Honda-PCX-160_motociclismoonline.com-5
Testes

Honda PCX 160: ainda mais bonito, potente e confiável

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 28/10/2022
  • Por: Ismael Baubeta

Fomos até a cidade de Santos, no litoral paulista para conferir como se comporta o novo PCX 160, líder de vendas entre os scooters. Até setembro ele emplacou pouco mais de 27,5 mil unidades, ou seja, é um modelo estratégico para a Honda.

Neste sentido, a marca da asa se esforçou para melhorá-lo, colocar mais tecnologia, aumentar significativamente o desempenho e ainda evoluir o conforto.

Honda PCX 160: ainda mais bonito, potente e confiável

Tudo novo no Honda PCX 160

Já que era para melhorar a Honda mudou praticamente tudo no PCX 160. Para não dizer que foi tudo, guidão comandos e sistema de freio foram mantidos.

LEIA MAIS:
Yamaha XMax 300 traz design renovado e mais tecnologia
As 10 motos novas e seminovas mais pesquisadas no 3º trimestre
Voge SR4 Max: um novo maxiscooter cheio de tecnologia

O chassi do tipo monobloco foi redesenhado, ficou mais leve e ainda permitiu aumentar dois litros no espaço sob o banco, além de receber novos encaixes para as carenagens e o reposicionamento dos dois amortecedores traseiros, que agora trabalham mais na vertical, mas os 100 mm de curso nas duas rodas foi mantido.

Honda PCX 160: ainda mais bonito, potente e confiável

Na parte ciclística a Honda também decidiu mudar o tamanho da roda traseira, que agora passa a ser de 13 polegadas de diâmetro, assim foi possível utilizar os bons pneus Pirelli Diablo Scooter, mais largos e de perfil mais esportivo.

Design

O desenho e as linhas do PCX já eram muito atuais, mas a Honda conseguiu deixá-lo mais moderno. O novo boco óptico em LED, mantém a característica e distribuição das luzes DRL e faróis, mas agora um pouco mais angulosos que ocupam praticamente todo o frontal do scooter. A lanterna traseira, também em LED, manteve o design que o identifica pela traseira.

MOTOCICLISMO Scooter Catálogo 2022: clique aqui e baixe agora mesmo – é grátis!

Honda PCX 160: ainda mais bonito, potente e confiável

O painel, do tipo blackout, também está mais imponente agora ocupa todo o painel interno atrás da bolha. Ele ganhou nova angulação e está mais inclinado para melhorar sua visualização pelo piloto. Agora o porta-luvas do painel frontal está maior e nele há uma tomada USB para o carregamento de gadgets.

Honda PCX 160: ainda mais bonito, potente e confiável

Motor

A Honda deu um importante upgrade no PCX com o novo propulsor de 160 cm³ que oferece controle de tração como grande diferencial, além do desempenho bem melhor. O motor de 156,9 cm³, quatro válvulas e refrigeração líquida gera 16 cv a 8.500 rpm e 1,5 kgf.m a 6.500 rpm de potência e torque respectivamente. Se o aumento de quase 4 cv que o de 150 cm³ pode não parecer muito, o comportamento comprova a grande diferença nas acelerações e retomadas.

Honda PCX 160: ainda mais bonito, potente e confiável

As acelerações nas saídas são mais fortes e noto como alcançar os 60 e 70 km/h é mais rápido, o giro sobe rapidamente e empolga. Nas retomadas o motor também responde de forma mais contundente. A Honda trabalhou para diminuir o arrasto interno do motor, aliviando componentes e utilizando novos materiais.

Agora as versões ABS e DLX ganharam controle de tração, o que, apesar de eu não ter sentido sua atuação, é sempre bom saber que ele está lá, principalmente se você estiver rodando na chuva e em piso de baixa aderência.

Comportamento dinâmico

A dinâmica do PCX na pilotagem também melhorou significativamente. O novo chassi aliado aos novos amortecedores e pneus fazem a pilotagem mais prazerosa. A absorção dos impactos pela suspensão traseira melhorou e agora os amortecedores “conversam” melhor com o asfalto irregular, diminuindo a pancadaria na coluna do piloto.

Honda PCX 160: ainda mais bonito, potente e confiável

O PCX também está mais preciso no direcionamento e melhor para contornar curvas, independente do raio, os pneus Diablo Scooter têm grande responsabilidade no controle com excelente aderência, inclusive ajudando no conforto também.

Versões e preços do Honda PCX 160

A Honda continua a oferecer três versões, cada qual com sua cor e agora todas elas com o sistema Smart Key, que agora oferece a possibilidade de ajuste na intensidade e frequência do alarme.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

A versão de entrada é a CBS que, como o nome indica, tem sistema de freio combinado e freio a tambor na roda traseira, só está disponível na cor cinza e seu preço sugerido é de R$ 15.460. Apurei que nas concessionárias de São Paulo apurei o preço final desta versão é de R$ 18.700, já com frete e impostos inclusos.

A versão ABS é a de cor branca, e logicamente com o sistema de freio tem ABS na roda dianteira, com disco atrás. Seu preço sugerido no site é de R$ 17.000 (R$ 21.650 em São Paulo).

Por fim a versão DLX também tem assistência no freio dianteiro, sua cor é azul com detalhes bege e tem preço sugerido de R$ 17.460 (R$ 21.850).  Estas duas últimas versões também têm o controle de tração como diferencial.

Sem dúvida, o novo PCX deu um salto significativo de desempenho. Seu motor mais potente e de pegada mais temperada e a ciclística contribuem muito no bom desempenho do novo pacote técnico. Agora ele tem ainda mais atributos para seguir firmemente na liderança do segmento de scooter no Brasil.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado