QJ Motor SRT 700X
Testes

Testamos a QJ Motor SRT 700X: prós e contras da trail chinesa

10 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/07/2023
  • Por: Redação

A gama de motos de aventura da QJ Motor aumenta com o lançamento da SRT 700X, uma máquina que se destaca por seus bons equipamentos e preço acessível. Acompanhe o teste que nossos amigos da MOTOCICLISMO Espanha fizeram!

Texto: Marcos Abelenda
Fotos: MOTOCICLISMO Espanha
Edição: Guilherme Derrico

A QJ Motor desembarcou na Espanha no final do ano passado, com o Grupo Motos Bordoy sendo o responsável por esta saga. A empresa catalã continua trabalhando arduamente para a integração da marca asiática no mercado europeu, selecionando alguns modelos do extenso portfólio global da QJ, que inclui cerca de 40 motos diferentes para incorporar os que são mais adequados a cada local.

Na sua oferta inicial são sete modelos para atender três diferentes propostas – adventure, street e custom, sendo que duas destas motos destinavam-se ao segmento trail: SRT 550 e SRT 800, esta última desdobrando-se numa outra variante com a sigla X, mais orientada para off-road.

Agora a QJ Motor adiciona dois novos membros, a SRT 550X e a nova SRT 700X, a qual protagoniza este teste. O line-up chegará a 12 modelos ainda este ano com a inclusão de duas naked de 125.

O lançamento desta motocicleta gerou para nós a mesma pergunta que certamente muitos de vocês já fizeram: por que uma SRT 700X se já existe uma SRT 800X, ainda mais quando ambas são quase iguais em desempenho, peso, design e até preços?

As razões passam, por um lado, por diversificar a oferta num segmento em plena expansão como é o trail de média cilindrada, bem como para reforçar a imagem de marca.

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Uma terceira razão, que os responsáveis ​​da QJ Motor Espanha também não escondem, é experimentar e descobrir quais são os modelos que são melhor recebidos pelos motociclistas. no mercado interno.

Na verdade, como parte desse processo de tentativa e erro, verificou-se que a SRT 700X foi submetida a uma silenciosa campanha de pré-venda desde abril que teve uma resposta positiva mesmo com reservas de clientes em concessionárias sem mesmo publicar detalhes ou mostrar fotos da motocicleta. O motor da SRT 700X deriva do SRK 700 naked, embora modificado no mapa e em seu desenvolvimento.

Motorização

Passando a conhecer os detalhes técnicos da QJ Motor SRT 700X, a primeira coisa é esclarecer que o propulsor não faz parte do 550 ou do 800, mas na verdade deriva do SRK 700 naked, embora adaptado às suas aspirações de aventura com um mapa diferente de desenvolvimento de motores e engrenagens.

Trata-se de um bicilíndrico da linha DOHC de 698 cm³, refrigerado a água, com injeção eletrônica Bosch MSE 6.0 (sem mapas do motor nem controle de tração), embreagem e câmbio de 6 marchas com final de corrente.

A marca declara um desempenho de 73,5 cv e 6,7 kgf.m de torque no caso da versão “full power”, já que a 700X também está disponível em uma versão mais light digamos assim.

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Mais atributos da QJ Motor SRT 700X

A seção de motocicletas é mais pessoal, porque embora o chassi de aço multitubular e o braço oscilante curvo de braço duplo sejam semelhantes aos de outras QJs, como a SRT 800, ele foi projetado para ter mais rigidez e boa geometria.

As suspensões utilizam material Marzocchi, com garfo invertido com barras de 43 mm e monoamortecedor, ambos ajustáveis ​​tanto na pré-carga quanto na hidráulica de compressão e rebote. A SRT 700X vem de fábrica com punhos e assento aquecidos.

Os freios, por sua vez, combinam bombas QJ (radiais dianteiras) com pinças Brembo, em disco duplo dianteiro de 320 mm e traseiro de 260 mm. Não falta o sistema ABS de canal duplo Bosch 9.1M, embora sem a possibilidade de desconexão para uso em caravanas.

Algo um tanto paradoxal, pelo sobrenome X e também pelas rodas raiadas com pneus Metzeler Tourance, porém no fundo da QJ Motor expliquem que esta SRT 700X está prevista para 95% de uso em estrada e em 5% no campo.

A ausência de configurações eletrônicas no motor e nos freios é compensada nesta QJ com equipamentos padrão. Não só pela iluminação full LED e pela instrumentação com painel TFT de 5 polegadas, que inclui Bluetooth para notificar as chamadas recebidas no smartphone e, opcionalmente, controle da pressão dos pneus, mas também porque inclui tampas dos puxadores em alumínio, alavancas padrão ajustável, suporte central, barras de proteção e também punhos e banco aquecidos.

E tem mais…

O preço sugerido da SRT 700X é bastante atrativo na Espanha, sendo vendida por 8.832 euros para a versão padrão, cerca de R$ 46.900 em conversão direta, 8.499 euros na opção standard, algo em torno de R$ 45.050.

O primeiro contato com a máquina nos permite confirmar que as motos QJ Motor ultrapassam facilmente qualquer preconceito que se possa ter em relação às motos de origem asiática, com uma qualidade de acabamentos e comportamento claramente superior às chinesas que já tínhamos visto antes no mercado europeu.

Na 700X encontramos um posto de comando bem resolvido, embora um tanto particular, com pedaleiras um tanto avançadas e um guidão bastante baixo e fechado, que, embora sejam confortáveis ​​em termos gerais, também foge um pouco da configuração tradicional.

As formas ergonômicas do assento e seu acolchoamento semirrígido facilitam o alcance do solo com os pés, ainda melhor do que você imagina com base nos 825 mm declarados.

Em movimento, o bom dinamismo da QJ Motor SRT 700X esconde em grande parte seu peso de 240 quilos em ordem de marcha, embora parados e com o tanque cheio essa condição não passa despercebida, mas em ação a figura parece diminuir consideravelmente graças ao seu dinamismo.

Uma máquina equilibrada

É um conjunto verdadeiramente equilibrado, já que o a roda dianteira de 19 polegadas permite um manuseio divertido e eficaz em estradas sinuosas, mas em pistas rápidas também encontramos um desempenho interessante.

Este último se deve também ao bom trabalho das suspensões, com um garfo firme o suficiente em contraste com um amortecedor mais solto, talvez menos adequado para uma condução divertida, mas absolutamente válido para transmitir conforto em qualquer condição de estrada, mesmo naquelas que carecem de asfalto.

Como pudemos constatar nesta apresentação, devido às afinações do motor, chassis e suspensão, este conjunto poderá ter um desempenho muito bom no off-road, embora seja claramente limitado pelo curto curso da suspensão (140 mm o garfo e o amortecedor, que não teve a medida declarada), a distância ao solo correta, os pneus com pequenos pregos e a posição do guidão, que cansa significativamente os braços por ser baixo.

De qualquer forma, são detalhes que poderiam ser corrigidos sem grandes problemas com algumas modificações.

Menos críticas aos freios, já que as pinças Brembo fornecem sua conhecida precisão, mas, além disso, o cilindro mestre radial dianteiro QJ também possui um toque preciso, além de ser poderoso. Do mesmo modo, o ABS oferece uma calibração pouco intrusiva para que, mesmo em campo, consiga aliviar a impossibilidade de desconectá-lo.

Finalizando

A classificação do comportamento do motor também pontua acima do que muitos poderiam esperar de um propulsor asiático. O motor da SRT 700X oferece uma curva de potência bem elástica, diante de um nível de vibrações dentro do padrão entre os atuais dois cilindros.

A embreagem é especialmente precisa e com um toque muito suave na alavanca, algo que também pode ser aplicado à caixa de velocidades, embora nesta encontremos alguns momentos de lentidão e imprecisão numa condução mais animada.

Nesta motocicleta, talvez tenhamos perdido um torque do motor mais vigoroso nas faixas baixas e médias, para aquele rolamento forte que uma máquina de trilha de cilindrada média deve ter, porque seja pelo mapa do motor ou pelos longos desenvolvimentos da caixa de câmbio, para ir no ritmo, a SRT 700X exige que brinquemos muito com o câmbio e estiquemos as marchas até perto da linha vermelha.

Isto é, se conseguirmos visualizá-lo num painel de instrumentos completo, mas com alguns dados reduzidos, com um velocímetro muito otimista e a desconcertante mudança de fundo preto para branco em modo de apresentação automática.

Pequenos detalhes em relação a outros pontos fortes desta nova QJ, como o excelente equilíbrio dinâmico e, também, o completo equipamento de série com as mais vantajosas condições.

Até o próximo teste!

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