Fomos até a Califórnia, nos Estados Unidos, acelerar com exclusividade a nova família Bonneville da Triumph. Inicialmente, é bom falar que, dos cinco modelos apresentados, a única que, por ora, não vem para o Brasil é a T100.

Sendo assim, as demais Scrambler 900, Speedmaster, T120 e Bobber, estarão no mercado brasileiro para marcar presença no segmento das clássicas modernas.
Triumph Scrambler 900
Portanto, vamos começar falando sobre tudo o que mudou na nova Scrambler 900. Foram muitas mudanças promovidas pela Triumph. E também vamos falar como é bom andar com essa bela moto.
Apesar de seu estilo clássico, a Triumph Scrambler 900 tem uma pegada aventureira, imagem imposta principalmente pelas rodas raiadas de 19 polegadas na dianteira e 17 atrás, vestidas de pneus de uso misto.
Por sua vez, o escape lateral sob o banco também empresta ar off-road clássico à moto, típico desse estilo de motocicleta que se popularizou nos anos 1950 e 1960.

Principais mudanças visuais
Embora visualmente a Scrambler mantenha suas características de design, ela ficou mais moderna e agressiva com a nova iluminação total LED e outros detalhes introduzidos.
Assim, o novo farol redondo ganhou a luz DRL marcando parte do seu perímetro externo e uma armação interna em forma de X que agora assina a família Bonneville.
Por sua vez, a ergonomia está melhor com o tanque mais estreito na extremidade do banco, o qual também foi rebaixado e tem espuma bem macia a confortável.

Já o painel redondo, agora é em TFT, é completo de informações, os três modos de pilotagem (Road, Rain e Off-road), são facilmente selecionáveis através dos botões no punho esquerdo.
Além disso, o ABS e controle de tração podem ser desligados para a prática do off-road. No painel também há conexão via Bluetooth com o aplicativo da marca.
Por último, o painel também recebeu uma tomada USB, na lateral, para o carregamento de qualquer gadget do motociclista.
Mudanças técnicas
Chassi
- Novo quadro redesenhado;
- Suspensão dianteira Showa de 43 mm de diâmetro e 150 mm de curso;
- Suspensão traseira com dois amortecedores Showa com reservatório de gás e ajuste de pré-carga da mola;
- Nova balança em alumínio;
- Rodas com novos aros de alumínio (19 polegadas na dianteira e 17 atrás);
- Novas pinças de freio. Na dianteira o disco agora tem 320 mm de diâmetro e a pinça é radial de quatro pistões, na traseira ela é flutuante de dois pistões.

Ergonomia
Assim, ao montar na nova Scrambler você percebe que ela é uma moto relativamente baixa, inclusive mais baixa que a versão de 400 cm³.
Por isso, sentado sobre a moto, eu com meu 1,8 metro de altura apoio com facilidade os dois pés no chão. E outros amigos jornalistas mais baixos também se sentiram mais seguros.

Aliás, a posição de pilotagem é bem confortável e o encaixe das pernas no tanque mais estreito ficou melhor e o novo banco está mais macio e confortável, apesar de estar mais fino.
Afinal, como é pilotar a Scrambler 900?
Mais leve
A redução de peso total foi de dois quilos e vieram do chassi (redesenhado), da balança em alumínio e das novas rodas com aros de alumínio.
Dessa forma, a leveza da nova Scrambler 900 é perceptível na pilotagem. É fácil direcionar a moto e mudá-la de trajetória, como fizemos nas estradas montanhosas da Califórnia.
Da mesma forma a moto é muito estável em qualquer situação, seja nas retas em alta velocidade, seja contornando curvas.

A essência do motor bicilíndrico
Por sua vez, o motor de dois cilindros tem uma batida interessante e empurra forte desde baixas rotações e sua pegada é interessante.
Por outro lado, a batida dos cilindros gera um certo nível de vibração que varia de acordo com a rotação do motor, mas essa característica não incomoda nem gera desconforto.
Sendo assim, o câmbio de cinco velocidades, bem dimensionado, se você quiser, permite pilotar aproveitando a força desse interessante motor com poucas trocas de marcha.

Segundo a fábrica esse propulsor faz em média 25 km/l, o que lhe rende autonomia próxima aos 300 quilômetros, já que o tanque é de 12 litros.
Eletrônica
Do mesmo modo, a eletrônica da Scrtambler 900 também evoluiu, os três modos de pilotagem (Rain, Road e Off-road) permitem interagir no controle de tração e no ABS, agora na versão cornering.
Tal qual as suspensões, seu sistema de freio também evoluiu e está mais poderoso. O disco dianteiro agora é 10 mm maior, são 320 mm de diâmetro, e a nova pinça radial de quatro pistões tem pegada forte. Basta um dedo para acioná-lo e sentir a mordida e fazê-la parar rapidamente.
Na prática
Assim, a Scrambler é uma moto que impressiona pelo design ímpar, mas encanta na pilotagem.
Na cidade e na estrada ela vai com elegância e excelente nível de diversão, embora tenha o apelo de uma moto trail, ela tem suas limitações.

Por exemplo, a distância do motor até o chão é pequena e o curso de suas suspensões também não são tão longos como para enfrentar uma aventura mais extrema.
Para o Brasil, a Triumph trará somente a cor amarela e cinza da Scrambler 900 e, apesar de não ter preço definido, podemos deduzir que deverá chegar entre R$ 62.000 e R$ 65.000.
Uma coisa é certa, a nova Scrambler 900 é uma moto muito bonita e extremamente divertida!