Cinco anos se passaram desde o lançamento da TY-E, a motocicleta elétrica de trial em sua versão protótipo com a qual a Yamaha estreou na Copa do Mundo E-Trial, em 2018, sob o comando do piloto Kenichi Kuroyama, que terminou na segunda posição geral após vencer uma das duas corridas realizadas.
A marca dos 3 diapasões continuou desenvolvendo este modelo no Japão, sob a filosofia “Fun x EV” (diversão com veículos eléctricos). É por isso que participou na competição nacional All Japan Trial para verificar o seu desempenho em competição real, novamente sob o comando de Kuroyama (3º provisório na classe IAS) que, além disso, competiu com a eléctrica Yamaha no Motegi Grand Prix este ano, registando um 4º lugar no segundo dia dentro da categoria Trial2.
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Novo chassi mais leve
Kuroyama fez isso com o TY-E 2.2, que é a versão mais recente e que apresenta melhorias importantes em relação às anteriores. Dentre eles, destaca-se o chassi, que mantém uma estrutura monochoque feita em fibra de carbono, mas com design mais leve e rígido.
Isto foi conseguido graças a um novo processo de laminação das camadas de fibra e a novos tratamentos térmicos, gerando um chassis mais leve (no total a moto pesa mais de 70 quilos) mas com maior rigidez longitudinal, torcional e lateral, proporcionando um comportamento mais preciso e constante. A nova estrutura incorpora um ventilador interno para manter a temperatura da bateria estável.
E tem mais da Yamaha TY-E 2.2
O motor também foi renovado, oferecendo maior potência, graças a uma bobina de maior diâmetro. A nova unidade de controle agora é mais compacta, rápida e eficiente no gerenciamento de energia elétrica, e foi feito um trabalho na programação para obter uma maior sensação de torque a partir da faixa intermediária.
A TY-E 2.2 mantém outras características anteriores como a inclusão de uma alavanca de embreagem acionada hidraulicamente, mecanismo que a grande maioria das motocicletas elétricas atuais dispensa, mas que parece essencial em uma modalidade tão particular como o trial.
O que ainda não se sabe é se esta iniciativa da Yamaha é só um projeto de experimentação e desenvolvimento de novas soluções técnicas ou se em algum momento a TY-E será um modelo para venda ao público.
Vamos acompanhar a movimentação da grife japonesa nesse sentido e qualquer novidade, publicaremos aqui.