O Honda ADV é um scooter aventureiro cheio de personalidade que inaugura uma nova tendência no segmento.
O Honda ADV tem um design imponente, com iluminação total LED, para-brisa ajustável, guidão cônico e painel 100% digital com computador de bordo. O preço público sugerido para as cores prata metálico ou vermelha é de R$ 22.660 sem incluir o frete.
Conjunto mecânico consagrado
O Honda ADV utiliza a já bastante consagrada base mecânica do irmão urbano PCX 150, um motor monocilíndrico de 149,3 cm³, refrigerado a líquido, com injeção eletrônica e sistema Idling Stop, que desliga o motor em paradas prolongadas para economizar combustível.
Este motor rende 13,2 cv de potência a 8.500 rpm e 1,38 kgf.mm de torque em 5.000 rpm e toda essa força é entregue a um câmbio CVT muito bem acertado, que proporciona rápidas arrancadas e muita suavidade na condução.
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O tanque de combustível comporta 8 litros, e durante meus testes na cidade consegui um consumo médio na casa dos 50 km/l, rodando numa boa e não ultrapassando 1/3 do curso do acelerador, o que foi mais que suficiente para enfrentar o corre da cidade.
Na estrada tudo vai depender da sua pressa, pois nos meus testes de estrada consegui até 60 km/l rodando a 80 km/h num trecho plano, porém acelerando tudo para manter os 105 km/h limitados pela eletrônica o painel digital mostrava 30 km/l no consumo instantâneo do computador de bordo.
Suspensões reforçadas no Honda ADV 150
Por conta das novas suspensões, rodas e pneus, o comportamento dinâmico do Honda ADV é mais aprimorado e proporciona um rodar mais eficiente e de melhor qualidade do que o PCX. É claro que a faceta off-road que o estilo inspira, na prática não é tão eficaz, mas por outro lado o conjunto ficou excelente para encarar o dia a dia na cidade.
A nova suspensão dianteira Showa é mais larga que a do PCX por conta do aro de 14 polegadas ser mais largo para comportar o novo pneu Metzeler Tourance 110/80 de perfil aventureiro.
Na traseira dois novos amortecedores Showa com molas progressivas de três estágios e reservatório de óleo melhoram a eficiência em condições mais severas.
As novas suspensões trouxeram maior progressividade, equilíbrio e conforto ao conjunto e é bastante perceptível que o ADV é mais firme que o PCX quando passa por imperfeições do piso. A roda traseira diminui de tamanho e passa a ter 13 polegadas para comportar o novo pneu Tourance 130/70, mais alto.
Os pneus são o protagonista da obra
Os pneus são o grande protagonista do apelo aventureiro do Honda ADV, e eles garantem maior segurança na tocada. Mesmo que você faça uso da máquina apenas no ambiente urbano, o perfil aventureiro dos pneus tem melhor eficiência nos dias de chuva, então você pilota com muito mais confiança nessa condição.
Se você quiser dar uma esticada fora da cidade no final de semana, o Honda ADV está pronto para uma incursão de leve por estradas de terra para chegar naquela prainha escondida ou no sítio com aquela casinha rústica para curtir o inverno.
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O sistema de freios com disco dianteiro e traseiro é bastante poderoso para o tamanho da máquina e ainda mais auxiliado pelo sistema ABS apenas na roda dianteira, você tem garantia de ótimas frenagens no asfalto nos dias de chuva e controle de força na medida certa para a terra.
Fiz o teste de frenagem com toda a força na alavanca do freio dianteiro e pude comprovar a perfeita eficiência do sistema ABS nos dois ambientes de rodagem, e na terra, principalmente, você realmente fica livre da insegurança dos escorregões da dianteira por causa da frenagem, então essa confiabilidade na máquina proporciona uma tocada mais segura e portanto mais relaxada.
Gostei demais da estabilidade do ADV 150 e tenho certeza que os pneus me deram a confiança necessária para enfrentar terrenos acidentados, empoeirados ou com cascalho, e que me faz sentir seguro o suficiente para uma tocada mais agressiva naquela escapada da rodovia.
No asfalto, os Metzeler Tourance são particularmente eficazes no molhado, e ainda aliados ao ABS dianteiro certamente você tem uma tocada bastante segura.
Cockpit bem equipado
É indiscutível que bons acessórios agregam valor, não só ao produto, mas também quanto à percepção do piloto , por isso o Honda ADV tem o cockpit bem equipado e sofisticado para ampliar a qualidade do passeio e torná-lo ainda mais prazeroso.
O painel do ADV é totalmente digital tipo Blackout e achei que a visualização é bem melhor do que o LCD padrão. O pacote de informações é bem completo e conta com odômetros total e parciais, marcador de combustível, horas e data, barra de economia de combustível e o conveniente computador de bordo com consumo médio e instantâneo.
Muito legal é a solução da marca da asa para as luzes de advertência que ficam em um painel separado logo abaixo do LCD.
O para-brisa tem duas posições, a posição fechada que agrega esportividade e a posição mais alta que é feita puxando dois botões nas laterais do acessório, obrigando o piloto prudente a fazer a regulagem com a máquina parada.
Na parte superior esquerda da carenagem frontal há um pequeno compartimento com tomada USB para recarregar periféricos eletrônicos. A chave é por sensor de presença. O guidão cônico é regulável como nas motos.
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O Honda ADV é surpreendente, com seu visual único e sua incrível combinação de operação fácil, intuitiva e impecável, e com uma qualidade do passeio incomparável na categoria. Ele ainda pode te dar a liberdade de fazer da vida uma aventura.
O Honda ADV dá nova vida à categoria dos scooters, quase sempre previsível. Eu quero um desse prata metálico para ir dar uma olhada na praia, afinal a minha rua é de terra.