Testamos a quarta geração da Honda CB 500F que recebeu uma série de modificações, ficou mais moderna e ainda ganhou alguns equipamentos extras que a deixaram ainda mais eficiente.
Só de olhar para a moto você percebe que o design ficou bem mais invocado, cheia de linhas bem marcadas e ângulos mais vistosos acima de tudo.
Do mesmo modo, o farol também ganhou um formato mais agressivo e novo conjunto de LED, já o painel é do tipo blackout.
Não bastou deixá-la só mais bonita, a Honda quis melhorá-la também e as mudanças mais significativas certamente foram em sua ciclística.
Nesse sentido, na dianteira foram instaladas bengalas Showa invertidas de 41 mm de diâmetro, do tipo SFF BP, nas quais uma é responsável pelo controle hidráulico de compressão e retorno, enquanto a outra se encarrega da mola.
Elas não possuem regulagem, mas a calibragem se mostrou muito equilibrada. No conjunto da suspensão traseira a balança foi substituída por uma mais leve e mais rígida, e o amortecedor foi recalibrado, mas ainda mantém as 5 regulagens na pré-carga da mola.
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Detalhes da nova Honda CB 500F
Outra mudança importante na ciclística que a Honda introduziu, e que fez bastante diferença, foi na distribuição de peso. Dessa maneira, agora são 49,3% do peso na roda dianteira e 50,7% na traseira. A saber, na versão anterior eram 46,8% e 53,2% respectivamente.
Com mais carga na roda da frente do que na versão anterior, os engenheiros da Honda buscaram privilegiar a agilidade e maior aderência na roda dianteira. E conseguiram: a CB 500F é mais rápida para ser levada para as curvas e bem mais estável, aumentando a percepção de segurança na pilotagem.
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Freios
Outra mudança importante foi a adoção do freio duplo dianteiro com pinças radiais de quatro pistões, o que lhe garante frenagens muito mais eficientes, mais tato no acionamento e maior segurança.
O sistema ABS nas duas rodas tem funcionamento muito bom, não se mostrando exageradamente intrusivo. Em asfalto mais irregular somente o traseiro entra com mais frequência em ação.
Motor
O motor de dois cilindros paralelos, duplo comando com quatro válvulas e refrigeração líquida da CB 500F continua com as suas virtudes de economia e de pegada divertida.
Seus números de potência e torque foram mantidos 50,2 cv a 8.500 rpm e 4,54 a 7.000 rpm respectivamente, mas os ajustes no mapeamento a deixaram ainda mais esperta nas retomadas.
Este motor é bastante econômico com toda a certeza, podendo chegar a fazer quase 30 km/l, o que lhe rende uma interessante autonomia de quase 500 quilômetros, lembrando que o tanque tem 17,1 litros de capacidade.
O sistema de câmbio recebeu embreagem assistida e deslizante, equipamento que aumenta a estabilidade nas reduções bruscas, evitando o travamento da roda traseira.
Antes de mais nada, o componente também aumenta o conforto com o acionamento do manete muito mais suave. Bom equipamento para quem gosta da tocada esportiva com reduções de câmbio mais bruscas.
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Ergonomia da Honda CB 500F 2023
A posição de pilotagem é bem acertada, o corpo vai levemente inclinado para frente, as pedaleiras não são exageradamente recuadas e o guidão tem altura e largura justos.
O acento da CB 500F é relativamente baixo são 789 milímetros até o chão, o que favorece pilotos menores e até menos experiente.
Desse modo, o tanque e bancos estreitos, ajudam no encaixe das pernas para a pilotagem, assim como a alcançar com os pés no chão com mais facilidade.
Conclusão
A Honda CB 500F é uma motocicleta que me agradou bastante na utilização urbana. Ela se mostrou bastante ágil e fácil de ser controlada e direcionada no tráfego intenso e mais pesado.
Assim sendo, as suspensões se mostraram bastante eficientes na buraqueira da cidade, absorvendo muito bem as imperfeições do pavimento. Ao mesmo tempo, elas permitem muita diversão em tocada mais esportiva por estradas sinuosas.
Achei que os pneus Dunlop Sportmax dão mais confiança quando estão bem aquecidos. Frios deslizam de forma incômoda, mas basta aquecê-los para se divertir a valer.
O motor também é digno de nota, suas respostas firmes, boas retomadas, a economia e o baixo nível de vibração me agradaram bastante.
O sistema de freio também ficou muito melhor mais potente e de tato mais preciso. Sem dúvida é a mudança mais radical da motocicleta.
Os contrapontos eu diria que são o banco do garupa e o para-lama traseiro ineficiente. Em dias de chuva o garupa recebe boa parte da água espirrada pela roda.
Também senti dificuldade para amarrar uma bolsa no banco do garupa, a falta de ganchos para prender volumes complica a missão.
Sem dúvida a CB 500F é uma máquina que vale a pena ter. Embora os R$ 39.100 do preço sugerido estejam longe dos quase 20 mil da nova Honda CB 300F Twister, que seria o caminho natural na evolução dentro da marca. De fato, é uma senhora moto para quem gosta das Naked.