A BMW Motorrad apresentou a moto conceito elétrica Vision DC Roadster, uma naked com proposta “extremamente emocional” e design que remete ao motor boxer de dois cilindros, elemento fundamental da identidade da marca há mais de 90 anos.
Em uma motocicleta, um dos principais pontos de destaque é a posição do motor. No conceito da BMW Motorrad, uma bateria é colocada verticalmente na posição dele. Nas laterais, as entradas de ar com ventiladores integrados e trazem o mesmo desenho que o usado no motor boxer. Elas são dobráveis, com abertura variável para indicar se a motocicleta está pronta para rodar ou não. Caso aconteça essa abertura, a moto está pronta para funcionar.
Veja também:
BMW investe em fábrica de motos no Brasil
Kymco fará scooter elétrico com baterias intercambiáveis
Novas BMW R 1250 GS e R 1250 GS Adventure chegam ao Brasil
Para o chefe de design da BMW, Edgar Heinrich, o desafio ao criar esse conceito foi imaginar um motor elétrico no lugar do boxer sem perder a identidade. “Conseguimos fazer isso e apresentar uma nova experiência de desempenho e pilotagem”.
Sob a bateria há um motor mais compacto e conectado diretamente a uma transmissão tipo cardan, característica presente nos modelos da BMW, enquanto no eixo dianteiro, uma marca de suspensão Duolever da casa.
Visualmente falando, o conceito Vision DC Roadster é extremamente agressivo e radical, orientada para o eixo dianteiro como qualquer outra esportiva atual. Como não há tanque de combustível, em seu lugar há uma estrutura tubular que segue as linhas do chassi e atua como um depósito, além do assento e da cauda.
O conceito chega em meio à mudanças no mercado de veículos, já que diversos países planejam vetar a comercialização de modelos com motor à combustão após 2030. E a Alemanha, país-sede da marca, é um dos que mais incentiva a produção de elétricos.
Motocicletas elétricas estão cada vez mais próximas de tornarem-se realidade. A MotoGP começará com as disputas da MotoE no início de julho, enquanto a Harley-Davidson deve iniciar as vendas da LiveWire em agosto. Outras marcas precisam apresentar suas “apostas” para o segmento. Agora nos resta aguardar: quando e em qual configuração chegará a Vision DC Roadster? Vamos aguardar.