Dafra NH 300
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Dafra NH 300: uma boa opção trail

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  • Publicado: 12/12/2023
  • Atualizado: 14/12/2023 às 9:15
  • Por: Alexandre Nogueira

A Dafra NH 300 é mais uma opção no disputado segmento de motos trail de 250 a 400 cilindradas. A Dafra NH 300 vem para enfrentar as já consagradas Yamaha Lander 250, as indianas Royal Enfield Himalayan e Scram 411, e também o mais recente lançamento da Honda, a nova Sahara 300.

Com preço de R$ 23.990, a NH 300 é a aposta da Dafra para brigar na categoria, oferecendo um conjunto bem equipado e equilibrado, com boa agilidade e desempenho para encarar o trânsito pesado com baixo índice de consumo.

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Motor

Baseado no motor da Next 300, uma naked da Dafra também fruto da parceria com a taiwanesa SYM, o propulsor foi ajustado para se adaptar às características da trail, ele é o protagonista. Seu motor monocilíndrico de 278,3 cm³ de capacidade com quatro válvulas e refrigeração líquida, rende 25,2 cv de potência a 7.500 rpm e 2,45 kgf.m de torque máximo a 6.000 rpm.

Este motor é dos mais modernos e, juntamente com o da Zontes T310, são os únicos com refrigeração líquida na categoria. A NH 300 tem ótima desenvoltura no trânsito, com arrancadas rápidas, usando pouco do acelerador para manter o fluxo do trânsito. As médias de consumo na cidade e estrada ficaram em 30 km/l.

Na estrada a velocidade final cravou em 140 km/h e nas rodovias que permitem até 120 km/h de velocidade, a NH 300 mantém o pique numa boa e com certa sobra do motor.

Ergonomia da Dafra NH 300

O banco relativamente baixo e a proximidade do guidão até o piloto, faz parecer que o cockpit é pequeno, mas aposição é bem relaxada e você anda com os braços semiflexionados, para meus 1,80 metros de altura, precisaria regular um pouco o guidão.

Realmente me senti, digamos, meio apertado no cockpit. A posição não favorece a pilotagem de pé nas incursões off-road, pois o guidão fica próximo das pernas e dificulta o posicionamento para enfrentar a buraqueira das estradas de terra.

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E tem mais

A NH 300 é uma motocicleta com visual e porte aventureiro, mas de alma urbana. Certamente o conjunto de suspensões dotado de monoamortecedor na traseira faz toda a diferença no seu desempenho. A NH 300 tem freios a disco nas duas rodas e ambos são equipados com o sistema ABS, que não pode ser desligado para o ambiente fora de estrada.

A NH 300 herda todo o conjunto de chassi, suspensões e as rodas raiadas de aro 19 na dianteira e 17, na traseira, da irmã menor NH 190. Até mesmo os pneus de uso misto têm as mesmas medidas: 100/90-19 na dianteira e 130/80-17 na traseira.

Na prática, a grande diferença entre os dois modelos é mesmo o motor de maior cilindrada, mais potente e com maior torque máximo. Por outro lado, o conjunto de 166 quilos em ordem de marcha é bastante leve.

Comportamento da nova Dafra NH 300

Após uma hora no percurso de estrada para a sessão de fotos achei que o assento não é lá dos mais confortáveis para longos trajetos. Um ponto a se considerar quando se pretende viajar com a nova trail NH 300 da Dafra é a capacidade do tanque.

Com 11 litros de capacidade no tanque, a autonomia da NH não é das maiores, mas suficiente para fazer trajetos de pouco mais de 330 quilômetros, sem abastecer, basta ficar ligado no hodômetro se você pretende pegar a estrada e fazer longas jornadas.

Afinal, embora seja uma moto trail, a linha NH tem uma “pegada mais urbana”, pois vem equipada com uma roda aro 19 na dianteira, ao invés do aro 21 das motos trail puro sangue, como Yamaha Lander, Honda XRE 300 e Himalayan.

A suspensão dianteira tem curso de 135 mm, o que não é muito para estradas de terra mais esburacadas, pois em valetas maiores e buracos mais profundos, a NH 300 chegou a dar fim de curso na dianteira, apesar de os bons pneus Pirelli MT 60 serem de uso misto.

Atrás o monoamortecedor tem regulagem na pré-carga da mola e permite 145 mm de curso na roda, e, apesar da aspereza em piso esburacado, no asfalto ela roda mais confortavelmente. A NH 300 também vem equipada com um painel digital completo, entrada USB sobre o tanque e sistema de iluminação full-LED de design moderno e que a identifica com a irmã de 190 cm³.

A NH é mais uma boa opção no segmento das motos trail que tem no preço de etiqueta de R$ 23.990 outro grande atrativo.

  • Dafra NH 300
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