Poucos dias depois da Honda lançar seu novíssimo PCX, o scooter mais vendido na categoria de fato, a Yamaha lança seu evolucionado concorrente direto, o NMAX. A máquina chega com equipamentos que prometem acirrar a disputa pelos apaixonados por scooter. Conheça o NMAX Connected 160 ABS.
Antes de mais nada, é verdade que a Honda foi ao cerne de suas “fraquezas”, se é que se pode dizer assim, já que o PCX é um sucesso de vendas, mas pontos anteriormente criticados, inclusive por nós, como a potência do motor e a fragilidade da suspensão traseira, foram totalmente revistos e elevaram seu patamar de desempenho.
Dessa forma, para poder continuar a concorrer, a Yamaha também melhorou seu NMAX e trouxe a conexão com o App da marca para deixá-lo como diferencial.
As mudanças do NMAX para enfrentar o PCX
A marca dos diapasões fez muitas modificações no NMAX, porém menos profundas que as recebidas pelo PCX. De todos os modos, incluiu tecnologia que a Honda ainda não tem em seu scooter, apesar de tê-lo reformulado por completo.
O que mudou no Yamaha NMAX
Nesse sentido, a Yamaha deu ênfase à conexão Bluetooth da moto com interação através do aplicativo Yamaha Motorcycle Connect que permite:
- Gerenciar indicadores de utilização e performance do NMAX,
- Programar manutenções,
- Comparar modo de pilotagem mais econômico entre os usuários,
- Localizar último local de estacionamento,
- Receber notificações de mensagens e chamadas, além de permitir o compartilhamento de rotas nas redes sociais.
Do mesmo modo, o aplicativo pode rodar tanto em Android como em IOS.
Assim sendo, a conexão é uma novidade no segmento, mas as mudanças mais importantes para a pilotagem são outras.
Controles eletrônicos
A Yamaha também instalou o controle de tração no NMAX (que pode ser desligado), tal qual a Honda fez no PCX, mas o sistema de freio com ABS nas duas rodas do scooter da Yamaha ajuda a aumentar o nível de segurança, principalmente para os menos experientes, o que se destaca entre os scooter da categoria. O PCX, por exemplo, tem ABS somente na roda dianteira.
Outro componente que com toda a certeza promete melhorar seu desempenho dinâmico são os novos amortecedores traseiros com regulagem na pré-carga da mola, sem a necessidade de ferramenta para o ajuste. Acima de tudo, os próprios amortecedores têm um manípulo na mola para isso.
Os novos pneus que agora equipam as rodas de aro 13 polegadas do NMAX são os Pirelli Diablo Scooter com medidas 110/70 na dianteira e 130/70 atrás. Dessa forma, eles também devem ajudar também na dinâmica da motocicleta oferecendo mais aderência.
Motor
O propulsor do NMAX não recebeu modificações, continua o mesmo monocilíndrico de 155 cm³, com refrigeração líquida capaz de render 15,4 cv a 8.000 rpm de potência máxima e 1,4 kgf.m a 6.500 rpm de torque.
Esse motor tem sistema de comando variável, o que lhe permite otimizar a abertura das válvulas de acordo com o giro do motor, permitindo melhor aproveitamento do torque e potência, com respostas mais imediatas em todas as faixas de giro.
Esse motor já chamava a atenção pelo bom desempenho e agora deve empolgar ainda mais na dinâmica com a adoção do controle de tração, dos novos amortecedores traseiros e dos pneus Pirelli Diablo Scooter.
Outros componentes do Yamaha NMAX
Além dos sistemas descritos acima o NMAX manteve o sistema Stop Start (que desliga a moto alguns segundos depois de uma parada), tomada de 12 volts no porta-luvas dianteiro e sistema Smart Key, basta o sensor para dar partida e abrir os compartimentos sob o banco e tanque de combustível da moto.
O painel continua em LCD totalmente digital, só que agora com indicadores de conexão Bluetooth, controle de tração e indicadores de chamadas e mensagens.
Em poucos dias traremos as primeiras impressões da nova NMAX para vocês, já que a Yamaha organizará um test ride aqui em São Paulo para os jornalistas especializados.
A Yamaha oferece quatro opções de cores, são elas: azul metálico (Navy Blue), vermelho (Solar Red), verde fosco (Matt Green) com preço público sugerido de R$ 19.690 + frete da região (R$20.345 + frete preço para o estado de São Paulo) e a cor especial cinza fosco (Matt Gray) com preço de R$ 19.990 + frete da região (R$ 20.655 + frete preço SP).
Uma coisa é certa, a briga entre PCX e NMAX agora esta mais acirrada do que nunca.