A Harley-Davidson Ultra Limited é uma verdadeira bagger transatlântica e não há um nível mais elevado de luxo quando o assunto é viagem sobre duas rodas.
É impossível não ceder ao encanto do conforto da Ultra Limited e praticamente não há nada que possa tornar o passeio ainda melhor e com maior satisfação e espírito de liberdade.
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Esta versão 2021 chega com um visual mais sóbrio e agressivo com os acessórios em preto, e um pacote de mimos para proporcionar ainda mais conforto para o piloto e a garupa. O motor de dois cilindros em V de 114 polegadas cúbicas, ou 1.868 cilindradas, entrega um ótimo desempenho com um funcionamento mais suave e com menor índice de vibrações. Os cabeçotes são equipados com quatro válvulas, daí o nome Milwaukee Eight. Aprimoramentos no acerto da injeção eletrônica suavizaram o funcionamento do conjunto elevando o pico de torque para 16,6 kgf.m a 3.000 rpm e a cavalaria não declarada pela fábrica deve ficar em torno de 90 cv de potência.
Os engates do câmbio de seis marchas ainda são duros, porém, estão mais precisos e ao engatar a primeira marcha não se sente mais aquele tranco característico. Um acelerador eletrônico gerencia a injeção de combustível e disponibiliza controle de tração e piloto automático. Com o piloto automático ligado a 100 km/h na estrada consegui anotar um consumo de 18 quilômetros com um litro de gasolina e foi incrível perceber como o motor atende melhor em baixas rotações, pois, consegui rodar numa serrinha com curvas em subidas que permitiram 60 km/h em quarta marcha a meros 2.500 rpm sem solavancos e com a trepidação do motor numa batida gostosa e sem esforço, sem incomodar, desfilando só com a ponta do leve acelerador.
Infelizmente não se pode dizer o mesmo quando o assunto é encarar o trânsito da cidade, pois, mesmo sem ficar parado numa fila de carros, ela cansa bastante pelo peso de 416 kg abastecida e pelos comandos pesados, tanto de embreagem como de freio, onde é preciso apertar centenas de vezes a alavanca da embreagem e até mesmo segurá-la por minutos seguidos, num exercício digno de halterofilista, ótimo para o antebraço.
Ainda incomoda o calor vindo do lado direito onde passam os escapamentos, particularmente na Ultra por causa da proteção aerodinâmica da carenagem inferior que tem duas janelas escamoteáveis que podem ser abertas nos dias de calor ou fechadas nos dias de frio, e funcionam muito bem nas viagens com temperaturas abaixo dos 15 graus ou nos dias de chuva. A carenagem frontal Batwing conta com abas reguláveis nas laterais que desviam o vento ou a chuva e protegem ainda mais o piloto das turbulências e a garupa, que diga-se de passagem, vai montada num delicioso assento com descansa braço que faz os melhores carros morrerem de inveja.
O sistema de infotainment apresenta todas as informações em uma tela touchscreen colorida com comandos também através dos punhos do guidão. Um sistema inteligente de velocidade ajusta o volume do som quando se diminui a velocidade para estacionar por exemplo. GPS, Bluetooth e entrada USB fazem parte do pacote.
A suspensão dianteira foi reforçada com válvulas e cartuchos maiores e mostrou maior progressividade no funcionamento. Os freios Brembo Reflex não decepcionaram levando-se em conta os mais de 400 kg do conjunto, o ABS está muito bem calibrado e nem é possível notar ele atuando. Um regulador de pressão determina a quantidade de força para cada roda, independente da força que o condutor faça nos comandos, ajudando bastante nos dias de chuva já que o grip dos pneus não é dos melhores nesta condição e exige bastante cautela.
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Conforto e recursos a Ultra Limited tem de sobra, o painel de instrumentos tem dois mostradores analógicos, de velocímetro e contagiros, e ainda um pequeno visor LCD com posição de marcha, odômetros e até indicador de pressão dos pneus. A tela TFT colorida sensível ao toque mesmo com luvas tem sistema Infotainment Boom! Box GTS com conexão Bluetooth, sistema de navegação e quatro auto falantes de alta definição.
As manoplas aquecidas com seis níveis são as melhores que já experimentei e as plataformas para os pés do piloto e garupa garantem conforto extra. A iluminação é total LED, os três baús contam com acabamento acarpetado e a ignição se dá por uma chave com sensor de presença.
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O visual é chocante com o acabamento total black que encanta os olhos de qualquer ser humano, independente de idade, crenças ou classe. A Harley-Davidson Ultra Limited custa R$ 144.699.