Criada em 2006, a Lander 250 é uma das motos de maior sucesso da Yamaha no Brasil.
Ela foi concebida com a proposta de poder rodar tanto na terra quanto no asfalto, e ao longo de sua trajetória teve como principais concorrentes as renomadas Honda Tornado e XRE 300.
Inclusive a Lander enfrentou em sua jornada a concorrência interna da Yamaha XTZ 250 Ténéré, modelo cuja responsabilidade de substituir lhe recaiu em meados de 2018 – ano em que a Yamaha realizou uma grande reformulação na moto justamente para este fim. Aliás, esta foi a última modificação considerável que o modelo viveu, quando recebeu novas carenagens, visual reformulado e alguns recursos eletrônicos.
LEIA MAIS:
Dafra NH 300: uma boa opção trail
Conheça as cinco bigtrails e esportivas mais emplacadas do Brasil
BMW e Metzeler levam R 1300 GS ao topo de vulcão ativo no Chile
Ainda assim, a Yamaha Lander segue ocupando posição de destaque junto aos motociclistas brasileiros. Segundo levantamento realizado pela Webmotors, ela é a moto zero quilômetro mais pesquisada na plataforma de classificados online entre janeiro e novembro de 2023.
A vice-campeã nas buscas é a Yamaha FZ25, enquanto a Honda CG 160 fecha o pódio. Inclusive o top-10 de buscas é dominado por Yamaha e Honda, marcas que são vice-líder e líder em vendas no mercado brasileiro.
Veja abaixo a lista das 10 motos zero quilômetros mais pesquisadas em 2023 no Brasil
- Yamaha XTZ 250 Lander
- Yamaha FZ25
- Honda CB 300f Twister ABS
- Honda CG 160 Titan
- Honda CG 160 Fan
- Honda CB 500X
- Honda ADV
- Yamaha FZ15 Fazer ABS
- Honda CB 300f Twister CBS
- Yamaha XMAX ABS
Já entre as usadas, quem leva a melhor é a Honda CB600 F Hornet; Para ver mais detalhes sobre o levantamento é só clicar aqui.
Como é a Yamaha Lander?
Como falamos mais acima, a última reformulação que a Lander recebeu aconteceu para a linha 2019, quando ela assumiu o posto ocupado pela Ténéré 250. O modelo continua utilizando motor monocilíndrico de 249 cm³, refrigerado a ar e óleo, com injeção eletrônica de combustivel BlueFlex, que tem fama de resistente e econômico, capaz de entregar uma potência máxima de 20,7 cv em 8.000 rpm e torque de 2,1 kgf.m em 6.500 rpm, quando abastecido com gasolina.
As suspensões são de longo curso, com garfo dianteiro com tubos de 41 mm de diâmetro e 220 mm de curso, enquanto na traseira há sistema Monocross com link e amortecedor único a gás, ajustável na compressão da mola e com 204 mm de curso. Já as rodas são de 21 polegadas na frente e 18 na traseira, calçadas com pneus Metzeler Tourance. Seus freios são a disco tanto na frente quanto atrás, porém o ABS atua apenas na roda dianteira.
A Lander é a única moto que ainda aparece como linha 2023 no site da Yamaha, e seu preço sugerido parte de R$ 24.390, valor base não inclui despesas com frete e outros encargos. Ainda não sabemos se o modelo será atualizado para 2024, ou se continuará recebendo apenas mudanças estéticas. Vamos acompanhar!