Fomos até a cidade de Santos, no litoral paulista para conferir como se comporta o novo PCX 160, líder de vendas entre os scooters. Até setembro ele emplacou pouco mais de 27,5 mil unidades, ou seja, é um modelo estratégico para a Honda.
Neste sentido, a marca da asa se esforçou para melhorá-lo, colocar mais tecnologia, aumentar significativamente o desempenho e ainda evoluir o conforto.
Tudo novo no Honda PCX 160
Já que era para melhorar a Honda mudou praticamente tudo no PCX 160. Para não dizer que foi tudo, guidão comandos e sistema de freio foram mantidos.
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O chassi do tipo monobloco foi redesenhado, ficou mais leve e ainda permitiu aumentar dois litros no espaço sob o banco, além de receber novos encaixes para as carenagens e o reposicionamento dos dois amortecedores traseiros, que agora trabalham mais na vertical, mas os 100 mm de curso nas duas rodas foi mantido.
Na parte ciclística a Honda também decidiu mudar o tamanho da roda traseira, que agora passa a ser de 13 polegadas de diâmetro, assim foi possível utilizar os bons pneus Pirelli Diablo Scooter, mais largos e de perfil mais esportivo.
Design
O desenho e as linhas do PCX já eram muito atuais, mas a Honda conseguiu deixá-lo mais moderno. O novo boco óptico em LED, mantém a característica e distribuição das luzes DRL e faróis, mas agora um pouco mais angulosos que ocupam praticamente todo o frontal do scooter. A lanterna traseira, também em LED, manteve o design que o identifica pela traseira.
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O painel, do tipo blackout, também está mais imponente agora ocupa todo o painel interno atrás da bolha. Ele ganhou nova angulação e está mais inclinado para melhorar sua visualização pelo piloto. Agora o porta-luvas do painel frontal está maior e nele há uma tomada USB para o carregamento de gadgets.
Motor
A Honda deu um importante upgrade no PCX com o novo propulsor de 160 cm³ que oferece controle de tração como grande diferencial, além do desempenho bem melhor. O motor de 156,9 cm³, quatro válvulas e refrigeração líquida gera 16 cv a 8.500 rpm e 1,5 kgf.m a 6.500 rpm de potência e torque respectivamente. Se o aumento de quase 4 cv que o de 150 cm³ pode não parecer muito, o comportamento comprova a grande diferença nas acelerações e retomadas.
As acelerações nas saídas são mais fortes e noto como alcançar os 60 e 70 km/h é mais rápido, o giro sobe rapidamente e empolga. Nas retomadas o motor também responde de forma mais contundente. A Honda trabalhou para diminuir o arrasto interno do motor, aliviando componentes e utilizando novos materiais.
Agora as versões ABS e DLX ganharam controle de tração, o que, apesar de eu não ter sentido sua atuação, é sempre bom saber que ele está lá, principalmente se você estiver rodando na chuva e em piso de baixa aderência.
Comportamento dinâmico
A dinâmica do PCX na pilotagem também melhorou significativamente. O novo chassi aliado aos novos amortecedores e pneus fazem a pilotagem mais prazerosa. A absorção dos impactos pela suspensão traseira melhorou e agora os amortecedores “conversam” melhor com o asfalto irregular, diminuindo a pancadaria na coluna do piloto.
O PCX também está mais preciso no direcionamento e melhor para contornar curvas, independente do raio, os pneus Diablo Scooter têm grande responsabilidade no controle com excelente aderência, inclusive ajudando no conforto também.
Versões e preços do Honda PCX 160
A Honda continua a oferecer três versões, cada qual com sua cor e agora todas elas com o sistema Smart Key, que agora oferece a possibilidade de ajuste na intensidade e frequência do alarme.
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A versão de entrada é a CBS que, como o nome indica, tem sistema de freio combinado e freio a tambor na roda traseira, só está disponível na cor cinza e seu preço sugerido é de R$ 15.460. Apurei que nas concessionárias de São Paulo apurei o preço final desta versão é de R$ 18.700, já com frete e impostos inclusos.
A versão ABS é a de cor branca, e logicamente com o sistema de freio tem ABS na roda dianteira, com disco atrás. Seu preço sugerido no site é de R$ 17.000 (R$ 21.650 em São Paulo).
Por fim a versão DLX também tem assistência no freio dianteiro, sua cor é azul com detalhes bege e tem preço sugerido de R$ 17.460 (R$ 21.850). Estas duas últimas versões também têm o controle de tração como diferencial.
Sem dúvida, o novo PCX deu um salto significativo de desempenho. Seu motor mais potente e de pegada mais temperada e a ciclística contribuem muito no bom desempenho do novo pacote técnico. Agora ele tem ainda mais atributos para seguir firmemente na liderança do segmento de scooter no Brasil.