EPI8833-Edit
Testes

Bajaj Dominar 200 e Honda CB 300F Twister: concorrência indireta

12 Minutos de leitura

  • Publicado: 30/05/2023
  • Por: Alexandre Nogueira

A Bajaj Dominar 200 e a Honda CB 300F Twister são as duas grandes novidades que chegam ao Brasil em 2023.

A Bajaj é uma marca indiana que acaba de chegar ao Brasil apresentando a família Dominar com versões de 160cm³, 200 cm³ e 400 cm³.

Do outro lado, a também recém-lançada Honda CB 300F Twister, que finalmente recebeu um importante upgrade técnico, além de um design 100% brasileiro.

LEIA MAIS:

A Bajaj foi fundada em 1940 e hoje a marca indiana é a terceira maior fábrica de motocicletas do mundo, com capacidade produtiva de 7 milhões de unidades ao ano, e está presente em quase 80 países, sendo líder de mercado em 17.

Em 2017 adquiriu 49% das ações da KTM e hoje produz os modelos de baixa cilindrada da marca austríaca, assim como as motos da Husqvarna, também pertencente ao grupo.

A Bajaj iniciou suas operações no Brasil sabendo que enfrentaria duas gigantes no país, Honda e Yamaha, fábricas que juntas representam mais de 90% do mercado de motos, por isso, selecionou a dedo suas motocicletas da família Dominar para enfrentar as líderes japonesas das categorias tratando de oferecer alguns diferenciais tecnológicos competitivos, como por exemplo, o chassi perimetral e o motor de alto desempenho.

Por sua vez, a Honda renovou a consagrada Twister, líder de vendas na categoria das pequenas médias até 300 cm³ para fortalecer e tentar ampliar a diferença entre ela e sua principal concorrente, a Yamaha Fazer FZ25, com a qual a Twister 250 vinha competindo e perdendo algum terreno.

A nova CB 300F Twister recebeu muitas modificações que melhoraram seu desempenho, tanto na ciclística quanto no motor.

A Honda é bastante poderosa e também investe muito em tecnologia, e é no Brasil que ela tem uma de suas maiores fábricas no mundo e não é à toa que detém quase 80% de participação em nosso mercado, afinal a rede de concessionários conta com mais de 1.000 pontos espalhados pelo país.

No final das contas, esses movimentos no mercado são benéficos para nós apaixonados pelas motocicletas que temos cada vez mais e melhores modelos para colocar em nossa lista de escolha.

Design

Twister

A Honda desenvolveu aqui no Brasil o belo design da nova CB 300F Twister que lhe rendeu projeção Internacional com a filial tailandesa importando o desenho da moto para produzir na Ásia.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– 
Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Suas linhas são bem marcadas, angulosas, e o banco bipartido valoriza ainda mais o cockpit. O farol em formato de escudo tem iluminação em LED e marca a personalidade da frente da moto. A lanterna traseira e os piscas também são em LED.

Vista de lado chamam a atenção o desenho das rodas, a ponteira de escape, os ângulos bem distribuídos, as grandes e pontiagudas aletas do tanque e a traseira magrinha.

Dominar

A Dominar 200 tem linhas menos angulosas que a Twister, mas seus volumes foram bem distribuídos no tanque, banco e rabeta. Nela chamam a atenção o parrudo chassi perimetral pintado de branco, as bengalas invertidas, o disco de freio dianteiro do tipo margarida, a “ausência” da ponteira de escape e os dois para-lamas sobre a roda traseira. A rabeta tem um visual race muito legal com seu suporte de placa em metal. A Dominar é bonita, descolada e desperta a atenção dos motociclistas.

Dinamicamente como se comportam

Embora a Dominar tenha menor cilindrada, o motor monocilíndrico com refrigeração líquida tem exatos 199,5 cm³ e rende 24 cv de potência a 9.750 rpm e 1,9 kgf.m de torque a 8.000 rpm, sempre com gasolina, suas respostas são muito espertas e o som que ele emana é muito similar ao da KTM 200 Duke, e isso não é por acaso, afinal a Bajaj monta as motos de baixa cilindrada da KTM e integra boa parte da tecnologia da marca austríaca, por isso a Bajaj Dominar 200 utiliza o mesmo bloco do motor da KTM Duke 200.

O motor da Dominar 200 conta com a inovadora tecnologia DST-i que utiliza três velas de ignição para aproveitar toda a mistura na combustão e melhorar seu desempenho. Só para comparação, a nova Honda CB 300F Twister tem 24,7 cv de potência e a Fazer FZ25 da Yamaha tem 21,3 cv. A Bajaj perde um pouco no torque, mas o câmbio de seis marchas é bem escalonado e aproveita muito bem a entrega do motor.

O motor da Twister tem 293,5 cm³ e rende 24,7 cv de potência a 7.500 rpm e 2,6 kgf.m de torque máximo a 5.500 rpm (no etanol), lembrando que o motor tem a tecnologia FlexOne e roda tanto com gasolina quanto com etanol.

A nova CB 300F Twister tem o motor efetivamente derivado da sua versão anterior, a Twister 250. A Honda simplesmente aumentou o diâmetro do pistão, que passou a ter 77 mm ao invés de 71 mm. Contudo, manteve o curso de 63 mm, fazendo os devidos ajustes eletrônicos no mapeamento da injeção para essa mudança. A capacidade volumétrica passou para 293,5 cm³ e o sistema de refrigeração de óleo ganhou um radiador maior e mais eficiente. A relação de engrenagens do câmbio também foi modificada e o conjunto recebeu embreagem assistida e deslizante.

O motor da Bajaj entusiasma em alta e o da Honda começa a empurrar logo em baixa rotação.

Suspensões e freios

A Dominar tem suspensão dianteira invertida com tubos de 33 mm e na traseira um monoamortecedor com reservatório de gás e regulagem da pré-carga da mola. A Bajaj Dominar 200 vem equipada com rodas em liga leve com aro de 17 polegadas, montadas com os ótimos pneus Pirelli Sport Demon que casam perfeitamente com as boas suspensões ampliando ainda mais a confiança na tocada em quaisquer situações.

Ela tem uma tocada surpreendente, e mostra muita semelhança de comportamento com sua prima KTM Duke 200, na qual foi inspirada, mas a Dominar 200 troca a agilidade afiada da KTM Duke 200 por uma sensação mais equilibrada e pouco menos radical. As peças do conjunto também são menos exóticas do que a Duke 200, mas em uma estrada sinuosa a Dominar 200 pode ser tão envolvente e emocionante de pilotar quanto a sua inspiradora austríaca, algo que os pilotos irão apreciar.

O sistema de freios da Dominar 200 têm funcionamento eficiente, o freio dianteiro com disco único tipo margarida de 300 mm de diâmetro e ABS tem um pequeno atraso entre o acionamento do manete e a efetiva resposta na frenagem, mas quando ela acontece é firme e potente. O disco traseiro de 230 mm não conta com o sistema antitravamento.

Na Twister 300 as bengalas são convencionais, com tubos de 41 mm de diâmetro e na traseira o monoamortecedor tem mola dupla, mas sem regulagem na pré-carga da mola. Na prática o funcionamento se mostrou suave e equilibrado. No piso irregular absorve com bastante eficiência as imperfeições mantendo bom nível de conforto e no trecho que fizemos de estrada sinuosa permitiu contornar curvas com empolgação e muita estabilidade, mesmo passando por ondulações com a moto inclinada.

A Honda CB 300F Twister vem equipada com rodas de 17 polegadas montadas com pneus Pirelli Diablo Rosso lll que transmitem segurança extra e permitem ampliar a dose de esportividade. As medidas do pneu traseiro mudaram, agora ele é 150/60-17, na Twister 250 era de 140/70-17, o pneu dianteiro permaneceu 110/70-17. Esse pequeno detalhe permite mais agilidade nas inclinações e maior esportividade com mudanças de direção espertas e precisas.

O sistema de freios da Honda CB 300F Twister conta com o disco de 276 mm e pinça de dois pistões na dianteira e disco de 220 mm e pinça de pistão único atrás, ambos assistidos por ABS. Na versão CBS, a pinça dianteira tem 3 pistões das quais um é dedicado ao funcionamento combinado quando se aciona o pedal do freio traseiro.

O sistema de freios é bastante eficiente para o porte e finalidade da moto e o ABS não é demasiadamente intrusivo, permitindo boas frenagens. Inicialmente senti o freio dianteiro um pouco borrachudo, mas a sensação melhorou durante o rolê.

De fato, eu prefiro sentir uma pegada inicial mais forte ao acionar a manete, mas a eficiência do freio de ambas as motos agradou bastante.

O cockpit

O pacote de equipamentos para o piloto é bem completo nos dois modelos, mas em se tratando da categoria em que elas se enquadram o pacote da indiana Bajaj Dominar 200 é dos melhores e conta com conta giros analógico bem ao centro ladeado à direita por um visor LCD convencional com velocímetro, hodômetros total e parciais, indicador de marcha, indicador de combustível, relógio e computador de bordo com consumo médio e instantâneo. Ao lado esquerdo, as luzes de advertência do ABS, farol alto, setas, marcha neutra, baixa pressão de óleo, alta temperatura do motor e baixo nível de recarga da bateria.

Acessório bem legal e descolado da Dominar 200 é o protetor tipo mata-cachorro em duas partes e com uma super útil trava de capacete no lado direito. O semiguidão tem uma pegada bem neutra e confortável, mas não consegui regular a altura dos manetes, pois eles ficam travados em conjunto com os punhos retroiluminados que são bem legais durante a noite.

A Bajaj Dominar 200 ainda vem equipada com cavalete central, mas ao rodar com garupa é preciso ficar atento nas curvas, pois o cavalete chega a raspar no chão, por isso se você roda muito com garupa é bom adequar a pré-carga da mola do amortecedor traseiro da sua joia. A rabeta com banco bipartido evoca o dom esportivo e proporciona conforto para a garupa, que tem duas alças de alumínio para segurar.

A Honda CB 300F Twister por sua vez tem um ambiente amplo e com o triângulo da ergonomia bem natural, com o guidão na medida exata tanto para o conforto quanto para a tocada radical. Ela agora vem equipada com o sofisticado painel digital do tipo blackout bem semelhante ao das irmãs maiores CB 650 e CB 1000, é de fácil visualização mesmo nos dias mais ensolarados e é bem completo de informações. Conta com velocímetro, hodômetros total e parciais, indicador de marcha, indicador de combustível, relógio e computador de bordo com consumo médio e instantâneo, com as luzes de advertência na parte superior do painel.

Quanto aos preços praticados nas motos, a Dominar 200 tem preço final de R$ 18.990 e a Twister 300 tem preço sugerido de R$ 21.990 para a versão equipada com freios ABS e R$ 21.090 para a versão CBS de freios convencionais combinados, mas, em nossa pesquisa de preços junto às concessionárias, os preços da Twister variam de R$ 24.900 até R$ 30.000 (em São José dos Campos) para a versão ABS .

Este teste serviu para chegar a algumas conclusões a respeito destas motos: a Honda tem um funcionamento geral mais refinado e o maior torque do motor faz diferença principalmente nas subidas e retomadas ou com garupa. Por seu lado, a Bajaj também oferece excelente desempenho, mas precisa de mais giros para que o motor mostre todo seu fôlego.

O custo menor da Bajaj, pode torná-la concorrente da Twister para quem quer sair das motos de baixa cilindrada e iniciar em motos de maior desempenho com custo mais acessível ou não tem toda a grana para adquirir a Twister e não pretende se endividar.

Se ela tem leve desvantagem diante da Twister, considerando seu preço ela fica cara a cara com a CG 160 Titan, que tem o mesmo preço final praticado, e nesse caso, quem leva a vantagem é a Bajaj, pelo seu motor mais potente e um pacote de equipamentos mais completo. Eu levaria pra casa uma Bajaj Dominar 200 branca, já logo de cara tiraria o para-lamas traseiro e futuramente, quem sabe, pintaria as rodas de branco para renovar os ares desta pequena notável motocicleta.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado