Depois de muita expectativa, finalmente tive a oportunidade de experimentar a nova BMW R 1300 GS!
Nos aventuramos pelas estradas sinuosas da encantadora região de Campos do Jordão, sob um céu encoberto e uma fina garoa intermitente. Essas condições proporcionaram um teste mais profundo dos componentes eletrônicos desta máquina impressionante.
Design
Desde o primeiro olhar, as linhas suaves e arredondadas da R 1300 GS capturam a atenção. O design foi refinado pela BMW, resultando em um visual mais fluido e aerodinâmico. O porte da moto também está mais compacto em relação à sua antecessora.
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O farol, com sua intrigante forma quadrada e a marcante assinatura em X, batizada pela BMW como LED Matrix, despertou controvérsias entre os fãs da aventureira alemã. Mas eu, particularmente, gostei dessa nova assinatura do modelo.
Dimensões e volume
É perceptível a redução nos volumes da moto. O tanque perdeu um litro de capacidade, agora com 19 litros, e ficou mais compacto, assim como a rabeta, que também foi encurtada.
A R 1300 GS está mais estreita, proporcionando um encaixe mais confortável das pernas tanto para pilotar em pé quanto sentado.
Ergonomia
Em termos de ergonomia, a R 1300 GS mantém o padrão de conforto elevado das versões anteriores. A BMW ainda oferece opções de banco alto e baixo, elevando ainda mais o nível de conforto, especialmente para os motociclistas apaixonados por longas viagens.
Além disso, a moto apresenta uma gama de recursos de conforto, como quickshifter, aquecimento de manoplas e modos de pilotagem Dynamic e Enduro Pro. Destacam-se também os botões de acesso rápido ao menu de configurações da moto e os assistentes de pilotagem, incluindo aviso de colisão frontal (FCW) e aviso de aproximação lateral, proporcionando uma experiência de condução mais segura.
BMW R 1300 GS na pilotagem
Mas o importante é saber na prático como a nova R 1300 GS se comporta e as sensações que ela transmite na pilotagem. Ao subir na moto, imediatamente percevi o excelente encaixe proporcionado pelo banco mais estreito na parte dianteira. Com a suspensão abaixada em 3 cm, o apoio dos pés no chão tornou-se extremamente fácil, mesmo para pilotos de estatura mais baixa.
Ao ligar o novo motor, a sensação de vibração reduzida foi evidente. Ao atravessar os paralelepípedos do Grande Hotel de Campos do Jordão, pude experimentar a leveza e agilidade da moto em apenas alguns metros, notando como ela mudou pra melhor.
Ciclística e motor da BMW R 1300 GS
O chassi de aço forjado do tipo under bone proporciona uma base sólida, enquanto o subchassi de alumínio mais curto e leve contribui para a agilidade.
O motor passou por significativas melhorias, incluindo um aumento na capacidade volumétrica para 1.300 cm³ e uma redução de peso de 6 quilos no conjunto motor e câmbio. Com o motor e câmbio mais compactos, o eixo-cardã foi alongado, mantendo a distância entre-eixos da versão anterior. O resultado é uma maior capacidade de tração e aceleração, segundo a fábrica.
Em conjunto com a nova estrutura, as tradicionais suspensões Telelever e Paralever, foram aperfeiçoadas e a dianteira recebeu uma espécie de coxim para o guidão, que agora não é mais apoiado na mesa superior, e um rolamento sob essa peça para aumentar a precisão da direção.
Comportamento em estrada
O novo motor demonstrou ser suave e responsivo em baixas velocidades, proporcionando uma experiência de pilotagem confortável e com pouca vibração. No entanto, ao acelerar com convicção, a resposta é impressionante, elevando o ruído do motor e proporcionando uma aceleração quase vertiginosa.
O câmbio, embora um pouco rígido no acionamento do pedal, oferece trocas precisas, com a utilização do quick-shifter, especialmente em giros acima de 5 mil rpm. A agilidade nas curvas e as saídas emocionantes são características marcantes desta BMW.
Suspensões e freios da BMW R 1300 GS
As suspensões Telelever e Paralever foram aperfeiçoadas, proporcionando uma condução estável e confortável em diversas condições de terreno. Os freios combinados, assistidos pelo ABS Pro, oferecem uma frenagem segura e eficiente, tanto em linha reta quanto em curvas. O sistema de radar anticolisão adiciona uma camada extra de segurança, embora exija atenção em determinadas situações.
Durante o teste pude comprovar a capacidade de contornar curvas com precisão e estabilidade excelentes e, no off-road, a R 1300 GS também se mostrou muito capacitada, sempre sob controle com as permissões da eletrônica no modo Enduro Pro.
Iluminação e tecnologia
As versões Triple Black e Option 719 estão equipadas com faróis adaptativos para curvas, proporcionando uma iluminação superior durante a condução noturna. Com cinco versões disponíveis no Brasil, a linha GS da BMW continua a atrair os entusiastas de aventura e viagens longas. Com suas inovações e desempenho aprimorado, a R 1300 GS promete manter o legado de sucesso de sua antecessora.
São cinco versões disponíveis aqui no Brasil. A Standard, única com rodas em liga leve, com preço sugerido de R$ 99.900. A seguir aparecem as versões Plus, GS Trophy e Triple Black por por R$ 118.900. Por fim, a topo de linha e cheia de acessórios Option 719, com preço sugerido de R$ 126.900.
Em resumo, minha experiência com a nova BMW R 1300 GS foi extremamente positiva. Mal posso esperar para explorar ainda mais as capacidades desta máquina excepcional.