A nova Yamaha YZF-R7 foi oficialmente lançada pela marca de Iwata já como modelo 2022. O modelo, que teve algumas imagens vazadas pouco antes de sua apresentação, recebe o nome usado em uma icônica motocicleta produzida pela fabricante dos diapasões em 1999, que teve apenas 500 unidades fabricadas na época.
Como indicavam os inúmeros rumores que surgiram desde fevereiro, a nova Yamaha YZF-R7 vem com o conjunto mecânico usado na MT-07, ou seja, ela vem com um bicilíndrico de 689 cm³ DOHC e 4 válvulas, usina que entrega potência máxima de 75 cv e torque alto desde as baixas rotações, característica da família Master of Torque que proporciona uma tocada excitante e divertida.
O propulsor de dois cilindros recebeu algumas modificações, como nova central eletrônica mapeada para oferecer performance esportiva, além de revisões nos sistemas de admissão e exaustão, nova configuração de injeção e nas respostas do acelerador. Já o câmbio ganhou embreagem assistida deslizante e 2ª marcha encurtada.
Na suspensão dianteira vem um garfo dianteiro invertido KYB com ajustes de compressão, retorno e pré-carga da mola, enquanto na traseira temos um sistema monochoque. Os freios são assinados pela Brembo e utilizam pinças radiais, enquanto as rodas são de 17 polegadas e calçadas com pneus 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira.
O chassi também é baseado na MT-07, utilizando estrutura do tipo backbone. Pedais recuados e guidão forçam o piloto a descansar o peito no tanque de combustível, mantendo uma posição de pilotagem totalmente esportiva. O assento também recebeu atenção especial para proporcionar uma boa acomodação ao condutor, permitindo liberdade nos movimentos.
O painel de instrumentos tem uma tela de LCD simples, com boa visibilidade e informações fundamentais como indicador de marcha, conta-giros, velocímetro, marcador de combustível, hodômetro total e parcial, entre outras.
A Yamaha YZF-R7 será oferecida na Europa nas cores azul ou preta, e as primeiras unidades chegam às lojas a partir de outubro. Os preços ainda não foram revelados. A princípio ela não será oferecida no Brasil, mas vale considerar que, como ela compartilha várias características com a MT-07, não é nenhum exagero imaginar que ela desembarque por aqui. Depende apenas da estratégia da Yamaha para o nosso país.
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas redes sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter