A Yamaha revelou na Tailândia uma nova city, a MT-15, segundo informações do site TMCBlog. O mais interessante nessa moto, entretanto, é o visual. Com conjunto óptico e linhas claramente inspiradas pela atual geração da MT-09 – no mercado internacional, pois a nossa ainda é a antiga –, a pequena naked segue a mesma receita das esportivas da marca: balizar o design pelos modelos maiores da família.
O motor também é o mesmo adotado pela R15, recém-apresentada na Ásia. Estamos falando de um monocilíndrico de arrefecimento líquido SOHC de 155 cm³, equipado com comando de válvulas variável e capaz de entregar por volta de 19 cv de potência máxima e até 1,6 kgf.m de torque. O ABS é de série.
Veja também:
Yamaha R3 vai receber novo design em 2019
Yamaha revela YZF-R3 reestilizada na Europa
Yamaha traz nova geração da MT-07 ao Brasil
No mercado asiático, a nova MT-15 deverá substituir a M-Slaz, que surgiu por lá em 2015 e tem a mesma proposta de conferir um pouco mais de esportividade ao segmento city. Mas, para nós aqui no Ocidente, esse lançamento tem outra importância: é uma amostra grátis de como deverá ser a nova geração da MT-03.
O raciocínio é o mesmo que utilizamos para a pequena esportiva R3: primeiro, a Yamaha apresentou a R15 para o mercado asiático, depois registros de patentes vazados nos EUA confirmaram as alterações na R3 até que, há poucas semanas, o modelo surgiu totalmente reformulado na Europa e não deve demorar para chegar aqui.
Anunciada no Salão Duas Rodas de 2015, a MT-03 chegou ao Brasil nas versões Standard e com ABS em maio do ano seguinte. Disponível atualmente na versão com freios antitravamento pelo preço sugerido (sem frete) de R$ 21 690, a moto partilha com a YZF-R3 o motor de dois cilindros paralelos DOHC de arrefecimento líquido de 321 cm³. Os números máximos declarados de potência e torque também são os mesmos: 42 cv a 10 750 e 3,0 kgf.m a 9 000 giros.
No mercado, a pequena naked da Yamaha também vai bem. Desde o início de 2018, ela emplacou 5248 unidades de acordo com a Fenabrave, a Federação que contabiliza a distribuição automotiva no País.
Fotos: TMCBlog e Yamaha