Honda-Bros-2025-ABS-estatica-2
Bros 160

Honda Bros 160 2025: a evolução de um best-seller

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/10/2024
  • Por: Willian Teixeira

Líder do segmento trail no mercado brasileiro, a Honda Bros 160 recebeu mudanças interessantes para a linha 2025, como farol em LED e uma variante com ABS. Confira nossas primeiras impressões sobre a trail da Honda, que evoluiu em design e performance!

Uma das motos mais vendidas da Honda, a Bros 160 tem números que são inferiores apenas aos de suas irmãs de marca CG 160, Biz e Pop 110 ES. E para 2025, o desafio da marca é atualizar um modelo já competente, visando manter a liderança também no segmento trail.

Definitivamente essa missão não é das mais fáceis, mas neste primeiro contato já pudemos notar que a Honda foi muito feliz nas modificações feitas em um produto que já é bastante consagrado no mercado.

Bros 160 tem versão com ABS para a linha 2025 (Foto: Honda)

E para isso, o trunfo da marca foi bastante simples: escutar o seu consumidor. A fabricante destacou que fez uma pesquisa minuciosa com os atuais donos de Bros, ouvindo o que eles gostariam que fosse adotado na moto. Em resumo: os clientes já achavam que o produto era bom, ou seja, precisava ficar apenas com um visual mais atraente e ganhar novas tecnologias.

Desempenho da Honda Bros no mercado

A Honda Bros 160 é líder da categoria Trail, acumulando mais de 115 mil unidades vendidas entre janeiro e setembro de 2024. A título de comparação, sua principal concorrente, a Yamaha Crosser 150, soma cerca de 28 mil emplacamentos no período.

Rolou um off-road bem leve por causa da chuva, mas já deu pra sentir que a Bros vai bem fora do asfalto (Foto: Caio Mattos/Honda)

A Honda destaca que a Bros é popular entre homens (72%), principalmente entre 20 e 39 anos, e 47% dos compradores a escolhem como sua primeira moto. Além disso, a fabricante diz ter notado um crescente interesse feminino, que gosta da Bros por ela oferecer um assento mais fino, sendo possível que elas coloquem o pé no chão, mesmo com as suspensões de curso mais elevado do que as das motos Street, por exemplo.

Na pilotagem

A convite da Honda, MOTOCICLISMO teve o primeiro contato a Bros 160 2025 em São Luiz do Paraitinga (SP). Percorremos cerca de 150 km, com trajetos asfaltados e incursões leves em off-road. Em sua 7ª geração, a Bros 160 ganha uma versão com ABS na roda dianteira, melhorando a segurança nas frenagens.

Aceleramos a Bros ABS neste ride de primeiras impressões, na região de São Luiz do Paraitinga (SP) (Foto: Caio Mattos/Honda)

Acima de tudo, o motor monocilíndrico de 162,7 cm³ foi atualizado para atender às normas ambientais Promot5, recebendo mudanças no sistema de injeção e no escape. A potência é levemente menor que a versão anterior, mas foi ajustada para economia de combustível. Ainda assim, ele manteve uma boa performance com 14,3 cv de e 1,45 kgf.m de torque máximo.

Pintura vermelha é a única disponível para as duas versões da Bros: ABS e CBS (Foto: Honda)

A suspensão foi revisada, com bengalas de 33 mm de diâmetro, proporcionando maior estabilidade e controle, um problema que era muito reportado na versão anterior da moto, que vinha com bengalas de 31 mm na dianteira. Atrás, o sistema com balança monoamortecida foi mantido, porém ele passou por uma recalibragem, ficando ainda mais eficiente.

Na estrada, painel da Bros acusou consumo médio de 40 km/l. Detalhe: piloto pesado, com meros 125 kg (Foto: Honda)

As rodas da Bros 160 continuam raiadas e com 19 polegadas na frente e 17 atrás, calçadas com os competentes pneus Pirelli MT60 nas medidas 90/90 e 110/90, que tracionam bem tanto no asfalto quanto fora dele. 

Design mais moderno

A Bros 160 recebeu um visual renovado, com linhas mais angulosas e agressivas, incluindo farol e lanterna em LED, inspirados na Tornado 300. O assento em dois níveis e o guidão mais aberto oferecem maior conforto, e as pedaleiras reposicionadas e tanque redesenhado melhoram a ergonomia. Para o garupa, as pedaleiras de alumínio com ranhuras garantem mais estabilidade.

Farol e lanterna são em LED e seguem visual da Tornado; setas ainda são halógenas (Foto: Honda)

O novo painel blackout inclui velocímetro, conta-giros, relógio e hodômetro, além de um indicador de marcha, facilitando para iniciantes. Contudo, outro recurso bacana é a estreia da tomada USB-C que, em outras palavras, permite recarga de celular sem gambiarras. Ou seja, um recurso muito importante para quem usa a moto trabalhando com aplicativos.

Painel blackout e com computador de bordo facilita a tocada (Foto: Honda)

Conclusões sobre a Honda Bros 160 2025

Neste primeiro contato nós pudemos concluir que a Honda foi muito feliz nas mudanças apresentadas para a Bros 160 2025. Nesse sentido, a moto ganhou a desejada versão com ABS, ficou mais confortável e tem um design mais moderno. Com isso, ela segue se destacando com um interessante pacote, além de oferecer mais segurança e agilidade na tocada.

Opção com freios combinados (CBS) segue em linha, nas cores vermelha e preta (Foto: Honda)

No entanto, ainda poderiam ser adicionados recursos como setas em LED e pisca alerta. Com preço de R$ 21.390 na versão ABS e R$ 20.490 na CBS, a Bros é segue como uma opção interessante para quem busca uma moto versátil e robusta, embora o valor não seja acessível para muitos. Por fim, vale muito um test-ride no modelo para que você sinta como ela está mais acertada agora na versão 2025.

Deixe seu comentário nas redes da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | GoogleNews | LinkedIn | X

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado