A Harley-Davidson Road King Special tem atributos sensoriais para seduzir pelo visual e pelas sensações que é capaz de causar na pilotagem. Ou seja, ela definitivamente é uma moto que encanta os olhos e também mexe bastante com nosso coração!
Se você pensar em motos do segmento custom, provavelmente a primeira marca que virá a sua cabeça é a Harley-Davidson, pelo menos comigo é assim, e a Road King Special é daquelas motos que chamam a atenção não só pelo aspecto visual, mas principalmente pelo sensorial, isso se você estiver com sorte, esclareço, sentado sobre ela e aos mandos de seu guidão.
A Road King Special é um ícone da Harley-Davidson e depois de sua renovação mantém as principais características que a melhoraram mecânica e ciclísticamente. O design impressiona quem a vê, e a pegada do motor e sua estabilidade seduzem quem a pilota com sensações muito prazerosas.
Exuberante é um adjetivo que cabe bem na Road King Special. Seu porte e a beleza de suas linhas agora foram realçados com o preto brilhante. A maioria dos detalhes é em tom escuro e esta versão totalmente na cor preta, chama a atenção de qualquer ser humano. O cromado foi deixado de lado, mas o primor na qualidade da pintura mantém o padrão reconhecido da marca. A versão 2022 ganhou ainda: assistente de partida em rampa (HHC) e sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).
Harley-Davidson Road King Special: a patada de Milwaukee
O motor que empurra a Road King Special é o Milwaukee Eight 114, um enorme V2 de oito válvulas e refrigeração a ar, com capacidade volumétrica de 1.868 cm³ e impressionantes 16,1 kgf.m de torque máximo, integralmente transferidos para o asfalto a baixíssimas 3.250 rpm. Isso significa que se você enfiar a mão no acelerador despretensiosamente, provavelmente vai ficar sentado no asfalto, caso não se agarre ao guidão como deveria mandar o manual do proprietário.
Com esse motorzão também é possível, por exemplo, rodar em baixa velocidade em marcha alta apreciando o caminho e o vento e, caso seja necessário, também sentir sua capacidade de retomar velocidade, sempre com muito fôlego, apenas com o giro do acelerador.
Esse motor ganhou soluções que diminuíram o nível de vibração em relação aos propulsores anteriores. O sistema de balanceiro e os coxins onde o motor vai apoiado, segundo a própria Harley, foram capazes de minimizar em 75% as vibrações em movimento. Na marcha lenta elas ocorrem, mas já não distorcem a imagem do espelho retrovisor.
Dinâmica aprimorada
Depois de você se acomodar sobre o baixo banco da Road King com os dois pés plantados no chão, é hora de fazer força para colocar o guidão reto, e manobrá-la e estacioná-la que você vai ter que fazer força, depois disso é só alegria e você vai se surpreender com a facilidade de conduzi-la, inclusive por estradas sinuosas. Nesse cenário ela é muito divertida, mesmo com suas limitações.
É lógico que os 125 mm de altura mínima do solo a caracterizam como uma moto baixa, e a enorme medida entre-eixos (são 1.625 mm) poderia significar uma moto propensa a pequena capacidade de curvar, mas não nos enganemos, apesar das plataformas de apoio para os pés do piloto chegarem a raspar no chão, elas se retraem caso você passe um pouco do ponto, por isso é preciso previsão nas entradas de curva, para não ser pego de surpresa em uma curva fechada e depois ter que abrir a trajetória.
A Harley Road King pode até ser a sua moto do dia a dia, e não sou eu quem vai contrariar você, mas logo você vai perceber que a missão dela realmente são as estradas. Apesar das suspensões trabalharem bem e copiarem boa parte das irregularidades do asfalto, na buraqueira das cidades como São Paulo o piloto sofre com as pancadas nas costas, vindas da suspensão traseira.
O pequeno curso dos amortecedores não consegue amenizar os impactos gerados nos 366 quilos da Road King em ordem de marcha, apesar da regulagem manual da pré-carda da mola. As bengalas dianteiras Showa, de 49 mm com sistema Dual Bending Valve (DBV), dão conta do recado e absorvem melhor as imperfeições, também por conta dos seu 117 mm de curso para a roda dianteira. Por outro lado, o conjunto trabalha muito bem com o chassi de berço duplo em aço, que ganhou mudanças na última versão e deixou o conjunto mais estável no contorno das curvas e mais previsível. Aquelas oscilações desagradáveis das versões predecessoras, em que a traseira da moto parecia querer aparecer do seu lado nas curvas, já não existe, e dessa vez a moto segue no trilho bem grudada e os movimentos são mais amenos.
O conjunto também ganhou estabilidade por conta da roda de 19 polegadas e seu pneu com medidas 130/60 (na versão anterior a roda dianteira era de 17 polegadas e calçada com pneu 130/80), e, apesar das duas terem rodas de aro 18 polegadas atrás, esta Road King Special tem pneu nas medidas 180/55, contra 180/65 no antigo modelo. Pneus mais baixos favorecem a estabilidade, principalmente no contorno de curvas, por outro lado, poderíamos imaginar que eles comprometeriam o conforto, mas não é o caso. As rodas Prodigy de liga de alumínio desta versão são mais leves e ajudam na agilidade da Road King Special, além de serem mais bonitas do que as que equipavam a moto anteriormente.
Os sistemas de segurança da Harley-Davidson Road King Special
Você pode imaginar a força que o sistema de freios da Road King Special deve ter para parar essa massa que beira meia tonelada, entre os 366 quilos dela mais o piloto. Mas o sistema é poderoso, são três discos de 300 mm de diâmetro, os quais são potentemente mordidos por pinças Brembo, com sistema de mangueiras do tipo aeroquipe e assistência de ABS, com função cornering, que pode atuar com a moto inclinada, oferecendo mais segurança na pilotagem.
O sistema de freio, batizado de Reflex Brembo, também é combinado eletronicamente, portanto ele é capaz de dividir a força da frenagem, para equilibrar a moto. Por exemplo, caso o freio traseiro esteja prestes a travar a roda e desestabilizar a frenagem, ele vai corrigir a força na pinça traseira atuando um pouco mais na dianteira, caso seja necessário. O sistema tem bom tato, a pegada inicial é suave, mas ele é bastante progressivo, permitindo paradas rápidas.
A Road King Special é uma boa opção para quem gosta de motos custom de personalidade, e ao mesmo tempo é divertida e ágil na estrada e pode gerar boa dose de endorfina, se você assim desejar. Os R$ 130.400 são um bom investimento para esta Harley, que obviamente não é moto para o dia a dia, mas se o objetivo for a estrada você estará bem montado.
Conclusão
A Harley-Davidson sabe manter suas motocicletas como ícones e a Road King Special é um bom exemplo disso. Com linhas que remetem às mais puras HD e detalhes de acabamento que saltam aos olhos de longe, como a qualidade da pintura, a Harley ainda foi capaz de deixar de lado o cromado para substitui-lo pelo preto, uma cor que parece estar agradando mundo afora. Mas não é só na aparência que a Harley vem caprichando, suas motos estão carregando cada vez mais tecnologia em nome da segurança e, de quebra, do prazer de pilotagem.
Com um motor que tem na pegada sua personalidade marcante e um conjunto que permite um aproveitamento altamente competente, é difícil dizer que os R$ 130.400 da etiqueta são muita grana. Mas outra coisa é certa, ela não nasceu para levar seu proprietário até a padaria ou ao trabalho diariamente, nesse caso ela sairá cara. Seu habitat são as estradas, e de preferência com algumas curvas.