não deixa de ser uma motocicleta pequena, mas capaz de acomodar duas pessoas em trajetos curtos e com uma velocidade de cerca de 90 km/h, que permite um deslocamento no trânsito sem maiores problemas.

A Dax é uma moto especial, mas não é a única do gênero, pois no mercado existe uma vasta oferta deste tipo de máquina, tal como as suas irmãs Monkey e MSX125.

Alguns atributos

A Honda Dax é feita para quem já conhece o modelo e tem paixão por estilos assim, mas além disso, também pode ser considerada uma moto prática, principalmente para quem não tem muito espaço. Aliás você pode até subir de elevador e guardá-la em casa.

O aumento de tamanho trouxe consigo um funcionamento semelhante ao de uma motocicleta urbana convencional em termos de dinâmica, e as rodas de 12 polegadas têm uma boa seção que proporciona aderência, as suspensões têm curso suficiente para torná-la confortável, o assento é amplo e os benefícios são válidos para circular dentro da cidade e, do mesmo modo, até por uma estrada rural, mas fica aquém de uma autoestrada ou qualquer outra via rápida.

Na descida você pode chegar a 110 km/h, embora sua velocidade máxima no terreno plano seja de cerca de 105 km/h no marcador, e que é de 98 km/h na realidade. A propósito, o relógio de estilo clássico poderia ser revisto, pois informa apenas velocidade, nível de combustível e os três hodômetros usuais, mas pelo menos um indicador de marcha cairia bem.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Motor da Honda ST125 Dax

Seu motor de longo curso não tem as características das 125 cm, mas o que o usuário dessa moto busca é tranquilidade e prazer em pilotar, e para isso seu propulsor foi projetado, com boa resposta em baixas e uma transmissão que, embora seja realmente simples de operar, não está de acordo com os tempos atuais.

O sistema é o tradicional do Super Cub, que já vendeu mais de 100 milhões de unidades desde meados do século passado. Combina uma embreagem centrífuga, que permite engatar uma marcha com a motocicleta parada e dar partida suavemente, com seu acionamento automático quando a alavanca de câmbio é acionada.

Possui quatro relações, com ponto morto para cima e marchas para baixo, e uma alavanca de extremidade plana com calcanhar para redução de marcha.

Em princípio, tudo é simples, mas o acionamento automático é bastante rude, e ao subir de marcha funciona bem, mas ao reduzir, principalmente em baixas rotações e velocidade, como quando você está parando em um semáforo, a máquina exige mais do seu coração.

Outra peculiaridade é que de neutro, ativando a troca com o calcanhar, entra diretamente a quarta marcha.

Conclusão

O nome Dax vem do apelido de Dachshund, que é o significado alemão de cachorro salsicha, por ser longo e baixinho, e a nova versão segue fielmente o espírito do modelo original com a devida atualização, embora sua mudança ainda esteja ancorada ao passado.

É uma moto capaz de andar ao lado dos outros veículos mantendo sua distinção, mas sim, a um preço semelhante ao dos melhores scooters da categoria 125 cm³, ou seja, 4.250 euros, cerca de R$ 22.900 em conversão direta. Talvez esse seja um ponto para a Honda repensar, e para um futuro breve.

Nos vemos no próximo teste!

  • Honda ST125 Dax
Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado