Apresentada no Salão Automóvel de Tóquio 2023, o Yamaha ELove é o primeiro scooter autônomo, modelo que segue os ensinamentos desenvolvidos pela marca nos últimos anos.
Primeiro foi o Motobot, um robô capaz de guiar uma moto e que surpreendeu o mundo ao pilotar uma Yamaha YZF-R1, em 2017, do mesmo modo que a Motoroid, uma motocicleta também autônoma que se tornou pública neste mesmo evento.
Neste caso, é um modelo pensado para libertar o condutor de boa parte das tarefas que acompanham a pilotagem de um veículo deste tipo, principalmente a necessidade de manter o equilíbrio.
Para isso, foi integrada a tecnologia AMSAS (Advanced Motorcycle Stability Assist System), que foi vista pela primeira vez em uma moto convencional no protótipo da Yamaha R25.
LEIA MAIS:
Um Yamaha estabilizado
Este “Sistema Avançado de Estabilização Assistida por Motocicleta” permite que o scooter permaneça em pé em velocidades lentas, antes que o efeito giroscópico das rodas tenha força suficiente para fazê-lo, permitindo não só que qualquer piloto permaneça seguro nestas condições, mas também abrindo a porta para utilização de máquinas de duas rodas por pessoas com mobilidade reduzida.
Na verdade, o modelo que foi criado como protótipo e será exibido ao lado de uma versão com estilo concebida em conjunto por um estudante do ensino médio de uma ilha remota de Okinawa, que viaja para o campus em uma scooter de 50 cm³, e um jogador profissional de tênis em cadeira de rodas.
Curioso, não? É a Yamaha dando seus passos rumo ao futuro.