Yamaha MT-09 2024 fica mais esportiva e agressiva
Notícias

Yamaha MT-09 fica mais esportiva e agressiva para linha 2024

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/11/2023
  • Por: Redação

Este ano a Yamaha MT-09 completa 10 primaveras e para comemorar, a fábrica de Iwata acaba de anunciar a renovação do modelo para 2024, dando origem a uma moto mais esportiva do que nunca. A hipernaked original de três cilindros que apareceu na época sob o slogan “o lado negro do Japão” foi modificado, especificamente o motor, para cumprir os regulamentos Euro5+.

A carroceria da Yamaha MT-09 2024 é baseada no conceito 3D Riding que permite ao piloto se movimentar com mais liberdade. Na verdade, os designers deste modelo inspiraram-se no motocross YZ, uma modalidade em que a facilidade de movimentos é essencial.

Além disso, a estética pretende ser funcional à motocicleta com eliminação de elementos desnecessários. A marca revisou todos os detalhes da naked para aumentar a sua agressividade e maximizar a sua condução ativa.

LEIA MAIS:

Novo design e motor da nova Yamaha MT-09

Um dos principais aspectos estéticos que mudou foi o farol, que agora é um conjunto totalmente em LED dentro de uma caixa redesenhada. A ótica também foi melhorada e se tornou um tipo de projetor bifuncional com módulo de lente de diâmetro compacto menor e mais fino, sem perder o feixe amplo e potente. Ele também possui duas luzes diurnas de LED transparentes que dão ao conjunto uma aparência mais compacta.

A empresa desenhou um novo tanque de combustível que mantém os mesmos 14 litros com o objetivo de facilitar uma posição de condução mais ativa e livre. Além disso, para fabricar o tanque foi utilizado um novo método de moldagem por pressão, de modo que o resultado fosse mais angular e com bordas definidas.

O motor CP3 de três cilindros é o destaque desta MT-09, que agora foi adaptada para cumprir a norma Euro5+ e ao mesmo tempo manteve o mesmo desempenho do motor: 890 cm³ que oferece uma potência de 119 cv a 10.000 rpm e torque máximo de 9,4 kgf.m a 7.000 rpm. Vale destacar que a versão vendida no Brasil é um pouco mais acanhada (são 115 cv e 8,9 kgf.m). O peso da moto passou de 189 para 193 kg.

Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | Youtube 
Twitter | GoogleNews

Ciclística e eletrônica

As suspensões são novas, sendo que o garfo invertido KYB de 41 mm é ajustável para pré-carga, compressão e recuperação, e foi configurado para ajustar ainda mais seu comportamento. A Yamaha MT-09 2024 vem de fábrica com os novos pneus Bridgestone Battlax Hypersport S23 de estilo esportivo.

Os pilotos desta moto podem personalizar sua experiência com as configurações do Yamaha Ride Control (YCR) que permite selecionar as características de potência do motor e o nível de intervenção eletrônica que melhor atendem às suas preferências e condições.

Aos três modos integrados, Sport, Street e Rain, foi adicionada a opção de dois modos personalizáveis ​​pré-configurados.

A unidade inercial IMU de seis eixos (instalada no modelo em 2021 e derivada do R1) pode enviar dados em tempo real para a ECU que controla o conjunto de auxílios eletrônicos ao piloto, incluindo o sistema de controle de tração sensível à inclinação, o controle de derrapagem e um sistema de controle de freio.

Este conjunto foi aperfeiçoado, pois foi adicionado um regulador de deslizamento traseiro que oferece estabilização quando a roda traseira trava devido à frenagem excessiva do motor para controlar o nível de torque produzido.

E aí, gostaram destes novos detalhes? Deixe sua mensagem aqui pra gente!

  • Yamaha MT-09 2024 fica mais esportiva e agressiva
Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado