A Honda Biz 110i e a Honda Biz 125 são duas irmãs muito semelhantes ao olhar, mas quando você monta nelas e sai rodando as diferenças ficam mais evidentes.
A Honda Biz 110i e a Honda Biz 125 não brigam entre si, pois apesar da mesma proposta de praticidade e economia que ambas oferecem, o desempenho as diferencia.
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Para quem procura simplesmente um veículo para as correrias diárias com agilidade e economia a Biz 110i é a preferida por ser mais simples e despojada, e principalmente, por ser mais econômica. A Biz 125 já encanta pela sofisticação das cores, das rodas de liga leve e da tecnologia Flex do motor, sendo a melhor escolha para quem enfrenta vias rápidas ou anda frequentemente com garupa.
Biz 110i
O conjunto mecânico, ou seja, kit de carenagens, motor, chassi e suspensão traseira são as mesmas, mas as semelhanças acabam por ai. O motor monocilíndrico da Biz 110i tem exatos 109,1 cm³ e vem equipado com injeção eletrônica de combustível adequada apenas para gasolina, e entrega 8,33 cv de potência máxima a 7.250 rpm e o torque máximo de 0,89 kgf.m chega nas 5.500 rpm. A princípio você pode achar que há pouca potência disponível para enfrentar as vias rápidas do trânsito frenético, mas com peso de 97 kg, a Biz 110i roda com ótima desenvoltura e não fica para trás.
Para o teste de consumo na cidade saí com o tanque de combustível de 5,1 litros completo e rodando só na ponta do acelerador, o suficiente para acompanhar o fluxo do trânsito sem atrapalhar, percorri um percurso de 58 km, e ao mandar completar novamente o tanque, acredite, apenas 0,8 litros entraram, comprovando um consumo de 70 km/l. Ao rodar um pouco mais agressivamente, esticando as marchas com a mão no máximo de acelerador, a média ficou em 55 km/l. A velocidade máxima travou em 105 km/h, mais que suficientes para rodar por quaisquer cantos da cidade.
Dentre as principais diferenças em relação à irmã de 125 cilindradas está o sistema de freio combinado CBS, que, no caso da Biz 110i, é a tambor, e se mostrou adequado o suficiente para a proposta urbana do pequeno CUB. Ao montar você já nota logo de cara o painel analógico com um grande velocímetro, marcador de nível de combustível e a super útil luz de modo econômico. Outro diferencial importante são as rodas raiadas com aros de aço, porém montadas com os mesmos pneus Levorin da irmã maior, e que, diga-se de passagem, mostraram uma ótima performance tanto no seco como na chuva.
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Há outros pequenos detalhes diferentes na Biz 110i como o pedal de marchas e uma pequena proteção para a tampa direita do motor, fixada no lado direito da moto junto ao pedal do freio. A Biz 110i também vem equipada com uma tomada 12V no porta objetos embaixo do assento para recarregar equipamentos eletrônicos. Vale lembrar que o porta objetos comporta um capacete fechado convencional, ou seja, aqueles com o casco maior e com defletores aerodinâmicos não cabem. A Honda Biz 110i está disponível nas cores prata metálico, branco e vermelho, todas com preço de R$ 11.000.
Biz 125
Apesar de ser equipada com o mesmo motor monocilíndrico, a Biz 125 tem, além da maior capacidade volumétrica, maior tecnologia embarcada por conta da injeção de combustível Flex, que aceita gasolina e etanol.
O motor da Biz 125 entrega 9,2 vc a 7.500 rpm e torque máximo de 1,04 a 3.500 rpm, o que proporciona melhor desenvoltura em meio ao trânsito, principalmente para quem roda frequentemente com garupa. Os testes de consumo da Biz 125 foram um pouco mais exigentes, pois decidi fazer também um teste de consumo na estrada para avaliar o desempenho da máquina neste ambiente, abastecida com os dois tipos de combustível.
O teste de estrada foi feito na Rodovia dos Imigrantes, que tem longas retas, e também na Rodovia Rio-Santos, que tem trechos com subidas íngremes e muitas curvas. E a pequena Biz 125 não decepcionou, cravando 132 km/h de velocidade final abastecida com etanol e 125 km/h abastecida com gasolina. Na estrada, com o acelerador totalmente aberto para manter a velocidade acima de 100 km/h, a média de consumo ficou na casa dos 30 km/l com gasolina e 20 km/l com etanol, porém, com o combustível vegetal ela tem uma melhor desenvoltura, mantendo velocidades acima de 100 km/h numa boa, enquanto na gasolina ela sofre para ficar acima de 100 km/h.
Quantos litros é o tanque da Biz 125?
No etanol ela mantém fácil 110 km/h, mas na gasolina ela trava nos 90 e demora para atingir a velocidade final, ou seja, abastecida com etanol a pequena Biz 125 fica um pouco mais endiabrada, mas o consumo cai drasticamente, e por conta do pequeno tanque com 5,1 litros de capacidade é bastante prudente ficar ligado na distância entre os postos para abastecimento, pois dependendo da conduta do piloto ela não consegue rodar mais de 100 km na estrada.
Na cidade o consumo fica bem próximo da irmã menor, mas ainda é bastante satisfatório, atingindo a marca de 60 km/l rodando numa boa e 45 km/l acelerando forte nas arrancadas nos semáforos. Ao rodar com garupa a Biz 125 tem mais fôlego e não chega a sofrer para circular em meio ao trânsito, mas o consumo caiu para 40 km/l, sempre na gasolina. Com etanol as coisas ficam bem diferentes, e a média de consumo na cidade ficou na casa dos 40 km/l rodando bem na boa e 35 km/l acelerando forte ou com garupa.
Grande diferencial a favor do desempenho é o forte freio à disco dianteiro, que proporciona frenagens bem mais seguras, com menor espaço e menor esforço na alavanca do freio. A Biz 125 também conta com o sistema de freios combinados, que distribui a frenagem entre as rodas, quando o pedal do freio traseiro é acionado, o freio dianteiro também entra em ação com menos atuação.
Ao montar na Biz 125 já se nota logo de cara o belo painel totalmente digital tipo Black out, que ao ligar o contato dá as boas vindas ao piloto com um HELLO. Apesar de digital, o painel é simples de informações, mas conta com velocímetro, hodômetro total e dois parciais, marcador de nível de combustível, relógio e a importante luz do modo de economia na tocada. Esta luz de economia se mantém acesa até 80 km/h quando você pilota na ponta do acelerador e ele ajuda bastante a manter altas médias de consumo.
A Biz 125 se diferencia da irmã Biz 110i pela sofisticação das cores e das rodas de liga leve. As cores disponíveis para a Biz 125 são prata fosco metálico, vermelho, branco com azul e a elegante branco com marrom, que na minha opinião deveria se chamar beje metálico. A Honda Biz 125 também conta com a útil tomada 12V embaixo do banco e com a garantia Honda de 3 anos com troca de óleo Pro Honda gratuitamente em 7 revisões, após a terceira revisão.
Fáceis de pilotar, compactas, ágeis e super econômicas, as Honda Biz são uma excelente companheira para as correrias do dia a dia. A posição de pilotagem é neutra e agradável e o espaço para a garupa é amplo e ainda conta com alças para segurar. Se você roda exclusivamente na cidade, a Biz 110i é a melhor opção quando se pensa primordialmente em economia de combustível, pois sua desenvoltura no trânsito não deixa a desejar, nem frente a motos de maior cilindrada, acompanhando o fluxo com maestria. A Biz 125 é a melhor escolha para quem faz os corres na cidade, mas eventualmente leva uma garupa ou encara uma estrada. As Honda Biz são verdadeiras sovinas quando o assunto é gasto de combustível, mas neste caso, trata-se de uma grande virtude.
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