A vida útil da bateria de uma moto pode variar de acordo com a fabricação do produto, geralmente oscilando entre um e três anos. Um fator importante que pode determinar esse prazo é a utilização. Se for feita da maneira correta, fará toda a diferença. Caso contrário, ela poderá sofrer com sobrecargas, o que certamente afetará sua duração.
Novas tecnologias estão surgindo dia após dia. Diversos equipamentos eletrônicos são instalados em motocicletas, como GPS, integração com celulares e conectividade com câmeras, só para citar alguns. E a demanda por energia nas motos pode aumentar consideravelmente, e criando uma sobrecarga na bateria se esses produtos não forem instalados da maneira correta.
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O coordenador de Assistência técnica da Heliar, Adelmo Leite, Leite destaca que toda a demanda de energia das motocicletas recaem sobre sua bateria. “Cabe ao proprietário seguir cuidados específicos, como realizar manutenções técnicas periodicamente. Isso pode fazer com que sua bateria funcione corretamente por mais tempo”, destaca o especialista.
E para ajudar os motociclistas a utilizarem melhor suas baterias, o especialista da Heliar listou os principais cuidados que eles precisam tomar para evitar problemas no dia a dia. Confira:
Errado: instalar equipamentos eletrônicos que não são originais de fábrica, como alarmes, rastreadores, faróis mais potentes e caixas de som, sem fazer a adequação do sistema elétrico.
Certo: consultar um técnico eletricista que irá ajustar as novas demandas de energia, fazendo com que a vida útil da bateria não seja afetada.
Errado: virar a chave de ignição da moto enquanto o veículo estiver parado, sem dar a partida. Isso faz o farol se acender e poderá esgotar a capacidade da bateria.
Certo: somente virar a chave de ignição quando for realmente dar a partida para utilizar a moto. A energia utilizada para a partida já ajuda a bateria a iniciar o processo de recarregamento.
Errado: deixar a moto parada por mais de cinco dias, por exemplo. Se ficar em desuso, poderá haver um descarregamento de energia e isso influencia na queda da vida útil da bateria.
Certo: andar com a moto por, pelo menos, cinco quilômetros por dia. Isso ajuda no carregamento da energia da bateria, mantendo a sua vida útil.
Errado: pilotar com o pé apoiado no pedal de freio. Isso faz com que a luz de freio acenda com frequência, demandando cargas de energia da bateria.
Certo: pilotar com os pés no local de apoio apropriado, para evitar o uso da energia da bateria sem real necessidade.