A Bajaj acaba de lançar a sua nova moto de 400 cm³ com proposta mais urbana e pegada esportiva para aqueles motociclistas que buscam mais diversão: a Dominar NS400Z.
Em nome da revista MOTOCICLISMO estive no autódromo Capuava, em Indaiatuba, para conhecer em primeira mão a novidade da gigante indiana. E as primeiras impressões você confere nas próximas linhas deste artigo.
Outra pegada
A nova NS400Z tem proposta mais agressiva em todos os aspectos, do visual à dinâmica na pilotagem, tudo nela foi pensado para divertir.

A posição de pilotagem da nova moto da Bajaj também é mais agressiva, As pedaleiras mais recuadas e o guidão um pouco mais baixo forçam o corpo levemente sobre o eixo dianteiro.
O design da Bajaj Dominar NS400Z
Por sua vez, o visual da NS400Z é bem mais agressivo do que o da Dominar 400, uma clara alusão às motos streetfighter, que costumam ter desempenho esportivo. O farol com canhão em LED ladeado pelos DRL em formato de zê dá um ar feroz à frente da motocicleta.

O tanque bem desenhado com abas laterais pontiagudas que avançam sobre as bengalas compõem o design com o parrudo chassi, o banco bipartido e a rabeta minimalista.
Sendo assim, o Painel in TFT completa o belo design da NS400Z.

Componentes
Ela compartilha boa parte de seus componentes com a Dominar 400. Sendo assim, o motor permanece de 373 cm³ e gera os mesmos 40 cv e 3,57 kgf.m de potência e torque máximos respectivamente.

A moto ganhou acelerador eletrônico e nela há quatro modos de pilotagem, Rain, Road, Sport, Off-Road. No modo esporte é possível desligar controle de tração e no mundo off-road o ABS também pode ser desligado.
Dinâmica da Dominar NS400Z
Respectivamente na parte ciclística é onde começam as maiores diferenças em relação a Dominar 400. A medida do entre eixos é 109 mm menor, o vão livre sob o motor também é menor, 8 mm.
Não bastasse essas medidas menores, os 18 quilos a menos, e o escape sob o motor fazem esta moto muito mais ágil que a Dominar.

Sensações ao pilotar a Bajaj Dominar NS400Z
Primeiramente, a sensação de encaixe do corpo na pilotagem já faz a moto parecer um pouco menor. Por sua parte, a leveza e rapidez com que se coloca ela de um lado ao outro também chama atenção.
A sensação de precisão na direção da motocicleta só não foi melhor por conta dos pneus MRF que não tem progressividade e em determinado ponto de inclinação fazem a moto inclinar um pouco mais sem o meu consentimento.

Embora nas primeiras saídas o sistema de freio tem Aparecido um tanto quanto borrachudo, nas seções seguintes melhoraram bastante, assim a sensação nas frenagens melhorou.
Conclusão
Sem dúvida, a Bajaj Dominar NS400Z é uma moto muito divertida, o motor mantém a boa característica da irmã dominar e a dinâmica aperfeiçoada empolga.

O preço de venda de R$ 26.900 é sedutor, assim como seu conjunto, a pilotagem e o pacote de revisões com preço programado e os 3 anos de garantia. Sem dúvida nós, motociclistas, ganhamos mais uma boa opção de escolha.
E aí, o que você achou desta moto? Deixe seu comentário.