Há algumas semanas noticiamos a possibilidade da Yamaha lançar uma esportiva com base na MT-07 para ocupar o lugar da YZF-R6, descontinuada em 2020. E a marca japonesa já está se movimentando para que isso se torne realidade.
Nesta semana, a Yamaha obteve a certificação da California Air Resources Board (CARB) – agência que regula emissões de poluentes e ruídos no estado da Califórnia – para poder colocar em produção a sua nova motocicleta carenada, que deve usar a base e o motor da MT-07.
Veja também:
Pandemia adia abertura do SuperBike Brasil 2021
Aprilia RSV4 2021 é uma MotoGP feita para as ruas
Kawasaki Z 650 e Ninja 650, renovadas e ainda mais empolgantes
De acordo com informações dos colegas do Motorcycle.com, a nova esportiva da Yamaha deve reviver o nome YZF-R7, usado em um modelo de 1999 homologado para competições como Mundial de Superbike e de Endurance, moto dotada de um motor de quatro cilindros em linha de 749 cm³ que entregava potência máxima de 106 cv a 11.000 rpm e 7,35 kgf.m de torque a 9.000 giros.
Porém, os números dessa nova versão serão mais modestos, visto que ela usará o motor CP2 que já é utilizado em modelos como a nova geração da MT-07, além de XSR700 e Tracer 7. Trata-se de um bicilíndrico de 689 cm³ homologado para as normas de emissão Euro5 que entrega potência máxima de 73,4 cv a 9.000 rpm e 6,8 kgf.m de torque máximo em 6.500 giros. Na naked, a usina é acompanhada por uma nova unidade de controle eletrônico e sistema de escape 2 em 1 totalmente renovado.
Os registros não fornecem informações sobre ciclística e eletrônica, mas espera-se que a moto siga tudo o que é oferecido na MT-07, recebendo apenas aprimoramentos técnicos nas suspensões, transmissão e aerodinâmica. Sabe-se que a nova esportiva será oferecida nas cores azul e preta, e seu lançamento deve acontecer em 2022. Ela chega com a missão de encarar concorrentes de peso, como Aprilia RS660, Honda CBR 650R e Kawasaki Ninja 650. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos!