Yamaha NMAX
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Yamaha renova NMAX para brigar com rival Honda PCX

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  • Publicado: 10/11/2022
  • Por: Ismael Baubeta

Poucos dias depois da Honda lançar seu novíssimo PCX, o scooter mais vendido na categoria de fato, a Yamaha lança seu evolucionado concorrente direto, o NMAX. A máquina chega com equipamentos que prometem acirrar a disputa pelos apaixonados por scooter. Conheça o NMAX Connected 160 ABS.

Antes de mais nada, é verdade que a Honda foi ao cerne de suas “fraquezas”, se é que se pode dizer assim, já que o PCX é um sucesso de vendas, mas pontos anteriormente criticados, inclusive por nós, como a potência do motor e a fragilidade da suspensão traseira, foram totalmente revistos e elevaram seu patamar de desempenho.

Yamaha NMAX
A NMAX na cor Matt Gray (cinza fosco) foi a que recebeu grafismo mais ousado. (Foto: Yamaha)

Dessa forma, para poder continuar a concorrer, a Yamaha também melhorou seu NMAX e trouxe a conexão com o App da marca para deixá-lo como diferencial.

As mudanças do NMAX para enfrentar o PCX

A marca dos diapasões fez muitas modificações no NMAX, porém menos profundas que as recebidas pelo PCX. De todos os modos, incluiu tecnologia que a Honda ainda não tem em seu scooter, apesar de tê-lo reformulado por completo.

O que mudou no Yamaha NMAX

Nesse sentido, a Yamaha deu ênfase à conexão Bluetooth da moto com interação através do aplicativo Yamaha Motorcycle Connect que permite:

  • Gerenciar indicadores de utilização e performance do NMAX,
  • Programar manutenções,
  • Comparar modo de pilotagem mais econômico entre os usuários,
  • Localizar último local de estacionamento,
  • Receber notificações de mensagens e chamadas, além de permitir o compartilhamento de rotas nas redes sociais.

Do mesmo modo, o aplicativo pode rodar tanto em Android como em IOS.

Yamaha NMAX
O painel do NMAX Connected ganhou indicadores de conexão Bluetooth, do nível de bateria do celular, de ligações e mensagens, além da luz do controle de tração.

Assim sendo, a conexão é uma novidade no segmento, mas as mudanças mais importantes para a pilotagem são outras.

Controles eletrônicos

A Yamaha também instalou o controle de tração no NMAX (que pode ser desligado), tal qual a Honda fez no PCX, mas o sistema de freio com ABS nas duas rodas do scooter da Yamaha ajuda a aumentar o nível de segurança, principalmente para os menos experientes, o que se destaca entre os scooter da categoria. O PCX, por exemplo, tem ABS somente na roda dianteira.

Outro componente que com toda a certeza promete melhorar seu desempenho dinâmico são os novos amortecedores traseiros com regulagem na pré-carga da mola, sem a necessidade de ferramenta para o ajuste. Acima de tudo, os próprios amortecedores têm um manípulo na mola para isso.

Yamaha NMAX
Os amortecedores têm regulagem na pré-carga da mola e não precisam de ferramentas para isso.

Os novos pneus que agora equipam as rodas de aro 13 polegadas do NMAX são os Pirelli Diablo Scooter com medidas 110/70 na dianteira e 130/70 atrás. Dessa forma, eles também devem ajudar também na dinâmica da motocicleta oferecendo mais aderência.

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Motor

O propulsor do NMAX não recebeu modificações, continua o mesmo monocilíndrico de 155 cm³, com refrigeração líquida capaz de render 15,4 cv a 8.000 rpm de potência máxima e 1,4 kgf.m a 6.500 rpm de torque.

Yamaha NMAX motor
O motor foi mantido sem alterações, uma das virtudes desse scooter.

Esse motor tem sistema de comando variável, o que lhe permite otimizar a abertura das válvulas de acordo com o giro do motor, permitindo melhor aproveitamento do torque e potência, com respostas mais imediatas em todas as faixas de giro.

Esse motor já chamava a atenção pelo bom desempenho e agora deve empolgar ainda mais na dinâmica com a adoção do controle de tração, dos novos amortecedores traseiros e dos pneus Pirelli Diablo Scooter.

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Outros componentes do Yamaha NMAX

Além dos sistemas descritos acima o NMAX manteve o sistema Stop Start (que desliga a moto alguns segundos depois de uma parada), tomada de 12 volts no porta-luvas dianteiro e sistema Smart Key, basta o sensor para dar partida e abrir os compartimentos sob o banco e tanque de combustível da moto.

O painel continua em LCD totalmente digital, só que agora com indicadores de conexão Bluetooth, controle de tração e indicadores de chamadas e mensagens.

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Em poucos dias traremos as primeiras impressões da nova NMAX para vocês, já que a Yamaha organizará um test ride aqui em São Paulo para os jornalistas especializados.

A Yamaha oferece quatro opções de cores, são elas: azul metálico (Navy Blue), vermelho (Solar Red), verde fosco (Matt Green) com preço público sugerido de R$ 19.690 + frete da região (R$20.345 + frete preço para o estado de São Paulo) e a cor especial cinza fosco (Matt Gray) com preço de R$ 19.990 + frete da região (R$ 20.655 + frete preço SP).

Uma coisa é certa, a briga entre PCX e NMAX agora esta mais acirrada do que nunca.

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