Quando se trata de escolher a moto ideal de baixa cilindrada, mas que seja diferenciada, é importante analisar algumas opções diferentes disponíveis. Neste comparativo detalharemos dois modelos do segmento street, que reúne algumas das motos mais acessíveis e vendidas do mercado brasileiro, porém mais equipadas do que a maioria das concorrentes: Haojue DR160 e Yamaha FZ15. Conheça as características técnicas, design, ergonomia e desempenho para, quem sabe, tomar uma decisão de compra bem embasada.
Características Técnicas
A Yamaha FZ15 oferece diferenciais técnicos significativos, como design moderno, iluminação em LED, freios a disco nas duas rodas com ABS na dianteira, suspensão traseira monoamortecida e pneus de perfil esportivo (Pirelli Diablo Rosso ll) e tecnologia bicombustível.
Por outro lado, a Haojue DR160 recebeu uma modernização no design e vem com uma série de recursos para se destacar, incluindo suspensão dianteira invertida, iluminação em LED, freio a disco em ambas as rodas com sistema combinado, suspensão traseira monoamortecida, cavalete central, punhos retroiluminados e banco bipartido. Ambas as motos também contam com painel digital do tipo blackout completo de informações e de fácil leitura.
LEIA MAIS:
A nova moto Bajaj 400 com lançamento previsto para maio
Veja as 20 motos mais emplacadas no 1º trimestre de 2024
Haojue anuncia campanha promocional para seis modelos em abril
Ergonomia
Na posição de pilotagem, há algumas diferenças entre os dois modelos. A DR160 oferece uma ergonomia ligeiramente mais esportiva, com o corpo levemente inclinado para frente, guidão mais fechado e banco com pequena inclinação para frente.
Já a Yamaha FZ15 privilegia um posicionamento mais relaxado e confortável, com um banco mais macio e guidão um pouco mais largo. Em termos de acomodação para garupa, a Yamaha oferece maior conforto devido ao banco mais macio, enquanto na DR160 o banco é menor e mais rígido.
Diferenças técnicas entre Haojue DR160 e Yamaha FZ15
Em relação aos motores, ambos são monocilíndricos com refrigeração a ar. A DR160 possui um motor de 162 cm³ que desenvolve 15 cv e 1,42 kgf.m de potência e torque máximos, respectivamente. Já a FZ15 conta com um motor de 149 cm³ que gera 12,2 cv e 1,3 kgf.m, respectivamente, quando abastecido com gasolina. Além disso, a tecnologia Blue Flex da Yamaha permite rodar com etanol, melhorando um pouco o desempenho do motor.
Em termos de desempenho, as retomadas e acelerações da DR160 são mais rápidas e empolgantes, especialmente em saídas de semáforos. No início da arrancada a FZ15 até acompanha sua concorrente, mas depois vai ficando para trás.
Ciclística
Ambas as motos compartilham o mesmo tipo de chassi diamond. A DR160 possui suspensão dianteira invertida, enquanto a FZ15 utiliza bengalas convencionais (as mesmas da FZ25). Em relação aos freios, a FZ15 possui discos maiores e sistema ABS na roda dianteira, oferecendo maior segurança em todas as condições de frenagem de emergência. O sistema combinado da DR160 ajuda quem tem menos experiência, mas atrapalha nas manobras de baixa velocidade.
As diferenças nos pneus também afetam o desempenho, como a FZ15 utiliza os pneus Diablo Rosso II, ela oferece mais segurança para contornar curvas em tocadas esportivas. Já os Pirelli Sport Demon da Haojue têm pegada mais urbana, na pilotagem esportiva ficam um pouco atrás.
Conclusão
Tanto a Yamaha FZ15 quanto a Haojue DR160 são excelentes opções no segmento de baixa cilindrada, oferecendo características e recursos diferenciados. A escolha entre os dois modelos dependerá das preferências individuais do piloto, seja em termos de desempenho, conforto ou estilo. A melhor solução é realizar um test ride para avaliar qual moto se adapta melhor ao seu perfil de pilotagem e necessidades específicas.