Yamaha E-FV, a motocicleta elétrica que parece a gasolina
Notícias

Yamaha E-FV, a motocicleta elétrica que parece a gasolina

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 23/10/2023
  • Por: Redação

Por fora, a Yamaha F-EV parece uma mini bike convencional devido ao seu tamanho reduzido e rodas de 14 polegadas, mas ela vai mais longe por vários motivos, desde o seu sistema de propulsão até a integração de um software de som que consegue reproduzir o ruído de uma moto convencional.

Seu motor é o mesmo que equipa a elétrica da marca, a TY-E, um modelo que se distingue do habitual porque, embora não possua a tradicional mudança de marcha, incorpora uma embreagem convencional de óleo multidisco entre o propulsor e a transmissão secundária, algo muito útil na especialidade experimental.

LEIA MAIS:

Uma Yamaha com estrutura convencional

Sobre o quadro, a Yamaha F-EV é uma máquina com chassi multitubular feito de tubos de aço de seção redonda, com garfo na roda dianteira e amortecedor ancorado no braço oscilante diretamente na traseira, bem como um disco de freio em cada roda.

A equipe de jovens engenheiros que executou o projeto criou uma moto de lazer destinada à diversão em circuito, como acontece com qualquer mini bike tradicional. Integra uma pequena carenagem com para-brisa, guidão mais baixo e a típica posição esportiva. Do mesmo modo, foi feita uma tentativa de conseguir um bom equilíbrio de peso colocando a bateria na frente da motocicleta.

Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | Youtube 
Twitter | GoogleNews

O silêncio acabou

Uma das características dos veículos com propulsão elétrica é o seu funcionamento silencioso, no qual se ouve basicamente apenas o chiado dos elementos de transmissão e o produzido pelos pneus.

Porém, um dos prazeres de uma moto, e ainda mais em um circuito, é o som dos motores convencionais, algo que neste modelo foi substituído com a ajuda da seção sonora da Yamaha.

Para isso, a F-EV conta com uma tecnologia própria de controle de som ativo que permite ao piloto desfrutar do som típico dos veículos a gasolina. Nesse sentido, foi instalada uma unidade de controle eletrônico, um amplificador localizado na parte inferior da motocicleta e um alto-falante que ocupa o local habitual do tanque de gasolina, para que o som envolva diretamente o condutor.

E aí, curtiram? Deixe seu comentário aqui pra gente!

  • Yamaha E-FV, a motocicleta elétrica que parece a gasolina
Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado