A Ural é mais uma fabricante que resolveu se aventurar pelo mundo das motos elétricas. Feito em parceria com a norte-americana Zero Motorcycles, o protótipo da marca utiliza o chassi do modelo cT e segue com a principais características que consagraram os modelos da fabricante russa, incluindo o famoso sidecar.
O propulsor é o Z-Force e foi escolhido pelos russos por utilizar estrutura modular, não precisar de refrigeração líquida. O motor de magneto permanente gera até 60 cv de potência máxima a 5 300 rpm, enquanto o torque máximo de 11,2 kgf.m já está disponível assim que o motociclista gira o punho. A marca russa testou a moto a moto até 140 km/h, mas recomenda que os pilotos não passem de 105 km/h. Pelo menos nessa fase inicial do projeto.
Veja também:
Ural Air é moto russa retrô que vem com drone junto
Curtiss Motorcycles anuncia moto V8 elétrica
Eric Granado vai competir na MotoE World Cup
A Ural tomou o máximo de cuidado possível para que sua moto elétrica não fosse muito diferente dos modelos convencionais à combustão. Por isso, até o cabo de energia é colocado em um falso bocal no que seria o tanque de combustível. A autonomia é de 165 quilômetros e o peso a seco da moto é de 373 kg. Segundo a marca, a moto demora 13 horas para carregar completamente, o que ainda é muito se compararmos com modelos mais atuais. O painel digital completa o conjunto.
Por enquanto, o projeto ainda está em sua fase inicial e alguns veículos da Europa e Estados Unidos estão sendo convidados a andar na moto e dividir suas impressões. Segundo a fabricante, a Ural Elétrica, que ainda não teve nem mesmo um nome próprio anunciado, ainda tem deverá passar por um longo processo de pesquisa e desenvolvimento, que não deve ser menor do que 24 meses. Daí, o design irá para sua fase final de aprovação, com vendas ao público na sequência. Será que vai pegar?