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Harley-Davidson Street Glide: muito mais apetite de asfalto

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 27/07/2024
  • Por: Ismael Baubeta

A nova Harley-Davidson Street Glide é excitante, ela recebeu muitas melhorias e aprimoramentos que a deixaram muito mais prazerosa de se pilotar, mas os R$ 175.500 do preço ainda a tornam uma moto para poucos

Fotos: Gustavo Epifanio

A Harley Davidson Street Glide é uma moto de corpo e espírito exuberantes. Basta se aproximar dela para sentir a essência da marca norte-americana que é um ícone internacional para quem quer conquistar as estradas, mas se você for solteiro pode inclusive ajudar a chamar a atenção da mulherada que gosta de motos.

Desenho chamativo

O design é bastante moderno e teve a eficiência aerodinâmica melhorada através de túnel de vento melhorando assim a proteção e penetração aerodinâmica. A carenagem frontal recebeu dois enormes LED horizontais ladeando o farol por quase toda a carenagem e que funcionam como DRL e assinam a motocicleta. Também recebeu uma pequena moldura em LED em sua base valorizando a motocicleta com esse detalhe.

Atrás a lanterna é dupla na vertical onde as duas estão entre o para-lama e os alforges, que tiveram sua capacidade aumentadas, ficando mais largos na parte da frente. O nível de acabamento foi cuidado nos mínimos detalhes e estão por toda a motocicleta, dos punhos ao bocal do tanque passando pela pintura que nesta versão em preto ficou extremamente sóbria.

Subir na Street Glide é fácil e a posição de pilotagem também foi revista tornando-a ainda mais confortável para pilotar por muitos quilômetros. Os mais baixos talvez tenham dificuldade nas manobras de esterço total do guidão, mas a prática é a melhor forma para se acostumar aos 386 quilos da moto. Peso, que por sinal só é percebido nas manobras em baixa velocidade e de estacionamento, porque uma vez em movimento colocá-la nas curvas é muito natural e não exige esforço.

Muitas mudanças

A versão 2024 da Street Glide teve muitas modificações, do chassi com suas novas suspensões (mais parrudas), na aerodinâmica e no peso, onde os engenheiros norte-americanos conseguiram reduzir oito quilos no total.

O seu coração também foi melhorado, o motor de 1.923 cm³, dois cilindros em V e refrigeração líquida nos cabeçotes é o célebre Milwaukee-Eight 117 e que nessa versão deriva da linha CVO 2023, porém melhorado e ainda mais instigante mais potente e torcudo, graças aos novos cabeçotes, caixa de ar 50% maior e a taxa de compressão aumentada.

A pulsação continua brutal se você assim se dispuser a pilotar, já que os 18,05 kgf.m de torque máximo estão disponíveis a 3.300 rpm, basta ameaçar o acelerador para você sentir a patada. Bastou ligar o motor para sentir o movimento dos pistões, aciono a embreagem, que no trânsito urbano chega a ser cansativa pela força que exige no acionamento, e ao engatar a primeira marcha o tradicional “clank” da conta que foi engatada. Ao sair a vibração da marcha lenta diminui muito e o passeio passa a ser suave.

Eletrônica

A eletrônica contempla três modos de pilotagem, Rain, Road e Sport os quais têm determinados os parâmetros do controle de tração, freio-motor, ABS (combinado e aprimorado para curvas), controle de arrasto de torque para curvas de acordo com o modo selecionado.

Se no modo Rain o motor acelera com parcimônia para aumentar a segurança em situação de baixa aderência ficando dócil quase demais. No modo Road ele entusiasma mais e, sem dúvida entrega as melhores respostas para pilotar no trânsito urbano. O modo Sport deixa a sensibilidade do acelerador tão imediata que até parece que você é braço duro de tantas cabeçadas nas acelerações e reacelerações. Mas se você estiver com pista livre adiante e espaço para sentir a patada aí sim dá para descolar a capa do asfalto. Ele empurra muito e as retomadas são fortes e decididas!

Consumo da Harley-Davidson Street Glide

Esse motorzão de quase dois litros de capacidade é beberrão. Na cidade o painel de consumo marcou entre 13 e 15 km/l, rodando numa boa sem fazer aquelas arrancadas que o motor sugere. Se você fizer questão de fazer, certamente vai ver o consumo ficar na casa de um dígito. De todos os modos, com os 22,7 litros de capacidade do tanque sua autonomia, segundo a fábrica pode passar dos 370 quilômetros, certamente em condições de temperamento e emoção controlados.

Suspensões e freios

A ciclística desta Harley da família Grand American Touring merece elogios, mas também alguma crítica. Elogio pelo bom funcionamento na estrada onde mantém a moto nos trilhos nas curvas e frenagens, a crítica fica por conta da rodagem na cidade, onde nos buracos e solavancos, tão comuns na cidade de São Paulo, ela castiga o piloto.

Depois de atingir várias vezes o final de curso na traseira, ajustei a pré-carga da mola pelo manípulo e a situação melhorou, mas não 100%, depois disso ainda sentimos algumas pancadas, porém menos frequentes. Embora a dianteira também tenha sofrido com algumas pancadas, não foi recorrente, as bengalas de 49 mm de diâmetro suportam bem os 368 quilos no pavimento ruim.

O sistema de freios funciona muito bem. O ABS tem função combinada eletrônica entre os dois canais a partir dos 40 km/h, com o ajuste do modo de pilotagem no modo Sport, assim como o acelerador, os freios também respondem de forma bastante abrupta, ao menor toque do pedal de freio traseiro a instantaneidade da pegada chama a atenção, principalmente no trânsito urbano em média e baixa velocidade.

Outo componente que ajuda na agilidade da Steet Glide são as rodas de 19 polegadas na dianteira e 18 na traseira. Elas calçam pneus que são, digamos “normais”, não muito largos, sendo 130/60 e 180/55 respectivamente. Essas gomas Dunlop transmitem bastante segurança na pilotagem e permitem excelente nível de diversão nas curvas.

A etiqueta de preço da Harley Street Glide é de R$ 175.500 (mais frete) o que não é pouco. Mas pelo que a moto oferece e a marca significa para muitos motociclistas pode valer a pena. Há cinco opções de cores para seduzir quem pretende viver a estrada com muito estilo e desempenho sobre uma dessas.

Ponto de vista

Não é de hoje que a Harley-Davidson está focada em modelos mais elaborados, exclusivos e mais caros também, uma política que começou com o projeto Rushmore, onde as motocicletas Touring da marca começaram a receber melhorias em todos os quesitos, design mais moderno, mais potência e torque, freios melhores, e até o pacote do infoentretenimento mais abrangente. Isso tornou a família Grand American Tourer muito melhor dinamicamente e mais cara.

As seguidas melhorias introduzidas nas motos da Harley realmente tornaram-as mais interessantes de se pilotar. Mas isso tem seu preço, e elas ficaram ainda mais exclusivas. Afinal os R$ 175.500 da etiqueta, realmente é para quem pode.

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