A Honda NXR 160 Bros é uma das motos mais vendidas do Brasil, especialmente por sua robustez, versatilidade e economia. Em novembro o modelo somou mais de 12 mil unidades emplacadas, enquanto no acumulado do ano o montante já supera as 135 mil unidades, segundo dados da Fenabrave.
Para as versões 2024 ela teve poucas atualizações e uma delas foi a renovação cromática. Ou seja, as cores mais tradicionais continuam, que são o preto e vermelho, mas contam agora com a nova opção branca, além de grafismos completamente atualizados, conferindo um visual mais moderno para a dual purpose da marca da asa.
A Honda Bros 160 é uma legítima Dual Purpose e, como usa a consagrada mecânica da famosa Honda CG 160, leva consigo a mesma fama de indestrutível da irmã mais urbana, trazendo ainda a vantagem de enfrentar qualquer caminho também fora do asfalto graças as suas suspensões de curso mais longo e aos pneus de uso misto.
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O preço público sugerido é de R$ 18.686 – base em São Paulo que não estão inclusas as despesas de frete e seguro. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem, além de sete trocas de óleo gratuitas a partir da terceira revisão.
A performance da Honda Bros 160
O desempenho do novo motor de 162,7 cm³ é bastante satisfatório, com potência máxima de 14,5 cv (14,7 com etanol) em 8.500 rpm e torque máximo de 1,46 kgf.m (1,60 com etanol) em 5.500 rpm. No nosso teste, a Bros 160 rodou 35 km/l com gasolina e 28 km/l de etanol, mas além do ganho de desempenho efetivo acima de 7.000 rpm, rodar com etanol pode gerar uma economia no seu orçamento mensal. O tanque de combustível comporta 12 litros e o peso do conjunto com o tanque cheio fica por volta de 135 kg.
Logo nos primeiros quilômetros é possível comprovar as grandes virtudes desta pequena trail: a facilidade de pilotar, a leveza do conjunto, o desempenho do motor e a eficiência do sistema de freios, com disco também na roda traseira. No trânsito da cidade ela flui muito bem e se mostra cheia de fôlego, com um desempenho que reflete em maior confiança do piloto.
O sistema de freio garante boas frenagens, com respostas imediatas e fortes, ainda mais com o freio traseiro com disco de 220 mm e pinça Nissin, que tem ótima modulação e se alia ao excelente grip dos pneus Pirelli MT60, garantindo segurança para frenagens de emergência e precisão nas frenagens no piso de terra.
Suspensões garantem o conforto da Bros 160
A posição de pilotagem é confortável e permite rodar por muitos quilômetros sem cansaço excessivo, um grande diferencial em relação à “irmã” CG 160. Mesmo com garupa, a Honda Bros 160 enfrenta com certa facilidade quaisquer solicitações no trânsito ou nos passeios fora de estrada leve, proporcionando uma pilotagem segura.
A suspensão traseira influencia muito na estabilidade da moto. Então, endurecer a suspensão ajustando a pré-carga da mola pode melhorar a estabilidade, principalmente com garupa, mas a regulagem fica na parte superior do amortecedor, sendo obrigatório levar a motocicleta a uma concessionária ou mecânico de confiança para realizar tal ajuste.
A Bros 160 é uma motocicleta prática e funcional para também ser utilizada por profissionais, inclusive a própria Honda a rotula como uma Utility On/Off, pois além das suspensões e da posição de pilotagem mais confortáveis, a Bros 160 é um upgrade perfeito para quem quer sair das tradicionais motos street como a própria CG 160 ou das YBR da Yamaha.