Yamaha YZF-R1M
Notícias

Yamaha pode colocar transmissão da MotoGP na R1

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/06/2022
  • Por: Willian Teixeira

A Yamaha vem trabalhando para deixar a YZF-R1 ainda mais apimentada. A esportiva da marca dos diapasões deve ganhar nos próximos meses uma nova transmissão com uma configuração semelhante à utilizada nas YZR-M1 que disputam a MotoGP. 

O câmbio “Seamless”, ou sem cortes, está presente na classe rainha do Mundial de Motovelocidade desde 2011. Ela funciona com uma dupla embreagem ligada a atuadores eletrônicos que gerenciam o sistema, proporcionando uma transmissão contínua, permitindo uma troca de marchas mais rápida e suave, reduzindo a perda de potência ou a queda na rotação da moto, de modo que ela não perca aceleração.

LEIA MAIS:
G 310 RR: esportiva de entrada da BMW chega em julho
Honda avança no desenvolvimento da scrambler CL 500
Triumph conclui testes do protótipo elétrico TE-1

O sistema lembra o funcionamento do quickshifter, mas opera de modo mais sofisticado. O novo kit patenteado pela Yamaha será capaz de engatar as engrenagens de modo que a engrenagem anterior não seja desengatada, proporcionando uma troca fluida, sem solavancos ou cortes.

A proposta da Yamaha é bastante interessante, e as transmissões usadas nos protótipos da MotoGP já provaram que são bem resistentes, mas vale lembrar elas não tem um desenvolvimento barato, pois utilizam utilizam materiais nobres e possuem certa complexidade na produção.

Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter

Só nos resta acompanhar para ver se os planos da Yamaha vão sair do papel ou se vão se juntar com os da Ducati, que já apresentou um sistema semelhante alguns anos atrás, mas acabou optando por não colocá-lo nas ruas devido aos custos. Por mais que ele não seja lançado para as motos das ruas, seria bastante interessante ver o novo câmbio da Yamaha sendo utilizado nas motos que disputam o Mundial de Superbikes.

Yamaha YZF-R1M 2022 está com pré-reservas abertas

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado