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BMW C 400 X: primeiras impressões do novo scooter premium do mercado

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 18/11/2023
  • Por: Alexandre Nogueira

O C 400 X da BMW é o novo scooter premium que acaba de chegar ao Brasil para atender aos motociclistas que procuram uma maneira rápida e ágil de se locomover pela cidade com muita sofisticação e estilo.

O BMW C 400 X atende não só novos motociclistas, mas também os mais experientes e exigentes que não abrem mão do bom desempenho de uma motocicleta, bem como a conveniência do espaço do porta-malas, além da facilidade de pilotar e do conforto, não só na cidade, mas também nas rodovias.

O C 400 X chega em duas versões, a STD de entrada e apenas na cor preta por R$ 55.000, que conta com painel com contagiros analógico com um pequeno display LCD com as informações de bordo, e a Sport na cor branca por R$ 60.000. O que difere os modelos é apenas o painel TFT com conectividade que equipa a versão Sport, além do grafismo em vermelho e azul que remete às máquinas mais esportivas da marca alemã.

A qualidade geral de construção é como seria de esperar de uma BMW, apesar da máquina ser construída em uma linha de produção dedicada à BMW na fábrica da Loncin, com sede na China, utilizando materiais de alta qualidade e tolerâncias com o mesmo alto padrão das motos fabricadas na Europa. A BMW tem uma longa e bem-sucedida história com a Loncin, inclusive já produz outras máquinas por lá.

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O motor do C 400 X é um monocilíndrico de 350 cm³ com quatro válvulas refrigerado a água que foi desenvolvido para ter um bom equilíbrio entre desempenho e economia. Este motor rende 34 cv de potência a 7.500 rpm e 3,5 kgf.m de torque a 5.750 rpm, e conta com uma transmissão CVT muito bem acertada que aproveita com perfeição a ótima elasticidade do motor, disponibilizando o torque num amplo arco de rotações, tanto que no teste de rodovia me encantei com o fato de mesmo a 100 km/h, basta acelerar fundo que o motor responde com muito vigor e chega a 140 km/h com muita rapidez.

O motor é montado em buchas de borracha, que a BMW afirma eliminar a vibração sem reduzir a rigidez, por isso você não sente nenhuma vibração ao rodar com a máquina, tornando o conforto realmente impressionante. Os intervalos de manutenção são a cada 10.000 km, e a inspeção da correia do CVT a cada 20.000 km. A BMW garante que o consumo médio é na casa dos 30 km/l, o que garante uma ótima autonomia graças ao tanque de combustível de 12,8 l.

O chassi tem uma distribuição de peso de 50/50, e o garfo telescópico e os amortecedores traseiros duplos garantem uma condução bastante confortável, com um ótimo equilíbrio com boa performance para uma tocada mais agressiva, já que reparei que o scooter não balança em nenhuma condição, seja na cidade ou na rodovia. O peso total é de 226 kg pronto para rodar. No trânsito a desenvoltura do C 400 X é excelente, com muita agilidade e fácil manuseio. Em estradas sinuosas ele tem ótimo desempenho nas subidas e é muito agradável em curvas, garantindo muita diversão.

O sistema de freios conta com dois discos dianteiros que são mordidos por pinças Bybre de quatro pistões montadas radialmente, e um grande disco traseiro, que combinados oferecem excelente potência de frenagem. O ABS Continental de dois canais funciona muito bem, e nas frenagens mais fortes, quando o sistema entra em ação a bomba ABS pulsa suavemente e é quase imperceptível a atuação. O controle de tração é de série e você pode desativar o sistema no menu de configurações, mas ele será redefinido sempre que a máquina for desligada.

O BMW C 400 X Sport vem equipado com um painel TFT com conectividade e utiliza o controlador multifunções no punho esquerdo que é padrão nas motos da marca alemã. É possível conectar seu smartphone utilizando o pacote “Conectividade” e ao baixar o aplicativo BMW Motorrad Connected na loja de aplicativos do iOS ou no Google Play, até cinco telefones diferentes podem ser conectados para fornecer direções de navegação por satélite para o painel. Também é possível conectar um interfone de capacete Bluetooth, para você ouvir músicas e fazer e receber chamadas com acesso total à sua lista de contatos no visor do scooter.

O BMW C 400 X conta com a Flexcase da BMW, um compartimente embaixo do assento que aumenta de tamanho para acomodar um capacete fechado. O porta-malas é aberto com um botão quando a ignição está ligada, e alí você vai encontrar uma tomada USB para conectar seu telefone.

O C 400 X é muito bem construído e por isso bem precificado. O motor é mais do que potente o suficiente para andar na cidade, e também encara longas distâncias sem o menor sofrimento, com excelente economia, e é claro que a conveniência do armazenamento sob o assento não deve ser subestimada.

Esqueça a ideia de que os scooters são menos empolgantes do que uma motocicleta, pois um scooter esportivo de tamanho médio como esse C 400 X Sport pode ser uma opção perfeita para pilotos, desde os novatos que procuram praticidade até os mais experientes que procuram desempenho para as correrias o dia a dia.

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