olho-no-carro-moto-usada
Notícias

Vai comprar uma moto usada? Dicas para não cair em golpes

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 27/09/2024
  • Por: Trinity Ronzella

Veja essas dicas se vai comprar uma moto usada, pois pode ser golpe!

Moto usada requer mais cuidados! – Foto: Reprodução/Divulgação

Mercado de usadas

As motocicletas usadas mantém um mercado forte, pois responde por 64% de 3,5 milhões de motocicletas (novas e usadas) comercializadas em 2024 até agosto!

Foram 2.290.941 motocicletas usadas, comercializadas entre janeiro e agosto, 8,9% a mais que o mesmo período de 2023.

Esses números foram fornecidos pela Fenauto, a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores.

Pois então, o que fazer se vai comprar uma moto usada?

Com tantas opções de onde encontrar a moto desejada, seja em loja física especializada ou concessionária autorizada, ainda existe a internet!

Os anúncios online, principalmente as mídias sociais, são responsáveis muitas vezes por ofertas “imperdíveis”, contudo, pode ser um problema se vai comprar uma moto usada.

Um dica seria a plataforma Olho no Carro, pois é a maior plataforma de consulta veicular para pessoas físicas do país, pois pode ser usada para carro e moto.

Eu fiz um teste rápido aqui e consultei a placa da moto que está comigo. Pois em segundos as informações sobre o ano/modelo, placa e  quatro números/letras do chassi, vieram a tela.

Aparece a marca e modelo da moto, além dessas informações acima, na versão gratuita.
Foto: Divulgação

As informações básicas vem gratuitamente, contudo, se quiser pesquisar mais a fundo, existe uma mensalidade a ser paga.

Já é um início para fugir de fraudes e golpes, contudo, a Olho no Carro elencou algumas dicas para ajudar você a não entrar numa fria ao comprar uma moto usada.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO ABAIXO:

Cinco dicas para fazer um bom negócio na compra de motos seminovas
Como escolher uma boa moto usada?

Motos mais pesquisadas

As três motos usadas mais pesquisadas no Olho no Carro nesses oito meses de 2024, são da marca Honda e abaixo de 500 cm³.

São elas: Honda CG 125 (2008) e Honda CG 150 (2008), pois são muito procuradas por motociclistas que trabalham com aplicativos, contudo, em seguida aparece a Honda CB 300 R (2012).

Se vai comprar uma moto usada, veja essas dicas para não cair em golpe

  • Preço muito abaixo da média: Se informe antes de começar a procurar sobre os preços que pode encontrar, pois “dependendo do milagre, o santo desconfia.”
  • Não compre sem ver pessoalmente: Em suma, as fotos normalmente não mostram a realidade, seja por qualidade ou de propósito, portanto, agende uma visita em local seguro e vá ver o veículo.
  • Sem andar no veículo não feche negócio: A moto usada passou no teste visual, pois é hora de experimentar a moto. Já deixe isso acertado previamente para não ter surpresas. O golpista aposta na sua ansiedade para fechar o negócio. Achou algo estranho, procure um mecânico ou agende outra visita para alguém te ajudar a avaliar.
  • Pesquise sobre o vendedor: Com a facilidade para falsificar documentos e fotos, não hesite em se garantir buscando informações dos vendedores. As mídias sociais podem ajudar, pois muita gente coloca sua tudo o que fazem nelas. Procure amigos em comum ou próximos, históricos, enfim, faça tudo antes de fechar negócio!
  • Nada de sinais e adiantamentos: Qual a garantia que o sinal irá garantir a sua moto encontrada na internet? Existem inúmeros golpes, pois se certifique antes de fazer qualquer pagamento e veja qual sua garantia ao comprar uma moto usada.
  • Consulte a placa da moto: Esse talvez seja o primeiro a se fazer, contudo,  de uma maneira confiável. Peça os dados da moto para consulta, pois com o número da placa e Renavan, é possível consultar no site do Detran e saber sobre queixa de roubo/furto e também, se existe débitos ou restrições.
Vai comprar uma moto usada? Não deixe de consultar sobre ela. Foto: Divulgação

Deixe seu comentário nas redes da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | GoogleNews | LinkedIn

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado