Líder do segmento trail no mercado brasileiro, a Honda Bros 160 recebeu mudanças interessantes para a linha 2025, como farol em LED e uma variante com ABS. Confira nossas primeiras impressões sobre a trail da Honda, que evoluiu em design e performance!
Uma das motos mais vendidas da Honda, a Bros 160 tem números que são inferiores apenas aos de suas irmãs de marca CG 160, Biz e Pop 110 ES. E para 2025, o desafio da marca é atualizar um modelo já competente, visando manter a liderança também no segmento trail.
Definitivamente essa missão não é das mais fáceis, mas neste primeiro contato já pudemos notar que a Honda foi muito feliz nas modificações feitas em um produto que já é bastante consagrado no mercado.
E para isso, o trunfo da marca foi bastante simples: escutar o seu consumidor. A fabricante destacou que fez uma pesquisa minuciosa com os atuais donos de Bros, ouvindo o que eles gostariam que fosse adotado na moto. Em resumo: os clientes já achavam que o produto era bom, ou seja, precisava ficar apenas com um visual mais atraente e ganhar novas tecnologias.
Desempenho da Honda Bros no mercado
A Honda Bros 160 é líder da categoria Trail, acumulando mais de 115 mil unidades vendidas entre janeiro e setembro de 2024. A título de comparação, sua principal concorrente, a Yamaha Crosser 150, soma cerca de 28 mil emplacamentos no período.
A Honda destaca que a Bros é popular entre homens (72%), principalmente entre 20 e 39 anos, e 47% dos compradores a escolhem como sua primeira moto. Além disso, a fabricante diz ter notado um crescente interesse feminino, que gosta da Bros por ela oferecer um assento mais fino, sendo possível que elas coloquem o pé no chão, mesmo com as suspensões de curso mais elevado do que as das motos Street, por exemplo.
Na pilotagem
A convite da Honda, MOTOCICLISMO teve o primeiro contato a Bros 160 2025 em São Luiz do Paraitinga (SP). Percorremos cerca de 150 km, com trajetos asfaltados e incursões leves em off-road. Em sua 7ª geração, a Bros 160 ganha uma versão com ABS na roda dianteira, melhorando a segurança nas frenagens.
Acima de tudo, o motor monocilíndrico de 162,7 cm³ foi atualizado para atender às normas ambientais Promot5, recebendo mudanças no sistema de injeção e no escape. A potência é levemente menor que a versão anterior, mas foi ajustada para economia de combustível. Ainda assim, ele manteve uma boa performance com 14,3 cv de e 1,45 kgf.m de torque máximo.
A suspensão foi revisada, com bengalas de 33 mm de diâmetro, proporcionando maior estabilidade e controle, um problema que era muito reportado na versão anterior da moto, que vinha com bengalas de 31 mm na dianteira. Atrás, o sistema com balança monoamortecida foi mantido, porém ele passou por uma recalibragem, ficando ainda mais eficiente.
As rodas da Bros 160 continuam raiadas e com 19 polegadas na frente e 17 atrás, calçadas com os competentes pneus Pirelli MT60 nas medidas 90/90 e 110/90, que tracionam bem tanto no asfalto quanto fora dele.
Design mais moderno
A Bros 160 recebeu um visual renovado, com linhas mais angulosas e agressivas, incluindo farol e lanterna em LED, inspirados na Tornado 300. O assento em dois níveis e o guidão mais aberto oferecem maior conforto, e as pedaleiras reposicionadas e tanque redesenhado melhoram a ergonomia. Para o garupa, as pedaleiras de alumínio com ranhuras garantem mais estabilidade.
O novo painel blackout inclui velocímetro, conta-giros, relógio e hodômetro, além de um indicador de marcha, facilitando para iniciantes. Contudo, outro recurso bacana é a estreia da tomada USB-C que, em outras palavras, permite recarga de celular sem gambiarras. Ou seja, um recurso muito importante para quem usa a moto trabalhando com aplicativos.
Conclusões sobre a Honda Bros 160 2025
Neste primeiro contato nós pudemos concluir que a Honda foi muito feliz nas mudanças apresentadas para a Bros 160 2025. Nesse sentido, a moto ganhou a desejada versão com ABS, ficou mais confortável e tem um design mais moderno. Com isso, ela segue se destacando com um interessante pacote, além de oferecer mais segurança e agilidade na tocada.
No entanto, ainda poderiam ser adicionados recursos como setas em LED e pisca alerta. Com preço de R$ 21.390 na versão ABS e R$ 20.490 na CBS, a Bros é segue como uma opção interessante para quem busca uma moto versátil e robusta, embora o valor não seja acessível para muitos. Por fim, vale muito um test-ride no modelo para que você sinta como ela está mais acertada agora na versão 2025.
Deixe seu comentário nas redes da revista MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | GoogleNews | LinkedIn | X