A Yamaha organizou um test ride para que nós jornalistas, pudéssemos ter as primeiras impressões de pilotagem da novíssima Fazer FZ15. Ao contrário do que você pode estar pensando, a FZ15, não é uma evolução da Fazer 150 que você já conhece. De fato, a FZ é um projeto que partiu totalmente do zero e segue a linha da irmã maior, a Fazer FZ25, de 250 cm³.
Yamaha Fazer FZ15 é mais moderna e parruda
Basta uma olhada na nova FZ15 para perceber a semelhança com a FZ25, a Fazer 250, tanto no design das formas bem como no volume. Certamente, ela é mais parruda que a Fazer 150 que já circula por aqui. Nesse sentido, o tanque é mais alto e mais largo, o que dá a impressão de tratar-se de uma motocicleta maior.
Inegavelmente, suas linhas angulosas deixaram-na uma moto bem atraente e chamativa. O farol em LED segue a linha de outros modelos com o projetor central redondo e DRL (Daytime Running Light). Do mesmo modo, o novo conjunto óptico transmite personalidade forte à frente da máquina.
Em todas as paradas em semáforos de nosso rolé, era inevitável que os motociclistas que paravam ao meu lado não perguntassem de que moto se tratava. Não houve um sequer que não tenha se surpreendido com o belo design da FZ15.
Mesmo motor da Fazer 150
Acima de tudo, o coração da FZ15 é o mesmo que o da Fazer que você já conhece, mas recebeu pequenas alterações devido a nova caixa de ar, que é mais generosa.
Nesse sentido, o novo sistema de escape ganhou uma ponteira bem parecida com a da FZ25. A maior capacidade da caixa e a melhoria no sistema de exaustão dos gases deram-lhe um fôlego a mais em relação à Fazer 150, mas os números de potência e torque não foram alterados.
Só para relembrar, a potência do motor monocilíndrico de 150 cm³, comando SOHC, duas válvulas e bicombustível é de 12,2 cv a 7.500 rpm (na gasolina), com torque máximo de 1,3 kgf.m a 6.000 rpm.
A diferença do ajuste do motor é percebida principalmente nas acelerações, quando o motor mostra um pouco mais de fôlego e empurra um pouco mais rápido assim que o acelerador é acionado.
O câmbio de cinco marchas tem encaixes corretos e o escalonamento é ótimo tanto para rodar na cidade quanto para acelerar na estrada.
A FZ15 chegou a 115 km/h de velocidade máxima na reta e a 121 km/h com ajuda de uma pequena descida, o que me parece de bom tamanho para a cilindrada e proposta da moto.
Suspensões
As suspensões são show à parte. As bengalas de 41 mm de diâmetro não têm ajustes e são as mesmas que equipam a FZ25, inclusive têm o mesmo curso de 130 mm. Atrás o monoamortecedor oferece 120 mm de curso, o mesmo da FZ25 também.
A FZ15 oferece excelente feeling na tocada. Nos trajetos urbanos por onde passamos foram capazes de engolir com bastante eficiência a buraqueira, embora tenham se mostrado levemente rígidas nessa circunstância, não chegam a comprometer o conforto, mostrando certo compromisso com a esportividade.
Na estrada contornando curvas a nova FZ15 se mostrou muito divertida e eficaz para contornar as curvas com decisão e firmeza e os pneus Pirelli Diablo Rosso ll garantem excelente aderência e muita segurança na pilotagem.
Freios da nova Yamaha Fazer FZ15
Assim como as bengalas da suspensão dianteira, os discos e as pinças dos freios são os mesmos da FZ25, o que confereà FZ 15 uma excelente pegada nas frenagens. O ABS é só na roda dianteira e não é muito intrusivo, permitindo frenagens fortes com segurança em espaço justo. Só é preciso mais sutileza ao acionar o pedal do freio traseiro para evitar o travamento da roda.
A Yamaha está se esforçando para incrementar e melhorar seu line-up, inclusive subindo o sarrafo de alguns segmentos. Foi assim com o Fluo ABS, que se tornou o mais completo da categoria e agora com a FZ15, que traz para a cilindrada de 150 cm³ a mesma composição utilizada na FZ25.
Bom para todos os motociclistas que têm mais uma opção diferenciada no segmento das street de baixa cilindrada. Vale o test ride!