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Testes

Harley-Davidson Sportster 1250 S tem pegada de muscle bike

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/04/2023
  • Por: Alexandre Nogueira

A nova Harley-Davidson Sportster 1250 S inaugura uma nova era na marca americana, com produtos revolucionários e cheios de tecnologia eletrônica embarcada, sem perder a alma e o forte legado que a marca carrega.

Já testamos a Sportster 1250 S no evento de apresentação da novidade que aconteceu na concessionária Harley-Davidson Auto Star, na Marginal Pinheiros, em São Paulo, e pude ter as minhas primeiras impressões dela.

Logo de cara dá para comprovar que trata-se de uma motocicleta Sport Custom totalmente nova construída na plataforma Revolution Max e que estabelece um novo padrão de performance para a linha Sportster, idealizada para proporcionar uma experiência de pilotagem emocionante e prazerosa.

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O motor Revolution Max 1250T V-Twin de 121 cavalos de potência coloca o piloto da Sportster S no comando de um torque implacável e bem gerenciável. O torque máximo de 13 kgf.m chega logo nas 6.000 rpm e proporciona uma tocada bastante divertida com arrancadas alucinantes e retomadas estonteantes até mesmo em sexta e última marcha. O chassi rígido e leve e a suspensão premium proporcionam uma pilotagem fácil, responsiva e intuitiva. A Sportster 1250 S oferece potência e desempenho extraordinários ao afundar a mão no acelerador em qualquer marcha. Interessante é que a potência chega de forma suave e a entrega é plana em todo arco de rotações, e a faixa de corte é quase lá nas 10.000 rpm, algo inusitado para um motor de arquitetura em “V”, que normalmente é de baixa rotação.

O acerto das suspensões é bem firme e o curso é tão pequeno quanto o de uma moto de corrida, mas não chega a incomodar. Na dianteira um garfo invertido SHOWA de 43 mm e na traseira um amortecedor SHOWA Piggyback. A suspensão traseira possui ajuste hidráulico de pré-carga usando um conveniente manípulo localizado no lado esquerdo da motocicleta. Rodas leves de alumínio fundido com design de cinco raios alternados são calçadas com pneus largos Dunlop Harley-Davidson Série GT503. O sistema de frenagem é da italiana Brembo e produz excelente desempenho tanto para o passeo na cidade como na tocada agressiva. Na dianteira uma nova pinça Brembo radial monobloco de quatro pistões e um disco de 320 mm de diâmetro, e na traseira uma pinça Brembo de dois pistões e disco de 260 mm de diâmetro. O banco solo já mostra que ela foi feita apenas para o piloto, mas há diversos acessórios desenvolvidos exclusivamente para a Sportster e um kit para garupa está disponível, e com certeza com garupa as suspensões serão bastante limitadas e mais apropriadas para estradas de bom asfalto.

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A posição de pilotagem é pouco inclinada à frente, com os pés pouco avançados, e o guidão baixo tem uma pegada que me deu uma sensação de muito bem engajado com a moto, sentindo bastante confiança para dominar a fera de 121 cv sem esforço. O assento é confortável e o painel é uma tela TFT redonda de 4,0 polegadas de diâmetro que exibe toda a instrumentação e infotainment gerados através de conexão Bluetooth® com o dispositivo móvel e fone de ouvido do capacete do motociclista, incluindo música, chamadas recebidas e efetuadas e navegação, fornecida pelo aplicativo Harley-Davidson®. A iluminação totalmente em LED inclui um farol de LED Daymaker Signature com um formato oval que adiciona estilo à dianteira e identifica o modelo Sportster® S para outros motociclistas e motoristas. A Sportster 1250 S traz um pacote eletrônico de última geração com ABS e controle de tração aptos para curvas, controle de derrapagem para curvas e cinco modos de pilotagem, o Road, o Sport, o Rain e mais dois modos configuráveis conforme as preferências do piloto.

A Sportster 1250 S é pré-conectada para acessórios de aquecimento das manoplas para maior conforto em clima frio e está equipada com dois pontos de energia dedicados para equipamentos de pilotagem aquecidos (manoplas aquecidas e equipamento de pilotagem/vestuário aquecidos, cada um vendido separadamente), além de uma entrada USB-C para carregar um telefone ou outro dispositivo. Um sensor externo de temperatura ambiente e um aviso de baixa temperatura na tela alertam o motociclista sobre mudanças nas condições. O controle de velocidade de cruzeiro e chave por aproximação são equipamentos de série. O tanque de combustível de aço comporta 11,8 litros, permitindo uma autonomia de pouco mais de 200 km rodando como um bom cidadão civilizado que respeita os limites de velocidade impostos pela legislação de trânsito, ou seja, bem na manha.

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De perfil, a Sportster 1250 S é baixa e vigorosa. O tanque de combustível e a seção traseira emolduram o motor como a peça central predominante da motocicleta. O enorme pneu dianteiro remete à extremidade frontal sem para-lamas de uma bobber clássica, enquanto na parte traseira, o escapamento alto e o assento solo compacto são inspirados na Harley-Davidson XR750. Os grossos garfos invertidos e os pneus de perfil largo denotam uma moto esportiva de alto desempenho. O peso total em ordem de marcha é de 228 kg.

O motor é realçado com um acabamento Chocolate Satin nas tampas de magnésio. Texturas, cores, acabamentos e detalhes foram especialmente selecionados para dar à Sportster 1250 S o visual de uma moto totalmente personalizada. Faça um test ride em qualquer concessionária da marca e surpreenda-se com o novo jeito de ser das máquinas da mais famosa marca americana. A Sportster 1250 S já está disponível nas concessionárias Harley-Davidson na cor Vivid Black por R$ 125.800 e nas cores Bright Billiard Blue, Gray Haze e White Sand Pearl por R$ 128.800.

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