A BSA já foi uma marca inglesa de motocicletas muito famosa pelo seu motor poderoso de cilindro único. Como curiosidade, vale destacar que em meados de 1973 o fabricante foi comprado pela Triumph, e em 1978 uma nova empresa chamada a BSA Company adquiriu os direitos de usar a nomenclatura. E agora, a BSA Gold Star 650 2022 chega para aguçar os sentidos dos apaixonados por motocicletas com estilo retrô.
Mais um pouco de história: após a segunda guerra, a BSA (Birmingham Small Arms Company) foi o maior fabricante de motocicletas do mundo. A marca britânica tornou-se mundialmente conhecida com seu cilindro único Gold Star, construído durante as décadas de 1950 e 1960, antes de entrar em declínio no início dos anos 1970.
Conforme citamos acima, os direitos da marca britânica BSA foram adquiridos por algumas empresas, e em 2016, o grupo indiano Mahindra, através da sua subsidiária Yezdi, investiu na compra visando uma boa rentabilidade no mercado de motos.
BSA Gold Star: motor monocilíndrico que faz a diferença
Como mencionamos, a BSA ganhou a admiração dos motociclistas devido ao seu único cilindro. E é exatamente esse o tipo de motor que movimenta a nova Gold Star 2022. O novo modelo, na verdade, é movido por um motor monocilíndrico de 650 cm³, com duplo eixo de comando, 4 válvulas e refrigeração líquida.
A caixa de câmbio é de 5 marchas. O motor é capaz de entregar uma potência máxima de 45 cv a 6.000 rpm, com um torque máximo de 5,60 kgf.m a 4.000 rpm. Graças a esses números, a BSA Gold Star 650 se encaixa entre muito bem as motocicletas clássicas de média cilindrada e seu desempenho não está longe de seu principal concorrente: a Royal Enfield Continental GT 650, que gera 47,6 cv a 7.100 rpm, e 5,30 kgf.m a 4.000 rpm.
E você, o que achou dessa novidade? Será que ela é realmente capaz de fazer frente à Royal Enfield no quesito “preferência dos motociclistas”? Pelo menos em termos de desempenho, a marca de Birmingham promete uma competição acirrada.