A Ténéré 700 Raid foi uma das principais atrações da Yamaha na última edição do Salão de Milão. A moto, mostrada no evento italiano como um protótipo, foi produzida sob a base da aventureira e incrementada com componentes de alta especificação da GYTR, e tinha entre suas premissas a de ser um modelo adequado para encarar qualquer tipo de desafio nos desertos africanos.
Porém, algumas patentes registradas pela Yamaha no exterior indicam que a Ténéré 700 Raid deve ganhar uma versão de produção nos próximos meses. Os desenhos mostram que o modelo será um tanto mais modesto que a moto conceitual mostrada no EICMA.
Leia mais:
Honda XRE 190 X Dafra NH 190: quem entrega melhores atributos?
Kit leva Yamaha Ténéré 700 de volta aos anos 1980
BMW reporta alta nas vendas e mira novos segmentos em 2022
Uma das principais mudanças está na autonomia da moto, pois a Ténéré 700 Raid terá dois tanques. Obviamente os dados sobre a capacidade de gasolina não foram revelados, mas pela proposta aventureira da moto, se faz necessário que ela possa armazenar uma boa quantidade de combustível.
Na frente, a Ténéré 700 Raid tem uma ponta mais larga ao redor do farol, com defletores nos dois lados e uma carenagem mais elevada. As patentes ainda mostram que ela terá um assento mais extenso e pedaleiras em metal serrilhado, enquanto seu para-lama dianteiro deve ser o da versão convencional Ténéré 700, ao contrário do modelo mais elevado que foi empregado no protótipo mostrado no EICMA.
Rodas freios e suspensões parecem ser os utilizados na Ténéré 700 comum, assim como o escapamento. No protótipo Raid esses itens haviam sido melhorados. Enquanto isso, a instrumentação aparenta ter sido renovada, com um display com uma tela elevada mais moderna do que o LCD simples empregado na versão comum da Ténéré 700. Aposta-se em um painel em TFT colorido, similar ao de outras motos mais modernas.
No momento não há informações sobre a chegada ao mercado da nova Yamaha Ténéré 700 Raid, mas o registro das patentes são um indício de que a marca realmente cogita essa possibilidade. Vamos aguardar os desdobramentos dessa história!