De acordo com um estudo que explora e analisa o valor das marcas, a Vespa é de fundamental importância para o Grupo Piaggio, com um valor de 906 milhões de euros em 2021, cerca de R$ 5,5 bilhões em conversão direta para nossa moeda. A pesquisa, realizada pela Interbrand, indica a Vespa como “uma marca única e reconhecida mundialmente, graças à combinação entre design, estilo de vida e tradição italiana”.
Ao determinar o valor econômico da marca, foram utilizadas técnicas de avaliação financeira comprovadas, incorporando um conjunto completo de insights, dados de mercado e estudos quantitativos realizados nos 10 centros de referência da Vespa.
Vespa: competitividade ao extremo
Entre os principais fatores que contribuem para a força competitiva da Vespa (Brand Strength Score), a distinção e a afinidade desempenham um papel primordial. A primeira destaca o grau de diferenciação dentro do setor de referência, graças à singularidade e reconhecimento do design de seus veículos.
O segundo destaca os fortes sentimentos positivos dos clientes em relação à marca. No geral, a Vespa atua em um nicho que vai muito além do conceito de mobilidade, satisfazendo desejos como a expressão do próprio estilo e lazer. O ano de 2021 foi muito significativo para a Vespa, que celebrou seu 75º aniversário com o lançamento da 75th Special Series e atingiu a marca de 19 milhões de unidades produzidas e vendidas desde 1946 até os dias de hoje, resultado alcançado nos últimos 12 meses.
A marca também obteve sucesso ao expandir seu ecossistema ao lançar a nova Vespa 946 Christian Dior, iniciando uma colaboração com Justin Bieber e alcançando ressonância global com o filme da Disney Pixar “Luca”, no qual o scooter italiano é parte integrante do enredo e da narrativa do filme.
“A Vespa é muito mais do que uma marca de mobilidade, ela simboliza arte, design, tecnologia e diversão”, diz Michele Colaninno , CEO de estratégia, produto e inovação do Grupo Piaggio.