A apresentação da Yamaha no Eicma 2018, o Salão de Milão, trouxe um sorriso para o rosto de todos os aventureiros em duas rodas. O motivo: a marca dos diapasões cruzados finalmente lançou a mais do que aguardada maxitrail Ténéré 700, que já havia aparecido como protótipo na edição do ano passado do mesmo evento.
Depois de um ano sendo desenvolvida nas condições mais severas de uso e pelas mãos competentes de lendas do off-road, como multicampeão do Rally Dakar, Stéphane Peterhansel, a moto derivada do conceito T7 foi revelada em sua versão final e chama a atenção pela ausência de itens eletrônicos, que contraria as tendências atuais. Ela traz freios ABS desligáveis para aproveitar a pilotagem no off-road, painel digital – que mais parece um totem utilizado pelos modelos de competição – e apenas isso. Assim como acontece na MT-07.
Veja também:
Yamaha Ténéré 700 é novamente flagrada na Itália
Yamaha traz nova geração da MT-07 ao Brasil
Yamaha revela YZF-R3 reestilizada na Europa
Da naked, ela também herda o motor CP2 de dois cilindros paralelos DOHC de 689 cm³ de arrefecimento líquido, capaz de gerar pouco mais de 73 cv a 9 000 rpm, enquanto o torque máximo de 6,9 kgf.m já está disponível nos 6 500 giros. O câmbio é de seis velocidades. Tudo montado sobre um chassi tipo berço duplo feito com tubos de aço. A Yamaha ainda não divulgou o peso da moto a seco ou em ordem de marcha, mas já sabemos que o tanque tem capacidade para 16 litros, o que, segundo a marca, confere uma autonomia de aproximadamente 350 quilômetros.
Já as suspensões são ajustáveis no garfo dianteiro invertido e na balança monoamortecida com link. Os cursos são de 210 e 200 mm, respectivamente e terminam em rodas raiadas aro 21’’ na dianteira e 18’’, na traseira. Ambas calçadas com pneus Pirelli Scorpion Rally STR. O assento fica a 880 mm do solo e os freios são compostos por três discos: dois de 282 mm de diâmetro na roda dianteira e um único de 245 mm na roda de trás.
Para a felicidade geral dos amantes do segmento, o visual também mudou pouco em relação ao conceito. A Ténéré 700 conservou o conjunto óptico dianteiro formado por quatro lâmpadas de LED e a bolha estilo Dakar, que compreende o para-brisa – para acomodar equipamentos de navegação – e as carenagens laterais que protegem o tanque e o radiador. As opções de cores já anunciadas são branco com vermelho, cinza com preto e o famoso preto com azul, que traz inclusive, as rodas pintadas no famoso tom da Yamaha.
A única notícia que não deve agradar aos fãs é que a maxitrail aventureira ainda deve demorar a chegar ao mercado. Mesmo na Europa, ela está prevista para desembarcar nas concessionárias somente na segunda metade de 2019. O Salão de Milão abre suas portas ao público entre os dias 6 e 11 de novembro na cidade italiana.