A Yamaha iniciou hoje as reservas para o exótico – e controverso – triciclo Niken, lançado oficialmente no Salão de Motos de Milão em novembro passado após sua apresentação durante o Tokyo Motor Show. E agora, com o início das vendas, ficamos sabendo seus preços na Europa e, na Itália, por exemplo, sairá por 14 990 euros, o que corresponde a cerca de R$ 65 mil. Para se ter ideia, o preço é 4 400 euros (R$ 19 mil) superior ao cobrado por lá pela Tracer 900, a crossover vendida aqui como MT-09 Tracer por R$ 46.990, com a qual ele partilha boa parte da mecânica e até um pouco do design. O Niken também foi confirmado para os Estados Unidos, mas ainda não há uma data confirmada para início das vendas.
Entre os itens eletrônicos, o modelo traz controle de tração, modos de pilotagem e câmbio assistido com quickshift. Além de um piloto automático, que pode ser ativada em quarta marcha e acima dos 50 km/h. De acordo com marca, a função deverá ser de grande ajuda para os pilotos para diminuir o esforço de manter uma mesma velocidade de cruzeiro em viagens mais longas, o que revela a orientação mais touring do Niken, algo favorecido também pelo tanque de 18 litros de capacidade.
O Niken é movido por um propulsor tricilíndrico de 847 cm³ DOHC de arrefecimento líquido derivado da MT-09, que é capaz de gerar 115 cv de potência máxima a 10 000 rpm. Já o torque máximo é de 8,9 kgf.m e está disponível nos 8 500 giros. Cada roda dianteira conta com um disco de freio de 298 mm de diâmetro, enquanto o traseiro é de 282 mm. Ambos contam com a atuação do sistema ABS.
Com porte robusto, o novo triciclo da Yamaha tem pouco mais de 2 metros de comprimento, 885 mm de largura e mais de 1 m de altura, enquanto o assento está a 820 mm do solo. Seu peso em ordem de marcha é de 263 kg. Ainda é cedo para saber se o Niken vai fazer sucesso no mercado. Principalmente agora que sabemos o preço. Entretanto a marca já pensa em uma versão menor dele para ficar um degrau acima do Tricity, scooter com a mesma tecnologia de duas rodas dianteiras inclináveis (LMW – Leaning Multi Wheel), que foi bem aceito no Velho Mundo e é figura comum nas ruas italianas.