A linha fora de estrada da japonesa Yamaha é das mais completas e avançadas, oferecendo motocicletas para iniciantes como os modelos YZ65 e YZ85, a polivalente YZ125 que é o trampolim para o universo do motocross e as topo de linha com motores quatro tempos YZ 250F e YZ 450F indicadas para pilotos experientes ou profissionais.
Para o ano de 2020 a Yamaha renova totalmente seus modelos offroad topo de linha. As novas Yamaha YZ 250F e YZ 450F chegam mais refinadas com novos motores ultracompactos e potentes, com um novo chassis mais leve e mais rígido bem como novas suspensões e freios.
Veja também:
Paranaense de Enduro FIM terá etapa em Ponta Grossa
Nova Yamaha Ténéré 700 chega à Europa
Jarinu recebe abertura do Paulista de Motocross
O novo e compacto motor monociclindro de 449 cilindradas refrigerado a líquido recebeu novo cabeçote com uma câmara de combustão redesenhada, novos dutos e novos comandos para acionar as quatro válvulas de titânio e um novo virabrequim casado com uma nova biela mais longa e um novo pistão forjado, elevando a taxa de compressão de 12.8:1 para 13.0:1. O novo motor produz mais potência em todo o arco de rotações com uma aceleração mais linear e gerenciável mais facilmente. O sistema de transmissão também sofreu alterações com novos seletores e novo tambor, proporcionando uma troca mais suave e precisa das cinco marchas.
Inovação no segmento é o motor de partida elétrico com uma leve bateria de Lítio. Outra inovação interessante na parte eletrônica é a adoção do Yamaha Power Tuner, um aplicativo para conectar a motocicleta ao smartphone, permitindo um acerto personalizado da ignição e da mistura de combustível para poder adaptar melhor a motocicleta conforme as preferências do piloto ou conforme a pista. Os parâmetros ficam registrados e podem ser alterados em um botão no guidão para selecionar dois mapas preferidos, mesmo rodando com a motocicleta. As novas Yamaha YZ 250F e YZ 450F disponibilizam também o controle de largada Launch Control para arrancadas mais eficientes e sem perda de tração. O tanque de combustível comporta 5,7 litros.
O novo chassis tem como principal característica de projeto a centralização de massas com a clara intenção de diminuir o peso e melhorar a manobrabilidade. A dupla trave superior foi redesenhada e agora são mais finas e em compensação as traves inferiores são mais grossas e reforçadas para suportarem o motor mais potente. Conforme a Yamaha essas alterações proporcionam melhor desempenho em curvas, melhor tração e consequentemente reações mais precisas conforme as solicitações do piloto. Ela está mais fácil, mais segura e prazerosa de tocar, portanto está mais fácil de alcançar seus limites.
O garfo dianteiro invertido da Kayaba é totalmente ajustável e ficou mais leve após uma meticulosa revisão. A suspensão traseira utiliza links para acoplar um monoamortecedor também multiajustável à balança de alumínio. A Yamaha YZ 450F pesa 111,13 kg totalmente abastecida.
A Yamaha YZ 250F já foi renovada em 2019 oferecendo potência e desempenho inovadores para a classe 250, portanto as alterações para 2020 ficam apenas por conta de novos grafismos. O peso da Yamaha YZ 250F é de 107 kg totalmente abastecida.
As novas Yamaha YZ 250F e YZ 450F chegam com a nova opção de cor cinza bem como a famosa versão azul do time Yamaha de competição. Os preços no exterior são US$ 8.199 para a YZ 250F e US$ 9.399 para a YZ 450F. Ainda não há previsão para chegada dos modelos ao Brasil.
Texto: Alexandre Nogueira
Fotos: Divulgação